Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - Rede Cultura

Sep 27th, 2020
54
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 23.54 KB | None | 0 0
  1. TV Cultura (também conhecida como Rede Cultura) é uma rede de televisão pública brasileira sediada em São Paulo, capital do estado homônimo. Foi inaugurada, originalmente, em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e relançada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, gerando programas educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas e retransmissoras em diversas regiões do Brasil. É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.
  2.  
  3. No dia 30 de janeiro de 2015, o instituto de pesquisa britânico Populus divulgou que a TV Cultura é o segundo canal de maior qualidade do mundo, atrás apenas da BBC One.
  4.  
  5. Em 1958, os Diários Associados recebem do governo a concessão do canal 2 de São Paulo. No dia 20 de setembro de 1960, entra no ar a TV Cultura, com o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo" e com o logotipo C2 Cultura e uma indiozinha desenhada no centro. A implantação da emissora, para evitar interferências técnicas, fez a TV Tupi mudar do canal 3 VHF para o 4 VHF.
  6.  
  7. A TV Cultura iniciou suas operações com um estúdio de 30 m² instalado no décimo quinto andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua 7 de Abril, 230, que foi o mesmo estúdio onde a TV Tupi iniciou suas transmissões. Os técnicos e os atores eram da TV Tupi e, além disso, sua antena no alto do Banespa (Edifício Altino Arantes), também era a antiga antena da TV Tupi, pois a mesma já transmitia seu sinal pela Torre Assis Chateaubriand, no bairro do Sumaré. Os Diários Associados colocaram o canal 2 no ar com pouca divulgação, de forma que muitos nem souberam de seu lançamento.
  8.  
  9. No início das transmissões da TV Cultura, José Duarte Jr. era o seu diretor artístico e comercial da emissora, sendo que depois foi substituído por Mário Fanucchi. Fanucchi foi um dos primeiros "vinheteiros" do Brasil e o inventor do indiozinho da TV Tupi. Na época ainda não existia o video-tape, de forma que a programação da TV Cultura nunca foi a mesma da TV Tupi como muitos imaginam, pois na verdade tinha seus próprios estúdios e profissionais.
  10.  
  11. Entre os profissionais da TV Cultura estiveram Ney Gonçalves Dias, Fausto Rocha, Xênia Bier, Carlos Spera e Jacinto Figueira Júnior - que criou o Homem do Sapato Branco, primeiro programa popular da TV Cultura.
  12.  
  13. Em 1963, os Diários Associados formam parceria com o Governo do estado de São Paulo e com o SERTE (Serviços de Educação de Rádio e Televisão), que dariam origem a dez horas de programação educativa na emissora.
  14.  
  15. Em 28 de abril de 1965, um curto-circuito no 15º andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua 7 de Abril, 230, provocou um incêndio onde era o estúdio da TV Cultura dos Diários Associados. Pouco se salvou deste incêndio, onde inclusive perdeu-se a primeira câmera de TV do Brasil da Rede Tupi (câmera TK-30 de 80 quilos).
  16.  
  17. Devido ao incêndio, os programas da emissora foram provisoriamente produzidos em um estúdio da TV Tupi no Sumaré. Em 1966 a TV Cultura se instala em um bosque próximo a Freguesia do Ó, ao lado da Lagoa Santa Marina - ambos no bairro de Água Branca. Ali criaram a competição Acqua-Ringue, que era uma luta de boxe que fazia vencedor aquele que jogava o outro na água.
  18.  
  19. Com a mudança para a nova sede, mais despesas acabaram se acumulando, sendo que o incêndio de abril de 1965 foi o pivô de toda esta situação, colaborando desta forma para a venda da TV Cultura. Assis Chateaubriand decide então vender a TV Cultura para o Governo do Estado de São Paulo e também as suas novas instalações na Água Branca.
  20.  
