Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - Grupo Record - Radio

Sep 29th, 2020 (edited)
544
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 51.23 KB | None | 0 0
  1. Rádio Record é uma emissora de rádio brasileira sediada em São Paulo, capital do estado homônimo. Opera no dial AM, na frequência 1000 kHz. Pertence ao Grupo Record, de propriedade do bispo e empresário Edir Macedo, que também controla a RecordTV. Sua programação atualmente é voltada ao esporte, jornalismo e programas populares.
  2.  
  3. A emissora foi inaugurada em 23 de outubro de 1928 pelo dono da loja de discos Record, Álvaro Liberato de Macedo, atendendo pelo nome de Rádio Sociedade Record. Nesse período, funcionava na Praça da República, número 17, e contava com um transmissor de 500 kWs e onda de 297 metros, permitindo um grande alcance do sinal. Mesmo assim, operando com uma programação irregular. Em 13 de junho de 1931, a emissora foi vendida aos empresários Jorge Alves Lima, João Batista do Amaral e Paulo Machado de Carvalho por um valor de 25 contos de réis.
  4.  
  5. Nesta época São Paulo exigia a deposição do então presidente Getúlio Vargas, e as rádios paulistas, especialmente a Record, se transformavam em poderosas armas. No mês de julho, teve início o movimento que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932, que tinha como a principal exigência a convocação de eleições para a formação de uma assembleia constituinte: "O país necessitava de uma nova Constituição."
  6.  
  7. A cidade de São Paulo logo foi cercada e isolada por tropas federais. Ela então utilizou emissoras de rádio para divulgar os acontecimentos a outras partes do país. Em 23 de maio de 1932, antes das manifestações, o primeiro passo dos estudantes foi a invasão dos estúdios da Record, chegando até a sala de Paulo Machado de Carvalho, e ordenando que colocasse no ar a leitura de um abaixo-assinado. A rádio teve que aderir à causa na marra. E assim foi dito no ar:
  8. Nós, os abaixo-assinados, declaramos que invadimos à valentona, os estúdios da PRB-9 Rádio Record de São Paulo, e conclamamos o povo para que se mude a situação política existente no Brasil.
  9.  
  10. Logo leram pela Record o nome de um dos que assinavam o manifesto contra Getúlio. Em 9 de julho de 1932, a revolução, planejada desde abril de 1931, por fim explodiu. No mesmo dia, através dos acordes do dobrado "Paris Belfort" que ficou como a marcha da Revolução Constitucionalista de 32, fizeram que César Ladeira eloquentemente levasse ao ar mensagens patrióticas, que aclamavam o espírito paulista contra os getulistas. Guilherme de Almeida escreveu poesias para que o locutor declamasse. Por conta da revolução, Ladeira ficou conhecido como "A Voz da Revolução", e a Rádio Record, como "A Voz de São Paulo". Em 1º de outubro de 1932, todos os jornais, inclusive os de Assis Chateaubriand, anunciaram:
  11. "(...)As tropas brasileiras ganharam dos paulistas. Perdemos nas armas, mas nas letras ganhamos, porque em 1932 Getúlio Vargas acabou por aceitar as normas paulistas para modificar a Constituição Nacional."
  12.  
  13. Com a transmissão de programas produzidos por nomes como Blota Júnior, Otávio Gabus Mendes, Osvaldo Moles, Thalma de Oliveira e Sonia Ribeiro, e espetáculos musicais com um numeroso elenco fixo que reunia Isaurinha Garcia, Inezita Barroso, Neide Fraga, Carlos Galindo e outros, alcança a liderança em São Paulo entre os anos 1940 e 1950. Nesse período, surge o seu slogan mais marcante: "Rádio Record, a maior".
  14.  
  15. Sob a direção de Chico Paes de Barros, retoma o primeiro lugar de audiência durante as décadas de 1970 e 1980, com uma programação de linha popular, ancorada por grandes comunicadores como Zé Béttio, Gil Gomes e Eli Corrêa.
  16.  
  17. Já naquela época, a programação da rádio funcionava 24 horas por dia. A abertura se iniciava às 05:00 horas com os seguintes apresentadores: Zé Béttio - Edição Diurna (músicas sertanejas), Gil Gomes (repórter policial), Silvio Santos (entretenimento), Barros de Alencar (entretenimento), Eli Corrêa (MPB), Zancopé Simões (na década de 70, que ficou conhecido como "Amigo número 1 dos Caminhoneiros), Calé (MPB, notícias sobre estradas e caminhoneiros), Zé Béttio - Edição Noturna (músicas sertanejas), Osvaldo Bettio (músicas sertanejas), Arlindo Béttio (músicas sertanejas), etc.
  18.  
  19. Em parceria com a Rádio Gazeta, foi uma das pioneiras na transmissão de jogos de futebol em "dobradinha" cuja equipe nessa época era comandada pelo "pai da matéria" Osmar Santos. Anteriormente, Osvaldo Maciel comandou a equipe esportiva da emissora e também posteriormente à saída do Osmar.
  20.  
  21. A exemplo da TV Record, entra em grave crise financeira no final da década de 1980, perdendo seus comunicadores para outras estações e o primeiro lugar em audiência para a Rádio Globo, posteriormente o segundo para a Rádio Capital e o terceiro e quarto para as rádios Bandeirantes e Jovem Pan. Em março de 1990, o controle acionário da rádio, assim como o da TV, passa para o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.
  22.  
  23. A nova administração mantém a linha popular de programação até 2001, quando demite seus comunicadores e implanta uma programação quase que inteiramente religiosa. Só seguiram na emissora a equipe esportiva, comandada por Fiori Gigliotti, na Record desde 1995, e o radialista Paulinho Boa Pessoa. A mudança de público-alvo derruba a rádio para o oitavo lugar na audiência, e em alguns horários, tornou-se mera retransmissora da Rádio São Paulo.
  24.  
  25. Tal postura mudou a partir de 2004, e aos poucos a Rádio Record volta a ser uma rádio "comercial". Em julho de 2006, uma nova diretoria (Cássio Lima, diretor geral e Roberto Foster, diretor comercial) assume a emissora paulistana e eleva a rádio para a terceira colocação entre as emissoras do segmento popular de São Paulo.
  26.  
  27. A partir do dia 2 de março de 2009, com a estreia de José Nello Marques, a rádio passa a usar novamente o slogan A Voz de São Paulo, símbolo da revolução constitucionalista de 1932. Em 1º de abril, a Rádio Record anuncia a contratação do radialista Paulo Barboza, vindo da Rádio Capital. Sua estreia acontece no dia seguinte. Barboza faz parte da lista dos grandes comunicadores do rádio brasileiro que a direção planeja contratar. Com esta e outras contratações que tem realizado desde 2007, a emissora paulistana resgata e define sua tradição popular.
  28.  
