Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Jul 25th, 2017
674
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 13.37 KB | None | 0 0
  1. BITCOIN PARA LEIGOS - PARTE 1
  2. .
  3. Ok, vc ouviu falar de uma coisa chamada Bitcoin, que está bombando na Internet, muita gente fazendo dinheiro, preço disparando, muita gente querendo comprar...mas não sabe quase nada a respeito. Nos últimos meses estudei a fundo sobre a moeda (e a tecnologia) e quero compartilhar o máximo de conhecimento que puder. Essa inovação tem melhorado a minha e a vida de muita gente. Que esse conhecimento inicial possa melhorar a sua também. É um longo texto, leia com calma porque não adianta esperar pra virar filme. Desculpem-me por algum possível erro de Português, o que importa é o conhecimento. No fim do texto deixo um contato pra quem quiser tirar dúvidas simples ou mais avançadas. Vamos lá!
  4. .
  5. O QUE É?
  6. A Bitcoin é uma moeda digital. Assim como o dólar, euro, real ou peso, por exemplo, pode ser usada como moeda de troca entre duas partes. Você pode comprar um apartamento, um sanduíche no Subway, pagar uma hospedagem em um hotel usando a Bitcoin. Para fazer isso basta que as duas partes tenham Bitcoins em suas carteiras eletrônicas e um mande para o outro o respectivo valor da transação. Algumas outras características suas abaixo:
  7. - Descentralizada: a moeda não depende de nenhum ponto central, nenhum emissor de moeda, como um banco central, por exemplo. Assim, não existe em função de um entidade controladora.
  8. - Rápida: uma transação com Bitcoin é tão rápida quanto enviar um e-mail e para isso basta um smartphone ou um computador com conexão à Internet. Pode-se enviar para qualquer pessoa no mundo, sem limites de quantias.
  9. - Tarifas: as tarifas de transação são praticamente desprezíveis. A tarifa de uma transação custa poucos centavos, você tendo transferido 10 reais ou 1 milhão de reais (se não me engano, a percentagem da tarifa até cai, dependendo do quão alto é o valor).
  10. - Não confiscável: como a moeda é descentralizada pela Internet, nenhum governo pode controlar ou pôr as mãos nos seus Bitcoins. O confisco de grana da negada nos anos 90 do Plano Collor, por exemplo, é impossível com a moeda (chupa, Maduro).
  11. - Privacidade: as transações entre 2 usuários são públicas, mas somente são públicos os endereços das carteiras da transação e o valor transacionado. Não há como saber inicialmente quem está mandando grana pra quem.
  12. - Sem intermediários: Didico transfere 2,57 Bitcoins para R10 para pagar sua parte da festa que rolou durante o decreto. Eles não dependem de ninguém ou nenhum órgão para fazer essa transação.
  13. - Seja seu próprio banco: você pode custodiar seu saldo, não dependendo de nenhum banco para isso. Pode-se criar quantas carteiras (equivalente a uma conta de banco) que quiser.
  14. - Arma contra a pobreza: em países extremamente pobres onde não há infraestrutura bancária os usuários só necessitam de um smartphone ou de um computador com conexão à Internet. Assim, você pode transacionar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Na Venezuela, por exemplo, pode-se usar a Bitcoin como arma contra a moeda nacional inflacionária. Ao invés de Juan Garcia, bravo venezuelano que ama seu país e não quer deixá-lo, perder poder de compra com o cada vez mais desvalorizado Bolívar Venezuelano, ele pode usar seus Bitcoins, que, por outro lado, só aumentam seu valor com o tempo.
  15. - Não inflacionário: um banco central de um país pode imprimir moedas, o que lhe ocasiona inflação no seu preço. Foi definido na sua criação que o máximo de unidades da Bitcoin que podem ser criadas (em um processo chamado mineração) é de 21 milhões. Pela oferta e demanda (e cada vez mais pessoas querendo comprar um ativo limitado), a tendência é a valorização da moeda ao longo dos anos.
  16. .
  17. - Beleza, Daniel! Mas por que está todo mundo falando nisso? Por que o preço está tão alto? Por que continua subindo? Por que tanta gente de repente quer comprar?
  18. - Bora lá!
  19. .
  20. O PREÇO
  21. .
  22. No início a moeda valia menos que 1 centavo de dólar. Chegou a 1 dólar, 10 dólares, 100 dólares, estava em 1.000 dólares em março de 2017 e agora, dois meses depois, está por volta de 2.500 dólares.
  23. Não vou entrar em detalhes de economia aqui, até por que não sou economista. Mas quanto mais gente usando a moeda, investindo nela, grandes empresas (Dell, Microsoft, Steam, Wordpress) e estabelecimentos ao redor do mundo aceitando-a como forma de pagamento, governos definindo como moeda oficial (Japão, recentemente), seu preço vai subindo ao longo dos anos. Como a moeda está cada vez mais e mais famosinha mundo afora, mais gente vai querer comprar e com isso temos seu preço disparando. Pra se ter idéia da dimensão da coisa toda, hoje temos 84 BILHÕES de dólares no mercado de criptomoedas (https://coinmarketcap.com/). Um cado, né?
  24. .
  25. - Ok, to entendendo. Mas onde compro?
  26. .
  27. ONDE COMPRAR E VENDER
  28. .
  29. Você pode comprar diretamente de alguém que te venda ou em uma corretora que realiza compra e venda de Bitcoins. Vamos dizer que Sérgio da firma tem alguns Bitcoins e está afim de vender alguns. Você chega pra ele fala "Sergião, me vende 100 reais em Bitcoins?" e ele topa. Você entrega pra ele 100 conto e ele transfere a quantia respectiva em Bitcoin pra sua carteira.
  30. Se você quiser comprar em uma corretora, deve criar uma conta em uma, transferir reais pra sua conta nela e então comprar Bitcoins lá. JÁ ADIANTO AQUI QUE NUNCA SE DEVE DEIXAR BITCOINS EM CORRETORAS! Se ela quebrar (como já aconteceu com a MtGox), já era. Perdeu, playboy. Adiante falo sobre segurança.
  31. Algumas das principais corretoras brasileiras: Foxbit, Mercado Bitcoin, Walltime, Bitcoin to You...
  32. Pesquise antes sobre a credibilidade, segurança e taxas de cada uma.
  33. .
  34. - Beleza, comprei. E agora, quando fico milionário? Que que eu faço com meus queridos Bitcoins?
  35. - Calma aí, campeão. Vc pode fazer várias coisas com seus Bitcoins. Simplesmente guardar, comprar alguma coisa, esperar um certo tempo pra vender mais caro, investir... Vamos falar de segurança por enquanto.
  36. .
  37. SEGURANÇA
  38. .
  39. Já deu pra perceber que com o preço da Bitcoin explodindo a cada semana, a cada mês, a cada ano, você não pode dar mole de perdê-los, né?
  40. Existem diversas formas de você guardar seu precioso tesouro: em um app no seu smartphone, em um programa que você baixa pro seu computador, em um carteira física (tipo um pen drive), em algum site na Internet, etc. Nenhum meio é 100% seguro. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Vamos falar brevemente de cada um.
  41. Mobile - há diversos aplicativos (para IOS, Android, Windows Phone, Blackberry..) que você pode mandar seus Bitcoins pra lá e guardar de maneira relativamente segura. Alguns exemplos: CoPay, Jaxx, Blockchain.
  42. Desktop - aqui você baixa um programa e vai armazenar tudo fisicamente no seu computador. A desvantagem é que você só poderá acessar sua carteira no seu computador/notebook. Se ele for roubado ou estragar, você pode perder sua grana.
  43. Hardware wallets - provavelmente a maneira mais segura de armazenamento. Armazena-se tudo no dispositivo físico e seus Bitcoins estarão seguros lá, inacessíveis pela Internet. Você deixa guardado seguro em casa, por exemplo, e eles ficam lá bem de boa. Quando você quiser mandar Bitcoins pra alguma outra carteira é só plugar no pc e fazer a transação.
  44. Web - algum site que você manda sua grana pra lá e deixa. O risco é que você tem que confiar no site. Se ele for atacado, tirado do ar ou qualquer outro desastre, fudeu.
  45. Corretoras - hahaha aqui você ativa o modo Vampeta doidão rolando na rampa do Palácio do Planalto depois de conquistar a Copa do Mundo. Uma grande corretora chamada MtGox quebrou em 2014, deixando milhares de usuários chorando bonito. Corretoras não são para deixar seus Bitcoins lá. São pra comprar e mandar pra outro lugar mais seguro o mais rápido possível.
  46. Outro ponto importante é a questão "A Bitcoin é segura?". Sim, existe toda uma criptografia com assinaturas digitais e chaves públicas e privadas que garante a integridade das transações e da tecnologia. Não se preocupe com isso. Aqui fazemos um brinde à todos os grandes matemáticos e cientistas da computação que tornaram tudo isso possível!
  47. .
  48. - Ótimo! Tô começando a entender mais. E onde isso tudo é usado? Onde a galera tá usando na prática?
  49. .
  50. APLICAÇÕES
  51. .
  52. Duas pessoas podem fazer uma transação usando Bitcoins se assim o quiserem. Você pode comprar a bicicleta do seu amigo, pagar a pelada mensal, comprar um computador na Dell, pagar a estada em um hostel em Nova York, comprar um Subway em Tóquio, transferir grana que ganha nos EUA pra sua mãe em Taboão da Serra, receber seu salário em alguma empresa na Europa em Bitcoins... As aplicações são infinitas.