  21. Em setembro de 1967, o governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, cria a Fundação Padre Anchieta (Centro Paulista de Rádio e TV Educativa). Esta fundação era composta por diversos profissionais, faculdades (USP, Unicamp, PUC, Mackenzie, entre outras), sociedades privadas e públicas (ABI, UBE, etc.) e com setenta centavos de cada paulista. A Fundação Padre Anchieta adquire então dos Diários Associados a TV Cultura e a Rádio Cultura.
  22.  
  23. A TV Cultura torna-se então a segunda emissora de TV educativa do Brasil (a primeira foi a TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco). A Fundação Padre Anchieta procurou dar um novo nome para a emissora como: TV Escolar, TV Educativa, etc. Como a TV Cultura já tinha uma programação educativa, a Fundação manteve este nome, mesmo porque todos os funcionários da antiga emissora nesta fase de transição foram mantidos, já que seus profissionais lidavam com programas educacionais.
  24.  
  25. O governo começa então a aterrar a Lagoa Santa Marina na Água Branca, criando ruas, fábricas e prédios a sua volta. É construída então a nova sede da TV Cultura na Rua Carlos Spera, 179 (nome do jornalista da TV Cultura em sua fase nos Diários Associados e também da TV Tupi), e com saídas laterais pela Rua Cenno Sbrighi, 378 e Rua Vladimir Herzog, 74.
  26.  
  27. Após quatro meses de transmissões experimentais que iniciaram no dia 4 de abril, foi reinaugurada a TV Cultura às 19h30 do dia 15 de junho, com a apresentação dos discursos do então governador, Abreu Sodré e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Bonifácio Coutinho Nogueira (que posteriormente veio a fundar a EPTV, rede de quatro emissoras afiliadas à Rede Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais). Em seguida, foi exibido um clipe mostrando o surgimento da emissora, os planos para o futuro e uma descrição dos programas que passariam a ser apresentados a partir do dia seguinte. Além disso foi exibida uma fita com o Papa Paulo VI dando bênção à TV Cultura.
  28.  
  29. O primeiro programa a ser exibido pela Cultura foi o documentário Planeta Terra, no dia 16 de junho, às 19h30, que trazia como tema terremotos, vulcões e fenômenos que ocorrem nas profundezas do planeta. Em seguida, às 19h55, foi levado ao ar um boletim meteorológico chamado A Moça do Tempo, apresentado por Albina Mosqueiro. Às 20h iniciava uma série chamada de Curso de Madureza Ginasial (onde Ruth Cardoso, ex-primeira-dama presidencial era uma das professoras que dava aula pela televisão), sendo um dos seus maiores desafios o de provar que uma aula transmitida por televisão poderia ser, ao mesmo tempo, eficiente e agradável. Estiveram entre os primeiros programas da emissora, a peça O Feijão e o Sonho, de Orígenes Lessa; Quem Faz o Quê, sobre profissões; Sonatas de Beethoven, com o pianista Fritz Jank; e O Ator na Arena, com Ziembinski. O primeiro logotipo da TV Cultura em sua fase na Fundação Padre Anchieta foi adaptação do desenho original dos designers João Cauduro e Ludovico Martino, do escritório paulista Cauduro-Martino, o seu "bonequinho" - como apelidaram seu símbolo, que inicialmente era acompanhado da assinatura "TV-2 Cultura". O verde desde sua fundação é tido como a cor oficial da instituição.
  30.  
  31. No dia 28 de fevereiro de 1986 outro incêndio atinge a sede da TV Cultura, na cidade de São Paulo. O fogo destruiu 90% dos equipamentos da emissora, fazendo com que ela ficasse três horas fora do ar. A emissora, com equipamentos emprestados das TVs Globo, Manchete e Bandeirantes, retorna ao ar noticiando o incêndio e cobrindo todo o trabalho dos bombeiros.
  32.  
  33. Em 22 de agosto de 1992, a emissora inaugurou no bairro do Sumaré a Torre Cultura, que passava a ser usada para emitir os sinais da TV Cultura e da Cultura FM, além das demais emissoras públicas de São Paulo. A nova torre substituiu a antiga utilizada pela emissora desde a década de 1970 no Pico do Jaraguá, que passou a ser utilizada pela Rádio USP FM. Em 1993, foi formada a Rede Cultura de Televisão, via satélite para o Brasil inteiro.