  29. A Rádio Record é uma das mais tradicionais emissores de Rádio do Brasil, uma das únicas com Canal Internacional exclusivo em ondas médias com 200 mil watts de potência, que sem dúvida, levam muita alegria, informação, música e prestação de serviços aos 4 cantos do país.
  30.  
  31. O objetivo da Rádio Record é continuar sendo a grande emissora popular que sempre foi, só que com uma diferença de suas concorrentes: um jornalismo forte, atuante e com uma linguagem de fácil compreensão.
  32.  
  33. Cidade Alerta
  34. Segunda à Sexta - das 06h00 às 07h00
  35. O Cidade Alerta é um programa jornalístico, com prestação de serviço, trânsito, estradas, economia popular, previsão do tempo, entre outras informações diárias. No Cidade Alerta, o resumo de tudo que aconteceu no Plantão de Polícia e ainda os primeiros fatos da manhã que vão merecer destaque nos jornais no dia seguinte. A informação atualizada e precisa e as notícias do dia em tempo real.
  36.  
  37. Fala Brasil
  38. Segunda à Sexta - das 07h00 às 08h00
  39. Mais informação e prestação de serviço nas manhãs da Rádio Record. De segunda a sexta, Luiz Bacci apresenta o Fala Brasil. Um jornal dinâmico com as principais notícias do Brasil e do mundo. No ar, os destaques da economia, esporte, política, informações do trânsito e das estradas. Com uma linguagem simples e direta, assuntos que realmente interessam ao ouvinte Record.
  40.  
  41. Léo Miranda
  42. Segunda à Sexta - das 08h00 às 11h00
  43. Léo Miranda faz companhia para todos os ouvintes da Rádio Record no período da manhã. Léo Miranda está sempre pronto a transmitir uma mensagem de amizade e compreensão. Todos os dias, o apresentador comenta os problemas do cotidiano, sorteia prêmios e recebe a visita de convidados especiais. Um dos momentos mais esperados é Léo Miranda é a leitura da carta no quadro “A Verdade de Cada Um”. É emoção garantida nas manhãs da Rádio Record.
  44.  
  45. Debate Bola
  46. Segunda à Sexta - das 11h00 às 12h00
  47. Debate Bola mantém o torcedor informado sobre tudo que acontece no esporte. Cobertura diária das atividades dos principais clubes do Brasil e do Mundo, Debate Bola também abre espaço para a prestação de serviços com informações sobre o que ocorre na cidade e sobre os principais fatos do dia com o jornalismo Record.
  48.  
  49. Show da Record
  50. Segunda à Sexta - das 12h00 às 14h00
  51. Lúcia Amaral faz o show pra você! O programa destaca assuntos ligados ao universo feminino, debate temas polêmicos, dá dicas de receitas culinárias, beleza, saúde e recebe especialistas.
  52.  
  53. César Filho & Você
  54. Segunda à Sexta - das 14h00 às 16h00
  55. O programa é um grande show, com uma mistura de entretenimento, prestação de serviço e, é claro, jornalismo. Com muita simpatia e descontração, César Filho recebe no estúdio artistas de sucesso e ainda toca os hits do momento. O ouvinte confere também as fofocas do mundo dos artistas e o perfil de seus maiores ídolos.
  56.  
  57. Comando Record
  58. Segunda à Sexta - das 16h00 às 18h00
  59. Apresentado por Reinaldo Gottino, o Comando Record leva ao ar um mix de informação e prestação de serviço, estreitando a relação do ouvinte Record com as autoridades, que serão cobradas por providências necessárias para a população. O programa será uma das armas da população para exercer seus diretos de consumidor e cidadão.
  60.  
  61. Record nos Esportes
  62. Segunda à Sexta - das 18h00 às 19h00
  63. O Record nos Esportes é o veículo para manter o torcedor informado sobre tudo o que acontece no esporte, em particular no mundo do futebol. Cobertura diária e ao vivo das atividades dos principais clubes de São Paulo com a equipe de repórteres da Record e um panorama completo das atividades esportivas pelo Brasil e pelo Mundo. O Record nos Esportes também abre espaço para a prestação de serviços com informações sobre o trânsito na cidade e sobre os principais fatos do dia com o jornalismo Record.
  64.  
  65. Record All News
  66. Segunda à Sexta - das 19h00 às 20h00
  67. O grande noticioso da Rádio Record, terá na agilidade sua principal característica. Na conexão total com a informação, giros constantes dos repórteres e muita prestação de serviço, além de dois correspondentes internacionais no Velho Mundo. Direto da Europa, os correspondentes em Londres e Lisboa, vão alimentar, ao vivo, o noticiário internacional.
  68.  
  69. Record nos Esportes 2ª edição
  70. Segunda à Sexta - 20h00 às 22h00
  71. Depois do Record All News entra em campo o Record nos Esportes 2ª edição, com a participação de toda a equipe esportiva da Record. As notícias do dia em cada clube, entrevistas especiais, notícias, informações do esporte amador, participação constante dos ouvintes torna o final de noite bastante agradável!
  72.  
  73. Record em Notícias
  74. Segunda à Sexta - 22h00 às 00h00
  75. Em busca da informação, prestação de serviços e na comunicação transparente com os ouvintes, trazendo as principais notícias que fizeram o dia, a Rádio Record apresenta o Record em Notícias. O programa conta com uma equipe formada por profissionais altamente respeitados no jornalismo. O ouvinte da Rádio Record terá cobertura total dos fatos, através da Equipe de Jornalismo da Central Record de Notícias. Através de um perfil dinâmico, claro e objetivo, o Record em Notícias traz uma nova cara para o radiojornalismo brasileiro.
  76.  
  77. Manhã Record
  78. Sábado e Domingo - 06h00 às 09h00
  79. O “Manhã Record” é mais completo show de variedades dos finais de semana do rádio brasileiro. Natan Pinheiros comanda as atrações, sempre acompanhadas de uma seleção musical da melhor qualidade, tocando os grandes sucessos do passado e os hits do momento. Além disso, o programa tem entrevistas com artistas, muito jornalismo e prestação de serviço, além é claro da participação do ouvinte por telefone.
  80.  
  81. Estação Record
  82. Sábado - das 09h00 às 12h00
  83. Estação Record é entretenimento com bastante alegria! A apresentadora Tina Roma leva ao ar músicas e curiosidades sobre a carreira dos cantores, entrevistas com profissionais renomados de diversos setores, dicas de etiqueta e comportamento, tira-dúvidas sobre a língua portuguesa, além da constante distribuição de prêmios através de games com os ouvintes.
  84.  
  85. Na Linha do Gol
  86. Sábado e Domingo - das 12h00 às 15h00
  87. Programa pré-jornada da Record com a participação de toda a Equipe Esportiva da emissora. Uma análise completa dos eventos que acontecem no final de semana, repórteres ao vivo dos estádios e das concentrações dos clubes. Destaque para as rodadas dos principais campeonatos de futebol e matérias especiais com os principais personagens do esporte brasileiro espalhados pelo mundo. De hora em hora, giro de informações atualizado com notícias dos clubes e a colaboração constante do jornalismo da Rádio Record.
  88.  
  89. Jornada Esportiva
  90. Sábado - 15h00 às 18h00
  91. Domingo - 15h00 às 20h00
  92. Através da Jornada Esportiva, o ouvinte Record acompanha a transmissão dos principais eventos esportivos do Brasil e do Mundo. A equipe de Esportes da Record está presente em todos os campos acompanhando os principais eventos como o Campeonato Brasileiro de Futebol, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul Americana, amistosos da Seleção Brasileira, jogos das eliminatórias da Copa do Mundo e a Copa do Mundo. Muita informação, opinião e vibração na hora em que a bola rola.
  93.  
  94. Lance Final
  95. Sábado - das 18h00 às 19h00
  96. Domingo - das 20h00 às 22h00
  97. No Lance Final, com participação da equipe de Esportes da Record, o torcedor fica sabendo tudo o que rola depois do jogo, nos vestiários dos clubes. Entrevistas, opinião e muita informação de todos os campos e um resumo dos principais fatos esportivos dos dia. Cobertura do futebol pelo Brasil e pelo Mundo.
  98.  
  99. Viagem Musical
  100. Sábado - das 19h00 às 00h00
  101. Domingo - das 22h00 às 00h00
  102. Viagem Musical é um programa dedicado aos grandes intérpretes da Música Popular Brasileira. Os especiais contam a história dos artistas e tocam seus grandes sucessos. Fatos históricos do Brasil e do Mundo são lembrados de acordo com o ano em que as músicas estiveram nas paradas, fazendo com que os ouvintes viajem no tempo e resgatem suas lembranças.
  103.  
  104. Bom Dia Alegria
  105. Domingo - das 09h00 às 12h00
  106. Bom Dia Alegria é um programa voltado para as donas de casa, com bastante música (as mais pedidas pelos ouvintes) e informações sobre novelas, bastidores da TV, entrevista com artistas e especialistas de diversas áreas da saúde, além de dicas sobre as opções culturais na cidade de São Paulo, e dicas diversas para as donas de casa - dicas culinárias, dicas sobre como aproveitar melhor os alimentos, entre outras.
  107.  
  108. Record É Notícia
  109. Segunda à Domingo - a cada hora cheia
  110. Record É Notícia prioriza e acompanha fatos e acontecimentos da cidade de São Paulo, do Brasil e do mundo, com vértices definidas de Jornalismo e Prestação de Serviço. Objetiva ainda resgatar o papel informativo do veículo Rádio, sendo instantâneo, volátil e imediatista. Em linhas gerais, antecipa a notícia e pauta os jornais do dia seguinte, com atuação no tempo real da informação.
  111.  
  112. ===
  113. Rádio Guaíba é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera em AM na frequência 720 kHz e em FM, na frequência 101.3 MHz, além de ondas curtas de 6000 kHz e 11785 kHz. Seus estúdios ficam localizados no Centro Histórico de Porto Alegre, no Edifício Hudson, que também é sede do Correio do Povo. Seus transmissores para AM estão na Ilha da Pintada, no Arquipélago do Delta do Jacuí, e seus transmissores para FM estão no Morro da Polícia, junto aos da RecordTV RS.
  114.  
  115. Às 12 horas do dia 30 de abril de 1957, inicialmente com 10 quilowatts em ondas médias e dois transmissores de ondas curtas, a ZYU 58 Rádio Guaíba de Porto Alegre entra no ar. Sua inauguração oficial acontece no Theatro São Pedro com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da pianista Yara Bernette, do Coro Orfeônico da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo e recital de Tito Schipa. Adroaldo Streck e Jairo Mello Christ foram os responsáveis pela primeira transmissão: "Rádio Guaíba, Porto Alegre, Brasil, no ar em caráter definitivo.".
  116.  
  117. Desde o início, o programa da Guaíba que mais se destacou foi o Correspondente Renner, que por 46 anos foi narrado por Milton Ferreti Jung. Além dele, só narraram a síntese Mendes Ribeiro, Ronald Pinto e Ênio Berwanger. A primeira locutora feminina a apresentar o tradicional noticiário foi Maria Luiza Benitez.
  118.  
  119. Em 1957, mostra aos gaúchos os primeiros sinais emitidos do espaço pela nave espacial Sputnik, lançada pela URSS. Nesse mesmo ano faz sua primeira transmissão esportiva - o início do Gauchão, no Estádio Olímpico.
  120.  
  121. A Rádio Guaíba foi a única do Rio Grande do Sul a cobrir a Copa do Mundo FIFA de 1958, realizada na Suécia. Apesar de no seu início não ter programação esportiva, esta foi incluída à emissora. Depois da cobertura histórica do mundial, na qual o Brasil ganhou seu primeiro título, a Guaíba se fixou com sucesso no segmento esportivo.
  122.  
  123. Mas foi em 1961 que a Rádio Guaíba mostrou para quê veio. Neste ano, a Rádio transmitiu o discurso de Leonel Brizola durante a Campanha da Legalidade e implantou uma rede no qual o sinal da rádio era reemitido em antenas FM e captado e retransmitido através das AMs do Interior gaúcho e também de outros estados Brasil afora. Era formada a "Rede da Legalidade", embrião do que seria a atual Rede Guaíba SAT (com a diferença que a rede atual é emitida através de sinal via satélite e a rede da época, em frequência modulada através de distribuição antena por antena, o sistema mais moderno da época em formação de rede, mesmo que os conceitos de rede de rádio no Brasil ainda nem existissem), com o mesmo foco de 50 anos atrás: informação e utilidade pública.
  124.  
  125. Liderou o mercado a partir da Legalidade até meados da década de 80, quando toda a Empresa Jornalistica Caldas Júnior viveu um momento difícil. Durante muitos anos, o esporte da Guaíba foi líder absoluto de audiência no território gaúcho. A solidificação da concorrência aconteceu exatamente no período turbulento de meados dos anos 80, quando toda a Caldas Júnior viveu dias difíceis, perdendo muitos de seus profissionais para outras emissoras.
  126.  
  127. Em 1984, com a falência da Companhia Jornalística Caldas Júnior, a rádio e os outros componentes da massa falida do grupo foram vendidos à Renato Bastos Ribeiro, que fundou o Sistema Guaíba-Correio do Povo de Comunicação.
  128.  
  129. Em 1986 começa a reformulação da Rádio Guaíba, já sob novo comando. Para essa reformulação foram contratados jornalistas nas áreas geral e esportiva e adquiridos equipamentos avançados. Nos anos 1990 foram feitas outras mudanças: era contratado o narrador Haroldo de Souza e dava largada à Rede Guaíba SAT, integrando a emissora ao país todo. O padrão de programação e qualidade da emissora, consolidado durante décadas, continuou durante a nova gestão.
  130.  
  131. Em 2007, a família Ribeiro aceitou uma proposta de compra do complexo, que envolvia TV, jornal e a rádio, pelo Grupo Record.
  132.  
  133. Em 16 de agosto de 2010, a emissora passou a transmitir também em FM, substituindo a sua co-irmã Guaíba FM nos 101.3 MHz. A festa de lançamento da nova frequência, chamada de "Dia da Virada", contou com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini, e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
  134.  
  135. Em 29 de março de 2011, a Rádio Guaíba lançou o seu aplicativo para iPhone, iPod e iPad. Já em 24 de setembro de 2013, foi a vez da Rádio Guaíba lançar o seu aplicativo para os Smartfones e tablets do sistema operacional Android.
  136.  
  137. Em maio de 2018, a Rádio Guaíba passou a transmitir sua programação pelo aplicativo do jornal Correio do Povo. Já em novembro, a emissora passou a transmitir sua programação também pelo PlayPlus, a plataforma on demand do Grupo Record.
  138.  
  139. Guaíba Rural
  140. Segunda a sexta, das 4h às 5h
  141. O homem do campo acorda ouvindo o programa "Guaíba Rural", transmitido ao vivo em colaboração com o Correio do Povo, o jornal de maior circulação do Rio Grande do Sul, em dias úteis. Previsão do tempo fornecida pelo 8º Distrito de Meteorologia, manchetes dos jornais nacionais e internacionais, orientações técnicas elaboradas pela Emater, boletim informativo de Lizemara Prates e as primeiras informações do dia com o plantão do Departamento de Jornalismo, além das notícias produzidas pela editoria de Rural do Sistema Guaíba/Correio do Povo.
  142.  
  143. Bom Dia
  144. Segunda a sexta, das 5h às 7h30
  145. Para quem quer acordar com as primeiras informações do dia e o desdobramento dos fatos ocorridos no dia anterior, a programação da Guaíba oferece o Bom-Dia. Trata-se de um espaço variado, com informações e opinião sobre assuntos os mais diversos: economia, política, educação, trânsito, agenda do dia, mercado de capitais, economia popular, esportes, roteiro cultural e os destaques dos principais jornais do país e do mundo, além da previsão do tempo e os comentários dos colunistas do Correio do Povo.
  146.  
  147. André Haar Repórter
  148. Segunda a sexta, das 7h30 às 9h55
  149. O programa André Haar Repórter tem cunho jornalístico, apresentando as primeiras notícias do dia, enriquecidas por transmissõres ao vivo da equipe de reportagem e comentadas por convidados, no estúdio ou por telefone. Sob o comando do experiente jornalista que lhe empresta o nome, o programa André Haar Repórter também traz informações variadas, como a previsão do tempo e outras que, de uma forma ou de outra, despertem o interesse de seus ouvintes - especialmente saúde, transporte, lazer, cultura, música, culinária, direitos do consumidor, turismo e a arte de bem viver.
  150.  
  151. Agenda Esportiva
  152. Segunda a sábado, às 9h55
  153. O programa traz, de segundas à sextas-feiras, um resumo dos últimos fatos esportivos, com notícias da dupla Gre-Nal, do futebol nacional e internacional, além dos esportes olímpicos. Com a Agenda Esportiva, o ouvinte da Guaíba fica atualizado com as últimas informações esportivas.
  154.  
  155. Agora
  156. Segunda a sexta, das 10h às 11h
  157. A repercussão dos principais fatos sócio-político-econômicos da atualidade é apresentada por Amir Domingues, respeitado pela credibilidade de quem transmite informações há mais de 40 anos pelo microfone da Rádio Guaíba. Durante os 50 minutos de duração do programa, desfilam as vozes de quem é e de quem faz a notícia no Estado e no País. O programa estreou em 14 de julho de 1975 e já teve como apresentadores Flávio Alcaraz Gomes e Adroaldo Streck.
  158.  
  159. Jornal da Manhã
  160. Segunda a sexta, das 11h às 12h
  161. A síntese dos principais acontecimentos da manhã, noticiados pela equipe de repórteres e correspondentes do Sistema Guaíba/Correio do Povo a das rádios parceiras internacionais. O programa oferece, ainda, prestação de serviços aos ouvintes, com a presença de atrações fixas: previsão do tempo com a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, Carros e Motos, Medicina & Saúde, trânsito com a EPTC e Mercado de Capitais.
  162.  
  163. Terceiro Tempo
  164. Segunda a sexta, das 12h às 13h
  165. As notícias da manhã e os assuntos esportivos mais polêmicos são analisados e debatidos, no Terceiro Tempo, pelos narradores e comentaristas da Guaíba, com a participação do ouvinte por meio de telefone ou redes sociais.
  166.  
  167. Espaço Aberto
  168. Segunda a sexta, das 13h15 às 14h30
  169. O programa Espaço Aberto reúne um multifacetado grupo de convidados, apto a discutir os temas mais importantes do dia, na pauta política, administrativa, econômica e sócio-cultural do País. Luiz Augusto Kern, editor de política do Correio do Povo, seleciona as questões que são examinadas, então, numa sequência em que muitas vezes a paixão supera a lógica.
  170.  
  171. Programa da Tarde
  172. Segunda a sexta, das 14h30 às 16h
  173. Mais espaço para o jornalismo e o esporte, o "Programa da Tarde" estreou em 1 de agosto de 2000. O espaço é destinado, basicamente, à equipe de reportagem dos Departamentos de Jornalismo e de Esportes, além dos correspondentes da Central do Interior do Correio do Povo, que acompanham a evolução das notícias. O Programa da Tarde também tem informações sobre meteorologia, mercado de capitais e as últimas notícias da Internet. A presença de entrevistados, abordando os assuntos do dia, completa a estrutura do programa.
  174.  
  175. Guaíba Revista
  176. Segunda a sexta, das 16h às 17h
  177. Trazer à discussão temas culturais em diversas áreas, como literatura, teatro, cinema, shows e lazer, proporcionando ao ouvinte as opções de melhor qualidade. Essa é a proposta do programa Guaíba Revista. De segunda a sexta, a cultura é passada a limpo, contando, inclusive, com a participação de especialistas em cada área.
  178.  
  179. Jornal da Tarde
  180. Segunda a sexta, das 17h às 18h
  181. Uma síntese dos principais acontecimentos da tarde, noticiados pela equipe de repórteres e correspondentes da emissora, com a participação dos comentaristas do Correio do Povo, alem das notícias de Ecologia. Também muita prestação de serviços aos ouvintes, com informações sobre o mercado de capitais, e a previsão do tempo.
  182.  
  183. Repórter Esportivo
  184. Segunda a sexta, das 18h às 20h
  185. Programa tradicional, traz, na voz dos setoristas, as principais notícias vespertinas do nosso futebol, diretamente dos estádios, sem esquecer os outros esportes. Apresenta, também, informações e dicas para quem aposta em loterias.
  186.  
  187. Plantão Esportivo
  188. Segunda a sexta, das 20h10 às 22h30
  189. Torcida do Grêmio, no estádio Olímpico, e do Internacional, no estádio Beira-Rio, fazem o colorido do futebol gaúcho. É um programa dinâmico, ágil, que movimenta os repórteres e correspondentes da Guaíba, dando destaque para as principais notícias do dia, além de projetar os assuntos que serão manchete no Correio do Povo.
  190.  
  191. Último Toque
  192. Segunda a sexta, das 22h30 às 23h
  193. sábado, das 19h às 21h30
  194. domingo, das 22h às 23h
  195. É um programa destinado, em especial, aos ouvintes que não puderam acompanhar os noticiários anteriores e querem se atualizar sobre tudo o que aconteceu de importante nas últimas horas e acerca do que está previsto para os dias seguintes.
  196.  
  197. Jornal da Noite
  198. Segunda a sexta e domingo, das 23h às 0h
  199. Em noites de jornada esportiva, o Jornal da Noite vai ao ar a partir da 0h
  200. No ar desde abril de 1994, o Jornal da Noite é apresentado de domingos a sextas-feiras, incluindo feriados, das 23h às 24h. O programa é dividido em quatro blocos, com informações da equipe de reportagem local, do Interior, Nacional e Internacional. O Jornal da Noite também oferece informações sobre a previsão do tempo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos números de fechamento do mercado de capitais. Ao final do programa, espaço para o Departamento de Esportes noticiar as últimas do dia e para as manchetes dos principais jornais do País.
  201.  
  202. Noturno Guaíba
  203. Diariamente, da meia-noite a uma hora da manhã
  204. Em noites de Jornada Esportiva, o Noturno Guaíba vai ao ar a partir da 1h
  205. "Noturno Guaíba" é um programa irradiado diariamente, da meia-noite a uma hora, e que revive um pouco da história musical brasileira e latina, principalmente em seu período dos anos 30 aos 50.
  206.  
  207. A Música da Guaíba
  208. Segunda a sexta, das 1h às 4h30
  209. sábado, das 1h às 5h
  210. domingo, das 1h às 5h
  211. A programação musical da Rádio Guaíba AM tem tradição desde a sua inauguração, em 1957. Criteriosa e selecionada com muito bom gosto, A Música da Guaíba apresenta sempre o que há de melhor entre as orquestras, conjuntos e intérpretes brasileiros e internacionais.
  212.  
  213. A Música do Rio Grande na Guaíba
  214. sábado, das 5h às 6h
  215. Programação qualificada, com as letras e as melodias de inspirados autores e as vozes dos melhores intérpretes, que contam a vida e os amores dos gaúchos e a História do Rio Grande do Sul.
  216.  
  217. Projeto Mercosur
  218. sábado, das 6h às 7h
  219. O programa "Projeto Mercosul" estreou em 5 de agosto de 2000. O objetivo é manter um espaço fixo para a informação e a discussão das relações comerciais e políticas desta idéia que une Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
  220.  
  221. Guaíba Medicina & Saúde
  222. sábado, das 7h às 10h
  223. No ar desde 1989, é um dos programas de maior audiência no RS, alcançando grande público também nas regiões Sul e Central do País. Em clima descontraído, médicos conversam entre si e com os ouvintes por telefone, ao vivo, trazendo orientações simples, mas importantes sobre a saúde, além de informarem sobre os novos tratamentos que a Medicina pode oferecer. Trata-se de um programa de real utilidade pública. Um jornalismo inovador e moderno, porque ágil, simples e especializado.
  224.  
  225. Correio Rural
  226. sábado, das 10h às 12h
  227. O programa Correio Rural é um espaço que tem por objetivo discutir a política agrícola, manejo de rebanho, programas de gerenciamento e qualidade, métodos de plantio, cooperativismo, etc. O Correio Rural caracteriza-se, também, por transmitir eventos municipais, feiras agropecuárias e concentrações de produtores rurais.
  228.  
  229. Guaíba Esportes
  230. Sábado, das 12h às 13h
  231. Sábado é dia e véspera de jogos. No Guaíba Esportes, o ouvinte fica sabendo as escalações dos times e o que pensam dirigentes, técnicos e jogadores sobre as partidas que serão transmitidas pela Equipe Esportiva mais ouvida do Sul do Brasil.
  232.  
  233. Reunião de Pauta
  234. Sábado, das 13h10 às 14h
  235. A análise dos principais temas da semana e a projeção dos fatos que envolvem o futebol brasileiro, com a participação de repórteres e comentaristas da equipe esportiva da Guaíba e convidados ligados ao esporte.
  236.  
  237. Preliminar
  238. Sábados, das 14h às 15h30
  239. Domingos, das 12h às 15h30
  240. Como seu nome indica, Preliminar antecede as Jornadas Esportivas da Guaíba e aborda, seja por meio de notícias, seja de entrevistas, as questões mais polêmicas da semana e assuntos ligados aos jogos que serão acompanhados.
  241.  
  242. Futebol do Interior
  243. Sábados, das 21h30 às 22h
  244. Todos os sábados, a Rádio Guaíba traz os principais fatos da semana no futebol do Interior do Estado. Entrevistas, histórias e resultados dos torneios e campeonatos que movimentam o Rio Grande do Sul.
  245.  
  246. Guaíba Classe Especial
  247. Sábados, das 22h às 23h45
  248. O "Guaíba Classe Especial" trata-se de um espaço nobre do rádio para abordar o movimento cultural de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo. O destaque principal é a música, mas sem esquecer as demais artes produzidas pelos nossos melhores artistas, como o cinema, o teatro, a literatura, etc.
  249.  
  250. Guaíba Loterias
  251. Sábados, das 23h45 às 0h
  252. No Guaíba Loterias, o ouvinte pode acompanhar os resultados de todas as loterias do sábado. Informações dos números sorteados, acertadores e rateio da premiação.
  253.  
  254. Província de São Pedro
  255. Domingos, das 6h às 8h
  256. O programa é eminentemente musical, valorizando as canções do passado e os lançamentos do presente, com muita canção campeira. Maria Luiza Benitez, antes da execução das músicas, dá informações e conta pequenas histórias sobre as composições, pretendendo, assim, levar o conhecimento ao público. No horário do programa, o telefone está disponível para os ouvintes fazerem pedidos.
  257.  
  258. Espaço Empresarial
  259. Domingos, das 8h às 8h30
  260. O programa Espaço Empresarial é destinado, basicamente, a apresentar o mundo dos negócios, através de empresários e dirigentes de entidades agropecuárias, comerciais, industriais e de serviços. O Espaço Empresarial tem se caracterizado numa janela para o setor empresarial mostrar ao grande público aquilo que está sendo feito por quem toca a economia do Rio Grande do Sul.
  261.  
  262. O Mundo na Guaíba
  263. Domingos, das 8h30 às 9h30
  264. Na era da globalização, a informação é cada vez mais instantânea. Aquilo que acontece nos outros países acaba refletindo na vida dos brasileiros. Assim, O Mundo na Guaíba, procura relatar e discutir os assuntos que giram pelo planeta e têm repercussão no Rio Grande do Sul e no Brasil.
  265.  
  266. Guaíba Ecologia
  267. Domingos, das 9h30 às 10h
  268. Guaíba é o nome do nosso rio (ou lago, se preferir) e também é o nome do programa dedicado ao meio ambiente na Rádio Guaíba. As soluções para o desenvolvimento sustentável no Estado, no País e no Mundo e as questões polêmicas são alguns dos temas analisados no Guaíba Ecologia, que estreou em 26 de dezembro de 1999.
  269.  
  270. Concentração
  271. Domingos, das 10h às 12h
  272. Duas horas de notícias, reportagens e entrevistas, com a participação dos Departamentos de Esportes e de Jornalismo da Guaíba. O programa apresenta, também, o roteiro cultural do domingo, além de distribuir prêmios para os ouvintes em seu segmento final.
  273.  
  274. Toque de Letra
  275. Domingos, das 20h10 às 22h, ou após a Jornada Esportiva
  276. O debate com a participação de atuais e ex-dirigentes e conselheiros da dupla Gre-Nal. Todos os domingos, um novo grupo de convidados debate sobre o futebol gaúcho, nacional e internacional, além da política dos clubes. Muita polêmica com pessoas que conhecem o assunto, porque já estiveram lá.
  277.  
  278. Correspondente Guaíba
  279. Segunda a sábado, às 9h, 13h, 18h50 e 20h
  280. Domingos e feriados às 13h e 20h
  281. O Correspondente Guaíba é a mais importante e mais tradicional síntese informativa da Rádio Guaíba. O noticiário que é editado pelo Departamento de Jornalismo desta emissora, embora dê ênfase ao que ocorre no estado e no país, não deixa de ser “uma volta ao mundo em 10 minutos”. Em toda a sua história, o Correspondente Guaíba utilizou-se de três características musicais. A atual, ao contrário das anteriores, é, porém, exclusiva. Assim, não pode ser usada para anunciar outros noticiários ou programas. Criada pelo compositor Miguel Gustavo a pedido da MPM, agência que detinha a conta de seu primeiro patrocinador, a característica que abre e encerra as edições do Correspondente Banco Renner, é uma das fortes marcas da síntese informativa mais famosa da Rádio Guaíba.
  282.  
  283. Guaíba Notícias
  284. Segunda a sábado, a cada hora (exceto 9h, 13h, 19h e 20h)
  285. Domingos e feriados, a cada hora (exceto 13h e 20h)
  286. Além das 4 edições diárias do Correspondente Guaíba, o Departamento de Jornalismo edita edições de hora em hora do Guaíba Notícias, que nada mais é do que a síntese das principais informações do momento, captadas pela equipe de repórteres e correspondentes ou pelas agências de notícias, sempre em colaboração com o jornal Correio do Povo.
  287.  
  288. ===
  289. Rádio Sociedade da Bahia é uma emissora de rádio brasileira sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Opera nos dials AM 740 kHz e FM 102.5 MHz. A emissora foi fundada em 1924, por Agenor Augusto de Miranda, Cesário de Andrade e Arquimedes Gonçalves, e atualmente faz parte do Grupo Record. Seus estúdios estão localizados no bairro da Federação, enquanto seus transmissores para AM estão na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e seus transmissores para FM no bairro Pernambués.
  290.  
  291. O dia 24 de março de 1924 passou para a história como início de atividades da Rádio Sociedade da Bahia, embora não haja nenhum registro sobre irradiações realizadas naquele dia. Porém, testemunhos orais e as comemorações de aniversário realizadas desde a década de 1930 oficializaram a data. O certo é que em 10 de abril do mesmo ano, através do posto receptor instalado na residência do Dr. Cesário de Andrade foram ouvidas, inicialmente, irradiações dos Estados Unidos e mais tarde os acordes da Banda da Real Nave Italia, através de um link providenciado pelo engenheiro Elba Dias.
  292.  
  293. São as primeiras irradiações das quais existem registros concretos. A inauguração oficial da rádio, ocorreu em solenidade pública realizada no dia 27 de abril, com registro fotográfico publicado na revista Renascença. A cerimônia que contou com a presença do governador do estado e foi realizada na sede do Palacete Mercury, na Rua Chile, de propriedade do imigrante italiano Giovanno Mercury, bisavô da cantora Daniela Mercury e proprietário da Chapelaria Mercury, instalada no térreo do edifício. A Rádio Sociedade da Bahia tinha seus estúdios no primeiro andar de um pequeno prédio da Avenida Sete de Setembro, 254 (onde atualmente funciona uma agência do Banco do Brasil), no bairro São Pedro. Seu transmissor, na época com apenas 5 kW de potência, estava no bairro da Federação. Posteriormente, a emissora foi adquirida por Altamirando Requião, ex-deputado estadual e federal, e por Walfrides Ferreira, comerciante.
  294.  
  295. Na década de 1930, a Radio Sociedade monta o seu departamento de Radio-Teatro e também o núcleo inicial do jornalismo, voltado quase que exclusivamente para esportes, em função da censura vigente e de medidas restritivas aos meios de comunicação adotadas pelo governo de Getúlio Vargas. Iniciou a transmissão de jogos realizados no Campo da Graça com narração de Roberto Machado Freitas, e posteriormente Ubaldo Câncio de Carvalho, então considerado pela imprensa escrita o melhor locutor esportivo do Norte e Nordeste. As transmissões eram realizadas através de uma linha telefônica, com grande comprometimento do sinal; o locutor não dispunha de cabine, ficava no campo sempre atento ao emaranhado de fios que poderiam interromper a sua transmissão.
  296.  
  297. Também é nos anos 30 que a Rádio Sociedade passa a dispor de recursos extras de publicidade na sua receita, favorecida pelo Decreto-Lei 21.111 de 1932, que liberava e legitimava o espaço comercial para o veículo. A rádio deixa de ser uma sociedade e é adquirida pelo empresário Armando Correia da Rocha. A emissora passa a ter um transmissor de 10 kW, e muda-se provisoriamente para o bairro da Federação, e em 1934, transfere-se em definitivo para o Passeio Público, onde realizava eventos desde 1928. A nova direção estabelece novos rumos, priorizando uma programação comercial, voltada para o entretenimento, com ênfase na música popular, sem abrir mão totalmente do erudito, e em 1936, o tripé música, esportes e notícias torna-se o novo modelo da emissora.
  298.  
  299. Em 1940, a rádio é vendida para os Diários Associados, liderado por Assis Chateaubriand. A presidência da emissora é assumida por Gileno Amado, enquanto Odorico Montenegro Tavares torna-se diretor geral. Seus estúdios são transferidos do Passeio Público para a Rua Portugal, 6, no bairro do Comércio, e posteriormente para a Rua Carlos Gomes, no prédio onde hoje funciona o Espaço Caixa Cultural. Com a chegada da Rádio Excelsior da Bahia, sua primeira concorrente, a Sociedade mudou sua programação para garantir a liderança de audiência. A rádio investe nos tradicionais programas de auditório da era de ouro do rádio, além das radionovelas, programas humorísticos e festivais de música. Em 1956, a emissora inaugura um novo transmissor de 50 kW, instalado no município de Simões Filho, e possibilitando a cobertura do todo o estado.
  300.  
  301. Com o passar dos anos, a Rádio Sociedade tem suas operações complementadas com outros veículos criados pela cadeia Associada em Salvador, como a TV Itapoan e o jornal Estado da Bahia. Em 1970, Odorico Tavares assume a presidência da rádio, após a morte de Gileno Amado. Um ano depois, os estúdios da emissora passam a funcionar na atual sede da Federação, juntamente com a TV Itapoan. A programação da Rádio Sociedade, com programas populares, esportivos e jornalísticos continua a fazer sucesso, porém a crise dos Diários Associados, que teve início com a morte de Assis Chateaubriand em 1968 se acentua.
  302.  
  303. Em 1976, David Raw assume o controle das empresas associadas na Bahia para estancar a crise do grupo. Porém, em 1980, os veículos são vendidos para o político Pedro Irujo, passando a fazer parte do Sistema Nordeste de Comunicação. A presidência da Rádio Sociedade é assumida por Heliete Rodrigues Irujo, e Luiz Pedro Irujo torna-se diretor geral. Em 1982, a emissora transfere seus transmissores para a Ilha de Itaparica, passando a operar com 100 kW de potência. Na programação, surge o tradicional Balanço Geral, apresentado por Raimundo Varela e com reportagens de Guilherme Santos.
  304.  
  305. Em 1997, a Rádio Sociedade e a TV Itapoan são vendidas para o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, passando a fazer parte da Central Record de Comunicação (atual Grupo Record). A nova administração promove várias reformulações ao longo dos anos, como a criação de novos programas e a transmissão via internet.
  306.  
  307. Em 11 de janeiro de 2016, a Rádio Sociedade passou a transmitir toda a sua programação no dial, através da frequência 102.5 MHz, substituindo a Tudo FM.
  308.  
  309. Grande Jornal A4
  310. De segunda a sábado: 13:00
  311. O Grande Jornal A4 tem duração de uma hora. A produção é do Departamento de Jornalismo, além da participação de uma competente equipe de repórteres de externa com notícias locais, e correspondentes nacionais e internacionais. Com boletim esportivo, editado pela equipe de esportes, o Grande Jornal A4 segue a tradição do Rádio Repórter A4, que se consagrou e conquistou credibilidade, pela qualidade e seleção de noticias. O grande informativo defende os interesses da Bahia e do povo baiano, através de importantes reportagens colhidas - na capital e no interior, pela equipe de repórteres. O nosso VHF, unidade volante, vasculha os bairros e subúrbio, em busca de informações. Atendendo, assim, as queixas e reclamações dos nossos ouvintes através de cartas, telefone, redes sociais e e-mail.
  312.  
  313. Rádio Repórter A4
  314. De segunda a sábado: 7:55, 8:55, 9:55, 10:55, 11:55, 14:55, 15:55, 16:55, 17:55, 18:55, 21:55, 22:55
  315. O plantão diário de notícias está no ar desde 1963, sendo o noticiário com mais tempo no ar em todo o Brasil, com cobertura dos principais acontecimentos históricos no Brasil. Neste programa foram noticiados desde os fatos da Segunda Guerra Mundial até a morte do senador ACM. De segunda a sábado, em 12 edições, apresenta boletins de cinco minutos, de hora em hora, revelando aos ouvintes um retrato instantâneo da notícia na Bahia e no mundo.
  316.  
  317. Sociedade em cima da Notícia
  318. De segunda a sábado: 9:25, 10:25, 14:25, 15:25, 16:25, 17:25
  319. Informativos de 3 minutos entrando no ar em 6 edições diárias de segunda a sábado. Eles vão ao ar sempre aos 25 minutos de cada hora. Estas edições diárias abordam diversos fatos que viraram notícia em todo o país.
  320.  
  321. ===
  322. Rádio Capital é uma emissora de rádio brasileira, com sede em Brasília, Distrito Federal e opera em AM 1080 kHz.
  323.  
  324. A rádio transmite a programação da Rede Aleluia, pertencente a Igreja Universal do Reino de Deus, contendo alguns programas próprios e coberturas esportivas com equipe terceirizada.
  325.  
  326. ===
  327. Rádio Contemporânea é uma emissora de rádio brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no dial AM, na frequência 990 kHz, e pertence ao Grupo Record. Possui uma programação popular. Seus estúdios estão no Templo da Glória do Novo Israel, sede carioca da IURD, em Del Castilho, e seus transmissores estão no bairro das Palmeiras, em São Gonçalo.
  328.  
  329. A emissora foi fundada em 5 de junho de 1935 como Rádio Ipanema, por um grupo de empresários de origem alemã. Com o prefixo PRH 8, operava inicialmente em 1080 kCs, tendo mudado para os 1130 kCs no ano seguinte. Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a rádio foi confiscada pelo Governo Federal em julho de 1944. Em 7 de setembro do mesmo ano, a emissora foi renomeada para Rádio Mauá, tornando-se subordinada ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
  330.  
  331. Com o slogan A emissora do trabalho, a rádio contava com programas produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, tornando-se assim como sua coirmã Rádio Nacional um instrumento de propagação das ideias populistas do presidente Getúlio Vargas. Sua programação funcionava entre 5h e 0h, e na época era uma das emissoras mais ouvidas na faixa matutina. Com o fim do Estado Novo em 1945, a rádio teve sua programação alterada e passou a ser gerida por uma fundação, tendo sua imagem de "emissora do trabalho" completamente desvincilhada, mesmo ainda ligada ao Ministério do Trabalho. Foi nessa época que um jovem locutor e camelô chamado Silvio Santos passou a fazer locuções comerciais no programa de Silveira Lima, um dos mais populares comunicadores do rádio carioca de então, depois de sua estreia na Rádio Guanabara (hoje Rádio Bandeirantes).
  332.  
  333. Na década de 1950, a Rádio Mauá tinha uma estrutura composta por dois estúdios e um auditório localizados no Palácio do Trabalho, além de orquestra e conjunto regional. Além do transmissor de onda média, a emissora também operava em ondas curtas de 31 metros (ZYZ 24, 9705 kHz) e 25 metros (ZYZ 25, 11885 kHz). Na gestão do então ministro João Goulart, o seu secretário Doutel de Andrade passou a dirigir a emissora, trazendo para a Mauá nomes como Orlando Batista, Osvaldo Sargentelli e Haroldo de Andrade. Entre 1954 e 1955, foi dirigida por Hélio Fernandes, quando passou a operar com novos transmissores e por 24 horas. Além da programação de entretenimento, que era composta por programas como Ritmos e Melodias, Grande Carnaval Mauá, Tribuna Livre, O Sertão é Assim, Rádio-Show Mauá, Programa Nena Martinez, Diário Feminino, entre outros, Fernandes reforçou a parte jornalística da rádio, criando os noticiários Noticioso Mauá, transmitido de hora em hora, e Rotativas Mauá, apresentado por Osvaldo Sargentelli. Nomes como José Lewgoy, Maria Fernanda e Leon Eliachar também fizeram parte desta época da emissora.
  334.  
  335. Em 1958, a emissora passou a ser dirigida por Paulo Nunes Vieira. Eram veiculados programas como Os Grandes Vultos da Música, com Maurício Caminha de Lacerda, sobre música erudita; A Turma do Bate-Papo, com Orlando Batista; Essa, não!, humorístico apresentado por Samuel Bastos; Musifone, com Haroldo de Andrade, entre outros. Em 1959, segundo pesquisa IBOPE, a Rádio Mauá figurava como quinta colocada em audiência no Rio de Janeiro, atrás (em ordem decrescente) da Rádio Nacional, Rádio Tamoio, Rádio Tupi e Rádio Mayrink Veiga (empatadas em 3º lugar) e Rádio Jornal do Brasil.
  336.  
  337. Em 22 de julho de 1960, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio passou a se chamar Ministério do Trabalho e Previdência Social. A Rádio Mauá, que ainda era subordinada a pasta, firmou convênio em 1965 com os institutos de previdência social, passando a receber subvenções mensais. No início da década de 1970, os principais sucessos da emissora estavam no humorístico A Turma da Maré Mansa, apresentado por Antonio Luiz, e na Grande Resenha Esportiva Antártica, com Jorge Nunes.
  338.  
  339. Em 15 de dezembro de 1975, através do Decreto nº 6.301, foi criada a Radiobrás, empresa de comunicação responsável por gerenciar todas as concessões de radiodifusão pertencentes ao Governo Federal. A Rádio Mauá então deixou de ser subordinada ao Ministério do Trabalho e passou a fazer parte da nova empresa, juntamente com a Rádio Nacional, Rádio MEC e a TVE Rio de Janeiro. Na virada para 1976, a emissora troca de frequência com a Nacional, e passa a operar em 980 kHz, tempos depois alterados para os atuais 990 kHz.
  340.  
  341. Em 25 de maio, a Rádio Mauá sai temporariamente do ar, retornando em 16 de junho como Rádio Ipanema, voltando a utilizar sua antiga nomenclatura após 32 anos. Seus estúdios passaram a funcionar junto a Rádio Nacional no Edifício A Noite, localizado na Praça Mauá, estando até hoje no local uma placa de bronze indicando o fato. Com o relançamento da emissora, inicialmente apostou-se numa programação voltada para o público feminino, mas posteriormente a emissora voltou-se para a programação musical, concorrendo diretamente com a Rádio Tamoio e a Rádio Mundial, que dominavam o segmento no dial AM carioca.
  342.  
  343. Na década de 1980, a rádio passou a fazer parte de uma rede de emissoras comandada pela Golden Cross, sendo essa a primeira tentativa de privatização da emissora. No fim de 1989, a rádio foi vendida para o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, passando a fazer parte da recém-criada Central Record de Comunicação. Em 1990, deixa de utilizar o nome Ipanema e passa a se chamar Rádio Record, tal qual a emissora homônima de São Paulo que pertencia ao grupo. Com o passar da década, sua programação musical foi aos poucos dando espaço aos cultos e programas religiosos da Igreja Universal, declinando totalmente na audiência.
  344.  
  345. Em 2006, a emissora mudou de nome para Rádio Nova, passando a apostar numa programação similar a da 93 FM e da Rádio Melodia, com atrações voltadas para o público evangélico além de promoções para os ouvintes. Em julho de 2009, passou a ser dirigida pelo bispo Carlos Rodrigues, que reorganizou a programação da emissora e modernizou alguns equipamentos, fazendo-a sair da 13ª para a 7ª colocação no ranking de audiência das emissoras AM.
  346.  
  347. Em 8 de junho de 2010, a emissora passou a se chamar Rádio Record Rio, substituindo a maior parte da programação religiosa por uma programação popular, com locução ao vivo e notas jornalísticas. Em maio de 2017, a emissora passa a se chamar Rádio Contemporânea.
  348.  
  349. ===
  350. Rádio Record Campos é uma emissora de rádio brasileira sediada em Campos dos Goytacazes, cidade do estado do Rio de Janeiro. Opera no dial AM e no FM nas frequências de 1110 kHz e 102.7 MHz. Foi fundada em 1934, como Rádio Cultura, e em 1997 passou a pertencer ao Grupo Record, ganhando a nomenclatura atual em 2010.
  351.  
  352. Foi fundada em 11 de novembro de 1934 como Rádio Cultura de Campos, pelo médico paulista da cidade de Limeira Mário Ferraz Sampaio. Operava tanto em Ondas Curtas como em Ondas Tropicais, que tinham igual ou maior potência.
  353.  
  354. Em meados da década de 1980, fazia parte do Complexo de Comunicação Alair Ferreira formado por três emissoras de rádio e uma emissora de televisão - a TV Norte Fluminense, então afiliada à Rede Globo de Televisão, atual TV Record Norte Fluminense -, pertencentes ao empresário e deputado Alair Ferreira.
  355.  
  356. Posteriormente passou a pertencer a Igreja Universal do Reino de Deus, tendo a maioria de sua programação formada pelo jornalismo e músicas diversificadas, havendo pouco espaço para a programação religiosa. Todavia, no dia 14 de outubro de 2010, ela abandonou sua antiga denominação de Rádio Cultura e passou a se chamar Rádio Record Campos, tendo parte da programação gerada localmente e parte pela Rádio Record de São Paulo.
  357.  
  358. Possuí uma programação atual, com estilo FM. Tem uma programação musical com os maiores sucessos do momento, dando maior ênfase ao Sertanejo Universitário, Pagode, Forró, além do Pop Rock nacional e internacional. Embora sua programação seja em sua maior parte musical, a Rádio conta ainda com flash's ao vivo durante a programação com seus repórteres falando dos mais diversos pontos da cidade.
  359.  
  360. Conta com duas edições do "Jornal da Record", uma no início da manhã, e outra no fim da tarde. Há também o programa esportivo "Esporte Record", emitido de segunda a sexta ao meio-dia. Aos sábados, é exibido o programa "Revista Record" que aborda os mais variados temas cotidianos. Tem programação ao vivo de segunda a sábado, das 5h até meia-noite. A madrugada é ocupada pela programação da Igreja Universal do Reino de Deus. Aos domingos sua programação é totalmente gravada, exceto quando houver transmissões da equipe esportiva.
  361.  
  362. No dia 1 de julho de 2019, a emissora estreou no dial FM em 102.7 MHz.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement