jesobreira

Untitled

Aug 6th, 2013
108
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 3.42 KB | None | 0 0
  1. [vídeo de universo escuro]
  2. Quem foi a Medusa, e o que está por trás de seu mito?
  3. [pausa com fundo musical suspense]
  4. A história começa milhões de anos atrás, no Partenon, o templo da deusa grega Atena.
  5. [...]
  6. Conta-se que Medusa era uma sacerdotisa de Atena. Para isso, ela deveria ser sempre uma mulher pura. No entanto, ela foi agraciada com uma beleza incomparável.
  7. [...]
  8. Sua notável beleza fez com que todos os homens e deuses a desejassem.
  9. [...]
  10. Poseidon, sendo um deus ambicioso, era o que mais a desejava. Tanto que, certo dia, enquanto Medusa se dirigia ao templo, a fim de orar à deusa Atena, ele a deflorou, dentro do templo.
  11. [...]
  12. Com isso, Atena se enfurece e, culpando apenas à sua sacerdotiza, a castiga, transformando-a numa gorgona, um feroz monstro de aparência feminina.
  13. [...]
  14. Adicionalmente ao seu castigo, ela também não poderia ser olhada diretamente por nenhum homem. O homem que descumprisse essa regra seria, imediatamente, transformado em pedra. Por isso, Medusa foi banida para uma ilha remota. Assim, nenhum outro homem seria vítima de seu olhar mortal.
  15. [...]
  16. Após isso, a cabeça de Medusa poderia tornar ao seu dono o homem mais forte do mundo. Por essa razão, muitos homens partem em direção à essa ilha, com a intenção de matar a Medusa e obter sua cabeça. No entanto, todos são transformados em pedra, antes de conseguir qualquer sucesso.
  17.  
  18. PARTE II
  19.  
  20. Apesar de todos os que tentaram, estarem buscando a própria glória, um desses caçadores queria mais do que isso. Seu nome era Perseu.
  21. [...]
  22. O rei Acrísio, tendo apenas uma filha, não tinha nenhum herdeiro. Consultando uma profetiza, ele descobriu que se sua filha tivesse um neto, este o mataria. Por precaução, ele tranca sua filha em uma torre. Mesmo assim, ela engravida, mas não de homens, e sim, de Zeus.
  23. [...]
  24. Querendo que a própria natureza os matasse, Acrísio coloca seu neto, Perseu, e sua filha em um barco, e os lança em alto-mar. No entanto, Zeus os protegeu até que chegassem à ilha de Serifos.
  25. [...]
  26. Perseu então cresce forte e sempre protetor da mãe, mas o rei de Serifos pretendia casar-se com ela. Mas ele nunca admitiria isso.
  27. [...]
  28. Mas o rei, sabendo que Perseu e sua mãe eram pobres, exigiu dos homens de sua ilha um presente de grande valor. Aqueles que não presenteassem o rei seriam expulsos da cidade. Mesmo assim, Perseu prometeu dar ao rei um presente que nenhum outro homem daria: a cabeça de Medusa.
  29. [...]
  30. Como tal oferta era exigida apenas dos homens, a mãe de Perseu ficaria sozinha com o rei, enquanto Perseu estivesse em busca da Medusa. Por isso, Zeus dá a Perseu um par de sandalhas que o tornaria capaz de voar.
  31. [...]
  32. Às margens do rio estige, tal qual seu pai havia dito, Perseu encontra as armas necessárias para enfrentar a Medusa e parte em busca dela. E, após utilizar seu escudo como um espelho para não olhar diretamente em seus olhos, Perseu a atinge com um único golpe, e a decapta, tendo, então, a arma mais poderosa da Terra.
  33. [...]
  34. De volta à ilha, sua mãe já estava se casando com o rei, e até mesmo seu avô participava da cerimônia. Perseu, enfurecido, interrompe o casamento, exibindo ao rei e ao seu avô a cabeça da Medusa, petrificando a ambos.
  35. [...]
  36. Finalmente, Perseu entrega a cabeça de Medusa para Atena, servindo como símbolo de intimidação em escudos, placas e armaduras não só de histórias da mitologia, como também de personagens como Alexandre o Grande.
Add Comment
Please, Sign In to add comment