  34.  
  35. A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil com a TV Cultura, foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil, a TV pública do Governo Federal. Com isso, São Paulo e outros estados brasileiros passaram a transmitir apenas o sinal da TV Cultura. Depois, muitas emissoras públicas em todo o território nacional deixaram de transmitir a programação da TV Cultura para transmitirem a programação da TV Brasil, gerando o rápido encolhimento da rede desde 2008.
  36.  
  37. No dia 18 de março de 2015, depois de mais de 20 anos em sinal analógico captado nas parabólicas, a TV Cultura deixou de ter sinal no satélite StarOne C2 analógico, passando a utilizar o StarOne C3 digital.
  38.  
  39. Em 6 de setembro de 2016, a Empresa Brasil de Comunicação não autoriza o canal a exibir os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 por decidir que somente os canais que fazem parte da ABEPEC devem transmitir o evento, sendo a única emissora de rede a TV Brasil. Com o veto, no dia seguinte, o canal passou a fazer campanha nas redes sociais, intitulada #LiberaOSinalEBC. Com a cerimônia de abertura já em execução, o departamento de jornalismo da Cultura negociou com a Rede Globo, detentora dos direitos do evento, e conseguiu autorização, retransmitindo o sinal do International Broadcast Center (IBC).
  40.  
  41. A partir de 21 de setembro de 2016, a TV Cultura passou a ser considerada pela ANATEL como uma rede nacional que deve ter o sinal carregado obrigatoriamente pelas operadoras de televisão por assinatura de DTH, ao ser incluída na lista, ao lado da RCI, que tinha até o momento 14 redes consideradas como sendo nacionais. Em junho de 2020, a TV Cultura iniciou uma parceria com o UOL, disponibilizando seu conteúdo no portal.
  42.  
  43. De 1980 a 2007, a TV Cultura tornou-se uma forte rede de televisão educativa, sendo que várias emissoras educativas de todo o país passaram a se afiliar com a rede. No ano de 1998, a TVE Brasil do Rio de Janeiro se juntou a TV Cultura e juntas elas formaram a Rede Pública de Televisão, hoje ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas e Educativas). Em 2007, com a criação da TV Brasil, a parceria com a TV Cultura é desfeita, porém a parceria é retomada dois anos mais tarde. No período de 2008 a 2012, mais da metade das afiliadas da TV Cultura a deixam pela TV Brasil, gerando um rápido encolhimento da rede, quadro revertido entre 2016 e 2019.
  44.  
  45. Em 2013, a emissora começou a buscar novas emissoras pelo Brasil nos mercados onde perdeu afiliadas para a TV Brasil nos últimos anos, promovendo uma reexpansão do seu sinal. Atualmente, a emissora está presente em 2.000 municípios e em 27 estados, seja por meio de emissoras parceiras ou retransmissoras da rede.
  46.  
  47. O Cultura Meio-Dia é um telejornal brasileiro produzido pela TV Cultura, que vai ao ar de segunda a sexta-feira ás 12h com uma duração de 60 minutos. O telejornal é apresentado por Aldo Quiroga e Andressa Boni. Conta com a participação de comentaristas especializados e traz ainda notícias do esporte com Vladir Lemos.
  48.  
  49. O Cultura Meio-Dia, apresentado por Aldo Quiroga e Andressa Boni, reúne manchetes durante a manhã, no Brasil e no mundo, com ênfase no jornalismo cultural e esportivo. O jornal mostra ainda reportagens de serviço à população, destaques do esporte, com apresentação de Vladir Lemos.
  50.  
  51. Cultura Noite é um telejornal brasileiro produzido pela TV Cultura, que vai ao ar de segunda a sexta-feira ás 19h com uma duração de 50 minutos. O telejornal é apresentado por Heródoto Barbeiro. O jornal conta com a participação de comentaristas, assim como o seu irmão noturno (Jornal da Cultura).
  52.  
  53. O Cultura Noite, apresentado pela jornalista Heródoto Barbeiro, é um telejornal reflexivo para o telespectador bem informado que procura mais do que o noticiário amplo e pouco aprofundado. O telejornal atende ao telespectador que, ao fim do dia, quer se informar sobre o noticiário de forma didática e clara, como propõe o jornalismo público. Os destaques nacionais e internacionais são apresentados por editores especializados em esporte, mundo, segurança pública e cultura.
  54.  
  55. Jornal da Cultura (também conhecido pela sigla JC) é um telejornal brasileiro produzido pela TV Cultura, que vai ao ar diariamente ás 22h com uma duração de 60 minutos (aos domingos o telejornal tem apenas 40 minutos de duração). O telejornal é ancorado por Willian Corrêa (de segunda a sexta) e Ana Paula Couto (aos sábados e domingos). O jornalistico é caracterizado por ter composto em sua bancada, além do apresentador, dois comentaristas, profissionais das diversas áreas do conhecimento que discutem acerca das notícias expostas.
  56.  
  57. No início da década de 1980, o nome da emissora passou a ser RTC - Rádio e Televisão Cultura. No mesmo período, foram criados uma série de programas, entre eles jornalísticos como o RTC Notícias, programa que viria a servir de base para o atual Jornal da Cultura. Em dezembro de 1986, o programa foi rebatizado com o nome atual e estreou com a apresentação de Carlos Henrique e Angelo Vizarro. Em 1991, estreia o Jornal da Cultura: 60 Minutos, este que viria a ser o Jornal da Cultura Primeira Edição. Na década de 2000, o programa viria a ser reforçado em seu time de repórter, bem como em seu tempo de exibição na grade de programação da emissora. Em 2006, a TV Cultura estreou os dois novos telejornais da TV Cultura - o Cultura Meio-Dia e o Cultura Noite. Passaram pela bancada do jornalístico, os apresentadores Carlos Nascimento, William Waack, Marco Antonio Rocha, Rodolfo Konder, Valéria Grillo, Milton Jung e Celso Zucatelli.
  58.  
  59. ===
  60. TV Cultura Educação é um canal de televisão brasileiro pertencente a Fundação Padre Anchieta, que, por sua vez, é operada pelo Governo do Estado de São Paulo.
  61.  
  62. A emissora foi criada e estreou sua programação em 26 de agosto de 2009 com a denominação Multicultura, formando uma multiprogramação de TV digital no país, junto a Univesp TV que, ao lado da TV Cultura, passaram a compor a nova oferta de canais de televisão da Fundação Padre Anchieta. O canal pode ser sintonizado pelo aplicativo Cultura Digital, e também por streaming no site oficial. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 na Grande São Paulo.
  63.  
  64. Em 15 novembro de 2014 é renomeado para MCE TV (Multicultura Educação). Em 7 de maio de 2018 voltou a utilizar somente o nome MultiCultura.
  65.  
  66. Em 2 de abril de 2020, passou a se chamar TV Cultura Educação, exibindo aulas ministradas por professores para alunos da rede pública do Estado, mediante a programação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, iniciativa da Secretaria Estadual de Educação com o objetivo de apoiar os estudos à distância, de forma interativa, durante o fechamento de escolas no estado devido a recomendação de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
  67.  
  68. ===
  69. TV Rá-Tim-Bum é um canal de televisão brasileiro fundado em 1º de dezembro de 2004, que pertence à Fundação Padre Anchieta, dedicado ao público infantil. A inicial proposta do canal foi conter programação 100% composta de produções nacionais de foco infantil e educacional, divididas entre programas infantis que já foram exibidos na TV Cultura, produções próprias e coproduções com estúdios de animação brasileiros de vários estados.
  70.  
  71. Em 2007, tornou-se disponível nos Estados Unidos. Em 2009, a emissora tornou-se disponível em Portugal.
  72.  
  73. Seus primeiros anos tinham um foco maior na programação original transmitida pela TV Cultura desde a década de 1980 até o começo de 2000. Posteriormente o canal passou a desenvolver seus programas originais, principalmente desenhos animados ainda mantendo o foco educacional e pré-escolar. Em 2011, o canal teve três indicações para a quinta edição do PrixJeunesse Iberoamericano, com O Papel das Histórias na categoria Até 6 anos; Física Divertida e Traçando Arte na categoria 7 a 11 anos não-ficção.
  74.  
  75. A TV Rá-Tim-Bum renova sua programação mensalmente, habitualmente com a estréia de um novo programa no início de cada mês. A partir de 2015, o canal, passa a transmitir também produções estrangeiras, como as séries Pororo e Nutri Ventures, pois até então, desde 2004, o canal exibia apenas programas brasileiros. Porém, na virada de 2016 para 2017, as produções estrangeiras deixam de ser exibidas, fazendo o canal retornar a exibir apenas programas brasileiros.
  76.  
  77. Em 2010, a TV Rá-Tim-Bum começou uma parceria com a HCTV (canal de televisão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) para a exibição de programas voltados aos pais. Em 2004, pouco depois da inauguração do canal, foi exibido o programa familiar Tamanho Família (que geralmente tinha como convidados psiquiatras, fonoaudiólogos e psicólogos sobre os mais diversos cuidados com os bebês e crianças, como por exemplo, os riscos de acidentes domésticos, o desenvolvimento das crianças), cujo programa foi exibido até o começo de 2007.
  78.  
  79. ===
  80. Univesp TV é um canal de televisão brasileiro sediado em São Paulo, capital do estado homônimo. Pertence à Fundação Padre Anchieta e foi inaugurada no dia 26 de agosto de 2009, criando assim a multiprogramação de TV digital no país, junto com a MultiCultura que, ao lado da TV Cultura, passaram a compor a nova oferta de canais de TV da Fundação Padre Anchieta. O canal pode ser sintonizado no celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, e também por streaming no site oficial. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.2 da TV digital.
  81.  
  82. O canal amplia o acesso e a expansão do ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV.
  83.  
  84. Embora a programação inclua programas complementares aos conteúdos acadêmicos das quatro entidades de ensino superior públicas estaduais de São Paulo (Univesp, USP, Unicamp e Unesp), a programação da Univesp TV é destinada a todos os cidadãos, mesmo aqueles sem vínculos com as universidades paulistas.
  85.  
  86. A criação da Univesp TV, ao lado do canal MultiCultura, é uma iniciativa pioneira no Brasil. Foi o primeiro caso de divisão da banda digital de uma emissora, no caso a TV Cultura de São Paulo, para exibição de programações diferentes.
  87.  
  88. A partir de 12 de março de 2015, passou a ter sua primeira expansão nacional, através do canal 42 em Belém (PA), em substituição a RBI, atualmente permanece sem sinal. Em 7 de setembro de 2016, a Univesp TV inaugurou o seu sinal em Maringá (PR), através do canal 17.2 digital. Em 17 de maio de 2017, a Univesp TV inaugurou o seu sinal em Brazlândia (DF), através do canal 54.2 digital. Em 19 de outubro de 2017, Local TV de Manaus (AM), passou a transmitir a Univesp TV, substituindo a Cultura.
  89.  
  90. ===
  91. Cultura FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo. Opera no dial FM, na frequência 103.3 MHz. Gerida pela Fundação Padre Anchieta, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas emissoras de rádio e TV educativas do estado, e é especializada em música clássica, erudita e jazz. Seus estúdios ficam localizados no bairro da Lapa de Baixo, junto aos outros meios de comunicação da FPA, e sua antena de transmissão, a Torre Cultura, está no bairro do Sumaré.
  92.  
  93. A Cultura FM foi inaugurada em 11 de julho de 1977, inicialmente no canal 88.9 MHz. Em 1983, mudou sua frequência para 103.3 MHz, onde permanece até hoje.
  94.  
  95. Ela é especializada em música erudita. Possui programação ancorada por críticos especializados em Mozart, Beethoven, Tchaikovsky, Bach, Bizet, Verdi, entre outros grandes compositores.
  96.  
  97. Maestros famosos também participam da programação frequentemente, como Júlio Medaglia. Sucessos das grandes Orquestras Sinfônicas, além de óperas, são tocados diariamente. Obras de grandes tenores, como Placido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti são sempre exibidas.
  98.  
  99. Entre os apresentadores estão Arrigo Barnabé, e Gioconda Bordon.
  100.  
  101. Entre os programas com maior sucesso na rádio estão: Teatro de Ópera, com o maestro Walter Lourenção, Encontro com o Maestro com João Maurício Galindo, O que há de novo? com João Marcos Coelho, dentre outros. A emissora também tem um programa de sobre jazz que passa todos os dias à meia-noite, o Cultura Jazz produzido pelo professor e radialista Vilmar Bittencourt.
  102.  
  103. A música erudita contemporânea tem vez com o programa Kaleidoscópio, apresentado por Almeida Prado, compositores como Alban Berg, Sergei Prokofiev e Camargo Guarnieri ganham espaço na emissora.
  104.  
  105. Em 2017 comemorou 40 anos de atividade.
  106.  
  107. ===
  108. Rádio Cultura é uma emissora de rádio brasileira sediada em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo. Opera no dial AM, na frequência 1200 kHz, além de ondas curtas, que atualmente estão desativadas. Gerida pela Fundação Padre Anchieta, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas emissoras de rádio e TV educativas do estado, e é especializada em MPB e outros ritmos populares. Seus estúdios ficam localizados no bairro da Lapa de Baixo, junto aos outros meios de comunicação da FPA, e seus transmissores estão no bairro do Guarapiranga.
  109.  
  110. A antiga Rádio Sociedade Cultura (PRE-4) ou Rádio Cultura, iniciou suas transmissões em 1936, como propriedade da família Fontoura, já com o objetivo de divulgar as atividades artístico-culturais de São Paulo, na frequência de 1200 kHz. Em 1940 foi vendida a Paulo Machado de Carvalho, dono da Rádio Record, que passou a formar as Emissoras Unidas. Em 1953 foi adquirida pelas Organizações Victor Costa. Em 1959, foi adquirida pelo Grupo Diários Associados, que a transferiu, no final dos anos 60, juntamente com a TV Cultura, para o controle da recém criada Fundação Padre Anchieta.
  111.  
  112. Em 1970, desenvolveu seu primeiro projeto educacional: o pioneiro Curso Supletivo de Primeiro Grau, que integrava as emissões do Projeto Minerva para todo o país. Durante mais de uma década, foram criados e veiculados diversos programas voltados ao ensino básico: eram aulas de línguas estrangeiras, história, matemática, português e até de ginástica.
  113.  
  114. Nos anos 80, a Rádio Cultura AM iniciou a produção de programas educativos com formatos de entretenimento e bem mais ágeis. Nesse contexto, surgiu o Matéria Prima, apresentado por Serginho Groisman, o primeiro programa de rádio voltado para o público adolescente e jovem. Anos depois, o formato foi reestruturado e adaptado para televisão, obtendo enorme sucesso na TV Cultura e posteriormente no SBT e Rede Globo, com outros nomes.
  115.  
  116. Atualmente, a Rádio Cultura AM é especializada em música brasileira e MPB, além de serviços noticiosos. Entre seus programas, especial destaque para os programas Setenta e oito rotações: são músicas dos anos 20, 30, 40 e início dos anos 50 em gravações originais e muito solicitadas pelos ouvintes; e também o Cultura Livre que é um programa musical de entrevistas apresentado diariamente por Roberta Martinelli com os novos nomes da MPB, indo para a TV Cultura em 2010 gravado com imagens de telefone celular. Artistas profissionais ou principiantes são potenciais presenças convidadas do programa desde que seus trabalhos sejam originais, bem executados e que não tenham exclusivamente finalidades comerciais.
  117.  
  118. A partir de maio de 2007, a rádio sofreu uma reformulação em sua programação, com um novo transmissor de 100 kW, que permite que a emissora seja ouvida em toda a Grande São Paulo.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement