Advertisement
applepowder

Respostas do exercício de trocar linguagem

Aug 30th, 2016
385
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 4.86 KB | None | 0 0
  1. + Respostas do exercício de trocar linguagem +
  2.  
  3. # Fácil:
  4.  
  5. [o/ele/o] O Marcel é um pintor. Ele vende os trabalhos dele lá no Centro.
  6. [x/elx/x] X Marcel é umx pintorx. Elx vende os trabalhos delx lá no Centro.
  7.  
  8. [a/ela/a] A Kara é agênero, e continua sendo mesmo que ela goste de usar vestidos.
  9. [e/ele/e] E Kara é agênero, e continua sendo mesmo que ele goste de usar vestidos.
  10. OBS: Se a pessoa flexiona a palavra gênero, e diria "a Kara é agênera" na primeira frase, a conversão para a outra linguagem faria com que o resultado fosse "e Kara é agênere", mas não é o caso deste exercício.
  11.  
  12. [x/elx/x] X Araci é só estudante ainda, mas elx vai ser umx ótimx doutorx!
  13. [-/êlu/u] Araci é só estudante ainda, mas êlu vai ser umu ótimu doutoru!
  14.  
  15. # Intermediário:
  16.  
  17. [o/ele/o] O Luca é meu melhor amigo. Ele é bigênero e arromântico.
  18. [ed/eld/e] Ed Luca é minhe melhor amigue. Eld é bigênero e arromântique.
  19. OBS 1: Também não está errado utilizar "melhor amige", "eld é bigênere", e/ou "arromântice" neste contexto.
  20. OBS 2: Note que não existe forma óbvia para uma alternativa neutra de meu/minha. Podem ser utilizadas as palavras minhe, mie, me, mi, mey, etc.
  21.  
  22. [a/ela/a] A minha amiga sabe de muita coisa sobre isso. Ela já chegou a fazer uma tese.
  23. [a/ele/u] A minhu amigu sabe de muita coisa sobre isso. Ele já chegou a fazer uma tese.
  24.  
  25. [a/ela/a] A Pam é gênero-fluido. Por isso que ela quer que se refiram a ela com um set de linguagem diferente de tempos em tempos. A linguagem dela já foi de vários jeitos diferentes.
  26. [(rot)/(rot)/(rot)] A Pam é gênero-fluido. Por isso que éll quer que se refiram a ile com um set de linguagem diferente de tempos em tempos. A linguagem dele já foi de vários jeitos diferentes.
  27. [(rot)/(rot)/(rot)] Pam é gênero-fluido. Por isso que êlu quer que se refiram a ele com um set de linguagem diferente de tempos em tempos. A linguagem dela já foi de vários jeitos diferentes.
  28. [(rot)/(rot)/(rot)] X Pam é gênero-fluido. Por isso que ele quer que se refiram a ela com um set de linguagem diferente de tempos em tempos. A linguagem dély já foi de vários jeitos diferentes.
  29. OBS: Existem vários jeitos de utilizar linguagem rotativa. Algumas pessoas podem preferir que só fiquem entre sets mais reconhecíveis, como os associados a gêneros binários, ou estes acompanhados de finais de palavra e e x e do pronome elx, enquanto outras vão querer apenas sets não associados a gêneros binários, não importa quais sejam. Aqui foram utilizadas algumas alternativas, todas tanto com palavras mais incomuns (dély, éll, ile) quanto com palavras associadas a ambos gêneros binários (a, ele, dela), mas várias outras alternativas podem estar corretas.
  30.  
  31. # Difícil:
  32.  
  33. OBS: Parte da dificuldade aqui é justamente não ter nenhuma linguagem pronta para substituir. Foram oferecidas opções de linguagem não associada a gêneros binários anteriormente justamente para ajudar a escolher algo para utilizar aqui, e em frases neutras posteriores.
  34.  
  35. Aqui, em cada uma das respostas, serão demonstrados dois tipos de linguagem neutra diferentes.
  36.  
  37. O andrógine que esteve aqui hoje foi muito informativo. O nome dele é Lumi. Ele preparou sua apresentação por meses.
  38. [y/ély/y] Y andrógine que esteve aqui hoje foi muito informativy. O nome dély é Lumi. Ély preparou sua apresentação por meses.
  39. [e/ile/e] E andrógine que esteve aqui hoje foi muito informative. O nome dile é Lumi. Ile preparou sua apresentação por meses.
  40.  
  41. Os estudantes lutaram muito pelo que temos hoje na universidade. Principalmente os ativistas pelos direitos das minorias. Nós precisamos ficar unidos para manter nossas conquistas. Qualquer aluno ou aluna merece desfrutar do que temos hoje.
  42. [x/elx/x] Xs estudantes lutaram muito pelo que temos hoje na universidade. Principalmente xs ativistas pelos direitos das minorias. Nós precisamos ficar unidxs para manter nossas conquistas. Qualquer alunx merece desfrutar do que temos hoje.
  43. [-/-/-] O corpo estudantil lutou muito pelo que temos hoje na universidade. Principalmente quem lutou pelos direitos das minorias. Nós precisamos de união para manter nossas conquistas. Qualquer estudante merece desfrutar do que temos hoje.
  44.  
  45. Alguém pegou meu celular. Esse cara precisa ser detido, tenho muita informação confidencial da organização lá dentro. O malandro nem tem ideia do que tem nas mãos.
  46. [-/el'*/'] Alguém pegou meu celular. Essa pessoa precisa ser detida, tenho muita informação confidencial da organização lá dentro. Malandr' nem tem ideia do que tem nas mãos.
  47. [ed/êlu*/e] Alguém pegou meu celular. Quem pegou precisa ser detide, tenho muita informação confidencial da organização lá dentro. Ed malandre nem tem ideia do que tem nas mãos.
  48. * Pronomes não chegaram a ser utilizados nestas frases, então podem ser substituídos por qualquer outro pronome sem haver qualquer alteração.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement