PatrZDZ

Fiktiv Brasil - Grupo RBS - Radio

Oct 1st, 2020 (edited)
241
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 34.14 KB | None | 0 0
  1. Rádio Gaúcha é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no dial AM 600 kHz e FM 93.7 MHz, além de ondas curtas de 6020 kHz e 11915 kHz, tendo alcance a nível nacional. Pertencente ao Grupo RBS, é a cabeça de rede da Rede Gaúcha SAT, que detém mais de 160 emissoras de rádio espalhadas pelo país, além de três emissoras próprias no interior do Rio Grande do Sul, para as transmissões de diversos programas e jornadas esportivas que envolvem a Dupla Grenal. Seus estúdios ficam na sede do jornal Zero Hora na Azenha, juntamente com as demais emissoras de rádio do Grupo RBS. Seus transmissores para AM estão no bairro Ipê, em Guaíba, e os para FM no Morro da Polícia.
  2.  
  3. A Rádio Gaúcha é considerada uma das maiores emissoras de rádio do Brasil, pelo sua tradição, isenção e credibilidade no cenário do país.
  4.  
  5. A Rádio Gaúcha foi fundada em 8 de fevereiro de 1927 com a razão social Rádio Sociedade Gaúcha, na frequência de 1170 kHz. Seus estúdios se situavam no Grande Hotel, no Centro de Porto Alegre. Na década de 1940, seus estúdios foram transferidos para o Edíficio União, também no Centro. Em 3 de julho de 1957, foi adquirida por Maurício Sirotsky Sobrinho e Frederico Arnaldo Ballvé, sendo o embrião do atual Grupo RBS. Em 1970, estreou na Gaúcha o programa de debates esportivos Sala de Redação, que se mantém no ar até hoje e é uma das mais notórias atrações da emissora.
  6.  
  7. Na década de 1980, o Grupo RBS compra a Rádio Farroupilha, que passa para a frequência 680 kHz, antes utilizada pela Rádio Gaúcha, que passa a ocupar a frequência antes utilizada pela Farroupilha, 600 kHz, canal livre internacional nas regiões Sul e Sudeste e em parte do Mercosul. Com a crise na Companhia Jornalística Caldas Júnior em 1984, a Rádio Gaúcha contrata vários profissionais da sua principal concorrente, a Rádio Guaíba, e passa a liderar a audiência no dial gaúcho.
  8.  
  9. Nesta época, a rádio era dirigida pelo jornalista Flávio Alcaraz Gomes, e ficou notório o slogan A fonte da informação, utilizado até hoje. Em 1986, a emissora inaugurou sua nova torre de transmissão no município de Guaíba, com 230 metros de altura, sendo a estrutura mais alta do país até 2012. Em 1994, inaugurou suas transmissões via satélite, formando a Rede Gaúcha SAT.
  10.  
  11. Em 28 de maio de 2008, após um período de transição, a Rádio Gaúcha passou a transmitir também no dial FM, na frequência 93.7 MHz, substituindo sua co-irmã Metrô FM. A partir da década de 2010, a emissora começa a formar uma rede estadual com emissoras próprias, de modo a substituir algumas emissoras das redes Itapema e Atlântida. A primeira a ser lançada foi a Rádio Gaúcha Santa Maria, em 2 de julho de 2012, seguida da Rádio Gaúcha Serra em 3 de setembro do mesmo ano e da Rádio Gaúcha Zona Sul em 1º de junho de 2014.
  12.  
  13. Em 21 de setembro de 2017, o Grupo RBS lançou o portal de notícias GaúchaZH, de modo a convergir o conteúdo noticioso da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora na internet, substituindo os antigos websites dos dois veículos de comunicação, além da produção de conteúdo exclusivo de ambos para o meio digital.
  14.  
  15. Transmitindo com exatidão as notícias mais relevantes do estado, do Brasil e do mundo, durante as 24 horas do dia, a Rádio Gaúcha possui como características marcantes a alta credibilidade e um cast de grande empatia com os ouvintes. São 400 vozes entre apresentadores, comentaristas, repórteres e entrevistados, que fazem a programação diária desta emissora que renasce todos os dias com a vocação de informar o seu público para que seja ele, efetivamente, a fonte da informação.
  16.  
  17. Campo e Lavoura
  18. Segunda a Sábado 05h00
  19. Entrevistas, notícias e os indicadores sobre a área agrícola, pesquisas, novas tecnologias e novas culturas. Destinado tanto ao proprietário agropecuarista quanto ao pequeno agricultor.
  20.  
  21. Gaúcha Hoje
  22. Segunda a Sábado 05h30
  23. Programa é apresentado de segunda a sábado, acordando os ouvintes com muita informação, irreverência e serviço. Durante todo o tempo em que o Gaúcha Hoje está no ar, Antonio Carlos Macedo e Daniel Scola apresentam ao ouvinte as informações de previsão do tempo, trânsito, situação nas ruas e notícias do que está ocorrendo ou ocorreu no dia anterior em todo o mundo. Por isso, o lema do programa é "dar ao ouvinte tudo para que ele comece o dia bem informado e com descontração". Cinco edições do "Expresso de Notícias" fazem do Gaúcha Hoje um verdadeiro show de informações, com intervenções da reportagem. São produzidos ainda quadros como o Viver Bem e o Tempo no Sul. Além disso, grandes nomes do jornalismo participam do programa. Uma diversidade de informações diferenciadas para tornar o início de dia melhor. Aos sábados, a apresentação é de Daniel Scola.
  24.  
  25. Gaúcha Atualidade
  26. Segunda a Sexta 08h10
  27. Os principais fatos da Política e da Economia tratados em profundidade. Os nomes de maior expressão do país passam pelo microfone do Atualidade. O programa traz ainda a previsão do tempo, trânsito, esporte e a agenda política.
  28.  
  29. Polêmica
  30. Segunda a Sexta 09h30
  31. Durante uma hora e meia, o apresentador Lauro Quadros comanda um debate destacando a principal polêmica do dia. A mesa é formada, normalmente, por quatro convidados, sempre buscando o equilíbrio entre os debatedores. Uma das principais características do programa é a interatividade com o ouvinte, que pode participar através de recados pelo telefone, enquete nas ruas e votando na pergunta interativa.
  32.  
  33. Chamada Geral 1ª Edição
  34. Segunda a Sábado 11h00
  35. O programa é exibido de segunda a sexta, a partir das 11h, com apresentação de Antonio Carlos Macedo. Aos sábados, o programa é a partir das 11h. Reúne as principais notícias da manhã com muita participação da reportagem e quadros de serviço. Durante 55 minutos, o ouvinte fica sabendo tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Além das notícias, o Chamada Geral abrange dicas de culinária com o Anonymus Gourmet, o boletim do consumidor e o Chamada Geral Vida, com as dicas de medicina. Lasier Martins comenta no programa, que conta ainda com informações do trânsito, previsão do tempo e notícias do esporte.
  36.  
  37. Esportes ao Meio-Dia
  38. Segunda a Domingo 12h00
  39. O Esportes ao Meio-Dia atualiza as informações da dupla Gre-Nal e tem a participação diária de repórteres acompanhando Inter e Grêmio nos estádios ou nas concentrações. Destaques importantes e curiosos sobre o futebol e o esporte em geral são apresentados, onde eles estiverem. O programa também tem entrevistas e opiniões, além das manchetes do Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha Sat.
  40.  
  41. Sala de Redação
  42. Segunda a Sexta 13h00
  43. Debate reunindo os comentaristas e colunistas esportivos da Gaúcha e do Zero Hora.
  44.  
  45. Gaúcha Repórter
  46. Segunda a Sexta 14h00
  47. O Gaúcha Repórter possui duas horas nas quais as prioridades são informações, entrevistas, críticas e debates. O objetivo do programa é abordar o factual, trazendo ao ouvinte as repercussões das principais informações dos noticiários do dia. Trata-se do mundial e do nacional, mas buscando sempre um enfoque local, no Rio Grande do Sul. Predomínio de entrevistas e participação da reportagem da Rádio Gaúcha.
  48.  
  49. Gaúcha Entrevista
  50. Segunda a Sexta 16h00
  51. O Gaúcha Entrevista é um talk show no meio da tarde. De segunda a sexta, das 16 às 17h, Ruy Carlos Ostermann recebe convidados que têm o que dizer – de escritores a cineastas, de músicos a pintores, de médicos a cozinheiros. O programa oferece recomendações sobre os principais eventos culturais de Porto Alegre e, diariamente, colunistas fixos falam sobre música, livros, artes cênicas, DVDs, cinema e TV.
  52.  
  53. Chamada Geral 2ª Edição
  54. Segunda a Sexta 17h00
  55. O Chamada Geral 2ª Edição vai ao ar entre 17h e 18h com apresentação de Tulio Milman. Com muita informação, serviço e participação do ouvinte, o programa tem como prioridade as notícias que mexem com a sua vida. Contamos com a participação dos jornalistas da Zero Hora, fazendo comentários diários, assim como previsão do tempo e informações de trânsito, direto do helicóptero da RBS. O trânsito, aliás, é uma prioridade devido a proximidade com a hora do rush. Há também os quadros Carros e Motoristas, e Chamada Geral Vida.
  56.  
  57. Hoje nos Esportes
  58. Segunda a Sexta 18h00
  59. A sua companhia na hora do rush é a marca registrada do programa apresentado por Nando Gross que faz um mix com esporte, interatividade e música. As últimas notícias da Dupla Gre-Nal são o principal destaque do programa que conta ainda com a presença de ET com suas respostas certeiras e definitivas.
  60.  
  61. GaúchaZH 19 Horas
  62. Segunda a Sexta 19h00
  63. De segunda a sexta-feira, às 19 horas, muita informação, serviço e entretenimento. Trânsito, esporte, política e cultura, a reportagem da Gaúcha e a participação dos ouvintes. Tudo de um jeito leve, no embalo de trilhas musicais adequadas ao fim de tarde. Sem "stress", para o começo de uma noite boa.
  64.  
  65. Show dos Esportes
  66. Segunda a Sexta 20h10
  67. Na noite da Gaúcha, o futebol é um show com a apresentação descontraída de Pedro Ernesto Denardin. Um programa de esportes que leva a sério o bom-humor.
  68.  
  69. No Mundo da Bola
  70. Segunda a Sexta 22h00
  71. Mistura informação, bom humor e muito pique, trazendo para os ouvintes a recuperação das principais notícias esportivas do dia. Fazem parte do cardápio o noticiário da Dupla Gre-Nal, do futebol gaúcho, nacional e internacional; os depoimentos mais importantes; as informações do esporte geral e a atualização de todos os resultados.
  72.  
  73. Plantão Gaúcha
  74. Segunda a Sexta 22h30
  75. A recuperação dos principais fatos do dia e a projeção do dia seguinte. O noticiário do interior do Estado. A previsão e as condições do tempo na região sul do Brasil. A partir das 23h15min o noticiário do esporte.
  76.  
  77. Brasil na Madrugada
  78. Terça a Sábado 00h00
  79. A primeira parte do Brasil na Madrugada vai da meia-noite às 3h. Até a 1h, Sara Bodowsky discute os mais variados assuntos com a presença de um profissional das áreas de saúde, direito ou entretenimento. O espaço é aberto para participação ao vivo dos ouvintes, perguntando diretamente para os entrevistados. Da 1h às 3h, entrevistas sobre situações que fazem parte do seu dia-a-dia e a tradicional participação de ouvintes de todo o Brasil pelo telefone (três linhas disponíveis) e também pela internet (através de e-mail e redes sociais). Na segunda parte do programa, das 3h às 5h, Marcelo Matusiak recupera as principais notícias da véspera e projeta o dia que está começando.
  80.  
  81. Supersábado
  82. Sábado 08h10
  83. O Supersábado foi criado para dar agilidade às manhãs de sábado na Gaúcha. Apresentado por Gabrieli Chanas, tem 3 horas de programação ao vivo, das 08h10 às 11h. O programa conta com tudo o que ouvinte precisa em uma manhã de sábado: notícias sempre atualizadas, dicas de lazer e cultura para o fim de semana e descontração. O ouvinte tem papel fundamental, encaminhando sugestões de pauta, perguntas para os entrevistados e até escolhendo a trilha do programa. Outra atração é a figura do Super-Repórter, que percorre a cidade atrás das pautas e personagens mais improváveis. O Supersábado é garantia de informação atualizada e bom humor.
  84.  
  85. Saraiva na Gaúcha
  86. Sábado 13h00
  87. Maurício Saraiva conversa de maneira descontraída, mas franca, com personalidades de destaque do esporte brasileiro.
  88.  
  89. Pré-Jornada
  90. Sábado e Domingo 14h00
  91. Show de informações que antecedem as emoções da Jornada da Gaúcha. Notícias, entrevistas, a participação dos ouvintes e de toda a equipe de reportagem da Rádio Gaúcha.
  92.  
  93. Sábado Esporte
  94. Sábado 18h00
  95. A recuperação completa dos principais fatos esportivos da semana e a projeção dos jogos do domingo. Entrevistas e a participação interativa dos ouvintes.
  96.  
  97. Sem Fronteiras
  98. Sábado 21h00
  99. As músicas que fizeram história, os intérpretes que marcaram época. Entrevistas e lançamentos.
  100.  
  101. Gaúcha Comportamento
  102. Domingo 00h00
  103. Tânia Carvalho entrevista médicos, psicólogos, psicanalistas e estudiosos do comportamento humano. O assunto que pode influenciar sua vida num papo bem descontraído.
  104.  
  105. Madrugada de Sábado e Domingo
  106. Domingo 01h00
  107. Reprise dos seguintes programas: Gaúcha Atualidade, Polêmica, Saraiva na Gaúcha, Gaúcha Entrevista, Era Uma Vez em Porto Alegre e Galpão do Nativismo.
  108.  
  109. Galpão do Nativismo
  110. Domingo 06h05
  111. As músicas do Rio Grande, o folclore e o tradicionalismo, debates com convidados especiais.
  112.  
  113. Era uma Vez em Porto Alegre
  114. Domingo 08h00
  115. O ator Zé Adão Barbosa interpreta um contador de histórias que chegou a Porto Alegre com os primeiros colonizadores. O personagem viu, escutou e viveu cada fato pequeno e grande que fizeram a história da cidade e de seu povo. Não perguntem como, nem por quê. Só aceitem que tudo ele viu e viveu e não esqueceu. Por isso, ele é um bom contador de histórias e, a cada sábado, conta uma para vocês.
  116.  
  117. Destaque Empresarial e Negócios
  118. Domingo 09h00
  119. Entrevista com empresários num verdadeiro raio-x de uma grande empresa gaúcha.
  120.  
  121. Domingo Esporte Show
  122. Domingo 09h30
  123. A recuperação dos principais eventos esportivos do sábado e a projeção do domingo. Entrevistas, curiosidades, o noticiário da dupla Gre-Nal e dos principais clubes do interior.
  124.  
  125. Sala de Redação - Edição do Domingo
  126. Domingo 13h00
  127. Nando Gross comanda um debate com os comentaristas e colunistas esportivos da Gaúcha e do Zero Hora.
  128.  
  129. Balanço Final
  130. Domingo 19h00
  131. A repercussão imediata dos principais resultados do final de semana, entrevistas e muita informação. A participação direta dos ouvintes.
  132.  
  133. Placar Geral
  134. Domingo 20h10
  135. A recuperação de todos os jogos e principais destaques esportivos do fim de semana. Classificações, próximos jogos, o futebol nacional e internacional.
  136.  
  137. Gaúcha Faixa Especial
  138. Domingo 21h30
  139. O departamento de Jornalismo da Gaúcha recupera, atualiza e projeta os fatos que serão manchete dos jornais do dia seguinte. Os destaques das principais revistas nacionais brasileiras.
  140.  
  141. Gaúcha no Carnaval
  142. Domingo 23h00 (de dezembro a março)
  143. Prepara e antecipa a grande cobertura do carnaval brasileiro, todos os anos, em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Depois do calendário oficial, faz mais 15 dias de carnaval, acompanhando o Carnaval Internacional de Uruguaiana. Os ensaios, toda a preparação das escolas de samba e tribos carnavalescas, entrevistas e o lançamento de todos os sambas de enredo são algumas das atrações. Em janeiro e fevereiro, o programa se amplia e também vai ao ar nas madrugadas de sábado para domingo.
  144.  
  145. Plantão de Domingo
  146. Domingo 23h30
  147. Um resumo dos principais fatos esportivos do fim de semana.
  148.  
  149. Bom-Dia Segunda-feira
  150. Segunda 00h00
  151. O programa é centrado na idéia de que o bom humor sempre se justifica, mesmo nas segundas-feiras. O Bom-Dia é feito com muito otimismo, provando que todos os dias são bons. Quem vem do fim de semana com a impressão de que a segunda-feira é pesada e cinzenta encontra motivação nas pautas do programa. Participação de ouvintes por telefone e e-mail, música popular brasileira e muita informação sobre a cultura de nosso país.
  152.  
  153. Jornadas Esportivas
  154. Todos os jogos da dupla Gre-Nal, acompanhamento permanente da Seleção Brasileira e do futebol do interior gaúcho, as principais decisões do futebol brasileiro e mundial. Média de 14 transmissões mensais.
  155.  
  156. Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha Sat
  157. Segunda a Sábado 08h00, 12h50, 18h50 e 20h00
  158. Domingo 12h50 e 20h00
  159. O Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha Sat traz em cada uma das suas quatro edições os principais assuntos das últimas horas. Em apenas dez minutos o que de mais importante ocorreu na política, economia, polícia, mundo ou esporte. Reestruturado em 2005, o noticiário ganhou em agilidade e mantém a mesma credibilidade de sua trajetória de mais de 40 anos. É retransmitido por todas as emissoras da Rede Gaúcha Sat do Rio Grande do Sul.
  160.  
  161. Notícia na Hora Certa
  162. Todos os dias – de hora em hora (com exceção das 08h, 13h, 19h e 20h).
  163. A atualização resumida dos principais fatos das últimas horas.
  164.  
  165. Notícias da Região Metropolitana
  166. Segunda a Sexta 09h30, 10h30, 15h30, 16h30 e 21h30
  167. Sinopse: Em cinco edições diárias, o programa traz as últimas notícias da região metropolitana: trânsito, previsão do tempo, prestação de serviço, obras, saneamento, abastecimentos de água e luz e situação dos postos de saúde.
  168.  
  169. Giro do Placar
  170. Logo após o Notícia na Hora Certa
  171. Resumo dos principais resultados esportivos do dia, sempre que houver Jornada Esportiva.
  172.  
  173. ===
  174. Rádio Farroupilha é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Opera no dial AM, na frequência 680 kHz, e pertence ao Grupo RBS. Seus estúdios estão na sede do jornal Zero Hora, na Azenha, e seus transmissores estão às margens da BR-116, em Eldorado do Sul.
  175.  
  176. Foi fundada pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, José Antônio Flores da Cunha, em 24 de julho de 1935. Sua primeira sede localizava-se na rua Duque de Caxias, 1304, no Centro de Porto Alegre. Em 1943, Assis Chateaubriand, dono e fundador dos Diários Associados, adquire a emissora. Ele se interessou por ela pela sua localização, que podia ser muito útil nas telecomunicações, integrando o Cone Sul e toda a América do Sul, uma vez que a frequência de 600 kHz era canal internacional desde os anos 50, para transmissão em 100 kW dia e 100 kW noite. Pela Rádio Farroupilha, entrou ao ar o primeiro Repórter Esso experimental, um dos marcos da rádio. Com a posterior crise do grupo, que culminou na extinção da TV Piratini e na venda dos ativos, a rádio foi adquirida em 1982 pelo Grupo RBS. A Rádio Farroupilha então troca de frequência com a co-irmã Rádio Gaúcha, passado para os 680 kHz.
  177.  
  178. Em 1986, a RBS cessou as atividades da antiga Estação Transmissora PRH-2, no bairro Ponta Grossa, no Extremo-Sul de Porto Alegre. Essa transmissora fora inaugurada em 1952.
  179.  
  180. O seu caráter é mais popular, visando atender às classes mais baixas, e por isso apresenta poucos noticiários ao longo de sua programação. A rádio utiliza mais informações provincianas, como problemas da cidade ou de um bairro em específico e executa muitas músicas. Na maioria dos programas, há participação ativa dos ouvintes, que ligam e falam diretamente com o apresentador, no ar. É possível traçar um paralelo da rádio com outros veículos de comunicação do Grupo RBS, o Diário Gaúcho, devido à sua linguagem simples e tendo em conta o público-alvo dos dois veículos, e a Rádio Cidade FM, devido ao caráter popularesco.
  181.  
  182. A Farroupilha é a rádio mais popular e carismática do sul do país. Com forte penetração em todas as classes sociais, ocupa o 1º lugar no ranking das rádios AM há 38 anos consecutivos.
  183.  
  184. A Farroupilha é marcada por ser uma rádio que presta serviços à população local e tem uma função social muito importante, auxiliando nas necessidades e oferecendo informação e facilidades aos ouvintes, principalmente à comunidade carente. Além disso, detém 84% de participação entre as emissoras de cunho popular e está classificada como uma das maiores audiências do rádio brasileiro. O programa de maior audiência da Farroupilha, "Comando Maior", conta com um pico de cerca de 185.400 ouvintes por minuto e é um dos programas de rádio mais ouvidos do meio rádio.
  185.  
  186. Uma das principais características da rádio são as freqüentes promoções realizadas durante a programação que tem sucesso garantido pelo grande número de cartas recebidas pela emissora.
  187.  
  188. ===
  189. Rede Atlântida (também conhecida pela abreviação ATL) é uma rede de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pertencente ao Grupo RBS, trata-se de uma emissora direcionada ao público jovem das classes A e B, com idades entre quatorze e vinte e cinco anos. Surgiu em 1981, quando a então Gaúcha-Zero Hora FM de Porto Alegre, fundada em 1976, muda de nome para Atlântida FM e passa a gerar sua programação em rede para o Rio Grande do Sul e também para Santa Catarina.
  190.  
  191. A emissora foi criada em Porto Alegre, em 23 de março de 1976, com o nome de Gaúcha-Zero Hora FM. Com sua inauguração, iniciava-se o processo de construção – no sul do Brasil – da maior geradora multiplataforma de conteúdo jovem. O ano de 1981 marcou o reposicionamento da emissora, que passou a se chamar Atlântida FM. Atualmente, cobre grande parte dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é a maior rede de rádios FM atuando junto ao segmento de comportamento jovem do sul do país.
  192.  
  193. Sua programação é centrada em hits de música pop, na maioria de lançamento muito recente, além de sucessos de décadas anteriores, e a tarde programas do estilo "talk radio", seja com músicas em fundo, seja com "trilhas-cortina" próprias. Denomina-se também como uma "geradora de conteúdo no rádio e na internet", por possuir blogs temáticos e com assuntos ligados ao universo da rádio.
  194.  
  195. Em 7 de março de 2016, as operações das 5 emissoras da Rede Atlântida em Santa Catarina foram vendidas para o Grupo NC (assim como as demais operações do Grupo RBS naquele estado). As mesmas seguem integrantes da rede normalmente, porém na condição de afiliadas.
  196.  
  197. A Atlântida é uma rede formada por 12 emissoras de rádio, sete no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Tramandaí, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz, Santa Maria e Pelotas) e cinco emissoras em Santa Catarina (Blumenau, Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó). É a maior rede de rádios jovem do sul do país.
  198.  
  199. A Atlântida toca hits nacionais e internacionais do pop/rock, com uma programação voltada ao público jovem, classe AB, entre 15 e 24 anos. Ligada no seu público e mesclando sempre o melhor do humor com informações culturais, a Atlântida agita a galera durante as 24 horas do dia!
  200.  
  201. Alexandre Fetter, Rodrigo Adams, Marcelo Portuga, Rafinha Menegazzo e Carol Sanches lideram uma super-equipe de comunicadores, redatores e humoristas, espalhados por toda a Rede Atlântida, indo muito além dos estúdios.
  202.  
  203. A Atlântida também é a responsável pela promoção dos maiores eventos voltados ao seu público. Todos os anos na praia de Atlântida, no litoral do RS, e em Florianópolis, litoral catarinense, acontece o Planeta Atlântida, o maior evento de verão da região Sul do Brasil. Na oportunidade, as melhores bandas de rock, pop, e reggae do país se apresentam em dois dias de shows, esportes radicais e diversão, reunindo mais de 100 mil pessoas.
  204.  
  205. ===
  206. Cidade FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no dial FM, na frequência 92.1 MHz, e pertence ao Grupo RBS. Seus estúdios estão na sede do jornal Zero Hora, na Azenha, e seus transmissores estão no alto do Morro da Polícia.
  207.  
  208. Antônio Carlos Niederauer foi responsável pela abertura da programação, ao som de Amigo de Roberto Carlos, primeira música executada pela nova emissora. O mesmo assumiu a coordenação do projeto da Cidade FM, tendo a primeira equipe sob seu comando integrada por Aldo Fontela, Ivan Fritsch, Carlos Gilberto, Luiz Antônio Borba e Joel Pereira. O grupo assumia o desafio de introduzir o mesmo estilo de rádio que já havia no Rio de Janeiro, cuja matriz enviava a programação musical diariamente através de malotes e os cartuchos gravados com as músicas novas já vinhetadas. Fora da playlist fixa, eram deixadas algumas aberturas na programação musical para inclusão de músicas locais ou até flashback. A partir de 1984 à Rádio Cidade de Porto Alegre consegue mais autonomia na sua programação musical, abrindo espaço para o cenário local que começava a ser destacado pelas outras emissoras jovens.
  209.  
  210. Outro propósito era superar a audiência liderada pela Universal FM que contava com apenas um locutor, Antônio Carlos Bianchini. A vantagem da Rádio Cidade era a sua proposta que queria 'tirar a gravata' do locutor, fazer com que ele conversasse com o ouvinte. Uma definição sobre a Cidade de um ouvinte que falava que era a rádio em que o locutor espirrava e alguém dizia saúde. A nova emissora introduziu a escala de quatro horas ao vivo para cada locutor, diferente do rádio FM da época, em que haviam apenas programas específicos espalhados pela programação com locução e o restante da programação enlatada. As trocas de horário se tornaram característica da rádio pela conversa descontraída dos comunicadores.
  211.  
  212. Um período histórico marcante da Cidade FM, a segunda metade dos anos oitenta, apresentava uma equipe que muitas pessoas conheciam de cor como um time de futebol: Reginaldo, Rui Carvalho, Davis Wagner, Roger Vox, Aldo Fontela, André Araújo, Toninho Badaró, Julio Fürst, Arlindo Sassi, Araujo Júnior, Marcos Galvão e José Luiz Bacchieri - contendo ainda Fofura Ferreira na operação de áudio - que sob o comando de "velho Nidi" alcançaram recordes de audiência e de público nas turnês que os comunicadores faziam por todo o estado do Rio Grande do Sul.
  213.  
  214. Outro aspecto importante era a criatividade presente nas promoções organizadas para atrair ouvintes. As telefonistas da companhia telefônica ligavam para a rádio querendo sabe por que havia tantas ligações.
  215.  
  216. Na década de 1980 foi uma concorrente direta da Rádio Atlântida FM, quando ainda tinha o mesmo público-alvo (jovem) até ser adquirida pelo Grupo RBS, que alterou sua programação para um segmento mais popular.
  217.  
  218. A emissora integra o Grupo RBS desde 1990 e reúne em sua programação muita música, descontração e promoções que aproximam o ouvinte dos comunicadores. Mantendo a fórmula que a consagrou desde sua inauguração.
  219.  
  220. A programação era gerada localmente, mas em um breve período entre novembro de 1991 e dezembro de 1993, à programação da madrugada era gerada via satélite pela Rádio Cidade do Rio de Janeiro, além de alguns programas específicos, como Amnésia e Só se for Dance.
  221.  
  222. Até 1995 à Rádio Cidade Porto alegrense se manteve fiel ao público jovem, mas não era interessante a proprietária RBS manter duas emissoras disputando o mesmo perfil de público. A programação musical passou a ser variada apelando ao popular: da dance music ao pop, da timbalada às músicas românticas, passando por reggae, sertanejo e funk (por anos, foi uma rádio que tocava pop/rock).
  223.  
  224. Durante a programação, o ouvinte fica por dentro das notícias do mundo artístico, dos bastidores do esporte e da agenda cultural de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de receber informações sobre o trânsito nas principais avenidas e ruas.
  225.  
  226. Em 2000, a Cidade inicia uma grande modificação, tanto nas suas vinhetas, quanto na sua logomarca, abandonando a marca que era usada desde o início da emissora, passando a usar uma estrela dourada, ao lado, escrito "Cidade", e com slogan novo: Sucesso em primeiro lugar.
  227.  
  228. No dia 24 de agosto de 2006, a Cidade FM foi homenageada, na Câmara Municipal de Porto Alegre, pelos seus 25 anos de existência, que seriam comemorados em novembro daquele mesmo ano.
  229.  
  230. A Cidade FM é a emissora que mais chegou em primeiro lugar no IBOPE nos últimos 25 anos. A rádio estava, em 2006, no oitavo ano consecutivo como o veículo líder de audiência do meio FM. Um dos motivos desse fato é a antiga afiliação com a Rede Cidade, o que levou por muitos anos ao 1º lugar.
  231.  
  232. Também em 2006, retoma o antigo slogan, A Rádio 10 da Cidade, e mesmo com a consolidação da sua concorrente direta, a Eldorado, continua em primeiro lugar em seu segmento.
  233.  
  234. A Cidade FM toca os sucessos que o jovem quer ouvir. Voltada para o público entre 15 e 29 anos das classes ABC, a rádio apresenta uma constante interatividade entre seus comunicadores e seus ouvintes, tendo como resultado um grande número de cartas, telefonemas, publicações nas redes sociais e e-mails. Em resposta a todo esse carinho, a Cidade premia uma média de mil ouvintes por mês.
  235.  
  236. A Cidade FM também é sinônimo de constantes eventos e shows. O "Show da Cidade" apresenta artistas nacionais e locais, a "Festa da Turma da Cidade" é realizada a cada 15 dias e, mais recentemente, a "Festa Rave da Cidade" chegou para seguir as últimas tendências mundiais, acontecendo bimestralmente com grande sucesso.
  237.  
  238. Além de todo este agito, a Cidade FM ainda apresenta eventos muito especiais, como a tradicional "Festa de Aniversário da Cidade", em que os comunicadores e DJ's da rádio comandam toda a diversão, e o "Programa de Auditório" da Cidade, em que artistas nacionais fazem shows exclusivamente para 92 ouvintes convidados pela rádio.
  239.  
  240. Do dance music ao pop, da timbalada às músicas românticas, os comunicadores e DJ's da Cidade FM apresentam diariamente uma programação para todos os gostos. "Só se for Dance", "No Pique da Cidade", "Ligue e se Ligue" e "Love Songs", são alguns dos programas consagrados entre o público que curte os sucessos de todos os estilos.
  241.  
  242. ===
  243. 102.3 FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no dial FM, na frequência 102,3 MHz, e pertence ao Grupo RBS. Seus estúdios estão na sede da Zero Hora no bairro Azenha, e seus transmissores estão no Morro da Polícia.
  244.  
  245. A emissora foi fundada como Clube Metrópole FM em 1975, sendo posteriormente adquirida pelo Grupo RBS, e transformada em Itapema FM em 25 de setembro de 1983. Inicialmente priorizava a MPB e adotava o slogan "Som Brasil Bonito", com locução exclusivamente feminina. A emissora estava em desvantagem na audiência para a sua principal concorrente da época, a Bandeirantes FM.
  246.  
  247. Com a contratação do radialista Júlio Fürst para gerenciá-la, mudou sua programação em 1990 e o nome para Nova Itapema FM. A música internacional entrou na playlist da rádio, além da locução masculina. Em 1993, com a entrada da Antena 1 no mercado local, acirrando a disputa pelo segmento adulto, a rádio passou a adotar o nome Gaúcha FM, tentando atrair um pouco do prestígio da co-irmã Rádio Gaúcha. Alguns profissionais da AM ganharam espaço na emissora e o espaço jornalístico foi ampliado. No final dos anos 1990 novamente uma mudança no nome, primeiramente Gaúcha 102 FM e depois apenas 102 FM.
  248.  
  249. Em 2003, volta a se chamar Itapema FM, e passa a ter uma programação do gênero adult contemporary. No segundo semestre de 2012, deixou de operar no interior do Rio Grande do Sul, dando lugar a afiliadas próprias da Rádio Gaúcha em Caxias do Sul e Santa Maria.
  250.  
  251. No ano de 2016, após a aquisição das mídias catarinenses do Grupo RBS pelo Grupo NC, a Itapema FM deixou de transmitir em rede com as emissoras de Florianópolis e Joinville, e passou a se chamar 102.3 FM. A emissora também estreou novos programas, comandados por comunicadores da emissora e também da Rede Atlântida, bem como mescla clássicos de várias gerações com sucessos recentes.
  252.  
  253. Desde o dia 7 de junho de 2017, os estúdios da emissora estão funcionando no prédio da Zero Hora, na Avenida Ipiranga, 1075.
  254.  
  255. A 102.3 foi criada no dia 25 de setembro de 1983, em Porto Alegre, tendo como foco principal a valorização da música aos amantes da música. Hoje, está muito ligada ao estilo de vida do porto-alegrense, trazendo sempre assuntos ligados à moda, comportamento e cultura.
  256.  
  257. Diariamente, a programação informativa mistura-se de maneira leve e orgânica à seleção musical, que abrange do pop ao jazz, do rock ao blues, sempre com clássicos e novidades, agradando às mais diversas gerações, nunca perdendo de vista a qualidade da curadoria.
  258.  
  259. Ao voltar a ser 102.3, a resgata suas raízes de integração ao imaginário da capital gaúcha, com vozes inconfundíveis e playlists “blindadas”, sem chance para modismos e fórmulas prontas. Em junho de 2017, deixou as instalações do morro Santa Tereza para juntar-se aos demais estúdios de rádio na sede do Grupo RBS.
  260.  
  261. A 102.3 tem a música no seu DNA e traz no seu conceito, “A melhor playlist do rádio”, a segurança de sempre encontrar uma faixa adequada a algum momento do dia. Além disso, entrega leveza ao dia a dia dos ouvintes, e os acompanha em diferentes plataformas, com grande interação nas mídias sociais e nos principais eventos culturais da cidade
  262.  
  263. ===
  264. CBN Porto Alegre é uma emissora de rádio brasileira concessionada em Canoas, porém sediada em Porto Alegre, respectivamente cidade e capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no dial AM, na frequência 1340 kHz, e é afiliada à CBN. Seus estúdios estão na sede do jornal Zero Hora na Azenha, juntamente com sua co-irmã Rádio Gaúcha, e seus transmissores estão no bairro Rio Branco, em Canoas.
  265.  
  266. A emissora foi fundada em 1.º de março de 1971 como Rádio Continental, pelo empresário Roberto Marinho, sendo portanto, uma emissora do Sistema Globo de Rádio. Administrada por Fernando Westphalen, o "Judeu", a "Superquente", como era conhecida, tinha uma programação musical que mesclava músicas nacionais e internacionais. Durante sua existência, chegou a ser retirada do ar por criticar ferozmente a ditadura militar, e revelou artistas como Hermes Aquino.
  267.  
  268. Em 1981, o Sistema Globo de Rádio extinguiu a programação da Rádio Continental para a criação da Rádio Globo Porto Alegre, que teve uma programação similar a das emissoras do Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto, no entanto, fracassou, e em 1986 a emissora foi vendida para o Grupo RBS. Após a venda, a emissora foi renomeada para Rádio Portobello, que se tornou a primeira rádio AM com som estéreo do Rio Grande do Sul, diferencial que, no entanto, não vingou devido ao desinteresse dos fabricantes de receptores de rádio nessa tecnologia.
  269.  
  270. Em 1996, a emissora afiliou-se à Central Brasileira de Notícias, passando a se chamar CBN Porto Alegre e a ter uma programação jornalística. Em 18 de dezembro de 1999, a emissora deixou os 1120 kHz e passou a transmitir em 1340 kHz, substituindo a Rádio Educadora, que era administrada pela Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura desde 1991. A antiga frequência da emissora passou a abrigar a Rádio Rural.
  271.  
  272. Atualmente, a emissora conta apenas com um programa local, o CBN Porto Alegre, apresentado por Marina Pagno, transmitido entre 9h30 e 12h. A grade local da tarde é preenchida com blocos locais de atrações da rede.
Add Comment
Please, Sign In to add comment