  53. Ainda estamos vendo o uso da moeda engatinhar no mundo. Aos poucos mais e mais empresas e estabelecimentos vão usar a Bitcoin.
  54. O legal disso tudo é que não é só a Bitcoin como moeda que é revolucionária, mas também a tecnologia que permite isso tudo: a Blockchain. Mais dela adiante.
  55. Falando de coisas mais avançadas, empresas de consultoria, como a Deloitte, estão testando a utilização da Blockchain para processos de auditoria. Outras aplicações dela são: registro de terras, registro de patentes, propriedades de valores mobiliários...
  56. .
  57. - Hmmmmm, interessante. Faz um resumo sobre essa Blockchain aí.
  58. .
  59. BLOCKCHAIN
  60. .
  61. Blockchain em inglês significa cadeia de blocos. É a tecnologia que torna isso tudo possível. Sem entrar muito na parte técnica, funciona assim: cada bloco da arquitetura armazena as transações que ocorreram em cada intervalo de 10 minutos. A cada 10 minutos um bloco é adicionado à cadeia. Cada bloco vai registrar então as transações da galera que rolaram naquele espaço de tempo. A cadeia de blocos não está em um único lugar, mas distribuído pela rede. Assim, uma vez adicionado à cadeia, o bloco vai registrar pra sempre as transações que ocorreram, desde a primeira transação ocorrida em 2009.
  62. O processo de adição de blocos à cadeia fica por conta dos mineradores. Essa é a galera que investe muitos dinheiros em processadores mais caros e potentes pra resolver a parada. Cada minerador compete com todos os outros do mundo pra resolver um problema computacional e, assim, adicionar um bloco à cadeia. Quem consegue, é recompensado com alguns Bitcoins.
  63. A parte de registrar pra sempre informações na cadeia é o que permite as diversas possibilidades citadas acima. Teve nego aí que registrou o nascimento da filha na Blockchain :)
  64. As aplicações futuras são ilimitadas.
  65. .
  66. - Pô, cara, isso parece revolucionário, heim?
  67. - Sim. Assim como o Whatsapp e o YouTube mudaram nossas vidas pra melhor, a Bitcoin, as altcoins e a Blockchain estão só começando a mostrar seu potencial.
  68. - Altcoins? Que isso, Michael Douglas?
  69. .
  70. ALTCOINS
  71. .
  72. Assim como a Bitcoin, existem outras moedas digitais. Elas têm, hoje, valor muito menor. A Bitcoin hoje (25 de maio de 2017) vale em torno de 2.500 dólares. Algumas valem 100 dólares, 10 dólares, 30 centavos de dólar...
  73. Muitas das moedas resolvem algum problema computacional, como, por exemplo, o uso de armazenamento computacional distribuído ou o processo de uso de contratos inteligentes. Como algumas das principais podemos citar Ethereum, Litecoin, Monero, Zcash, Factom, Golem.
  74. Há hoje centenas de altcoins e algumas tem apenas valor especulativo, sem necessariamente ter um propósito relevante.
  75. E é nesse valor especulativo que pode-se investir nelas e aumentar suas unidades de Bitcoin.
  76. .
  77. - Investir? Parece bom, heim?
  78. .
  79. INVESTIMENTOS
  80. .
  81. Bom, investimento em resumo é algo que você coloca sua grana e espera ter um retorno relevante no futuro. Uma vez que o preço da Bitcoin tem crescido no tempo, a galera vê tudo isso com bons (ótimos) olhos. Teve o caso de um norueguês (http://bit.ly/2rEyIFv) que se tornou milionário tendo comprado Bitcoins em 2009.
  82. Em janeiro deste ano a unidade estava a R$ 2.500. Ontem ultrapassou os R$ 10.000. Investir em Bitcoin com conhecimento tem se mostrado um ótimo negócio.
  83. Quando comecei a fazer tradings estava tendo um lucro bonzinho, mas sabia praticamente nada ainda. Em uma alta de uma moeda (Ripple) fui com muita sede ao pote e perdi coisa de 40% do investimento na tarde de 2 de abril, pois não soube lidar com o pump da moeda. Decidi investir em conhecimento e desde então tripliquei o capital inicial.
  84. Um amigo se convenceu e pediu pra investir pra ele. Em menos de um mês o valor dele em reais já dobrou, em função de uma estratégia de mescla de compra de alts maiores e menores. O valor dele em Bitcoins deve dobrar nesse próximo mês.
  85. .
  86. - Mas e como você faz isso, cara?
  87. - #DESCUBRA
  88. .
  89. Mais na segunda parte deste artigo. Tem muita coisa a falar sobre ainda, como termos da comunidade, mercado, remessas internacionais, uso em cartões de débito, direito, governo e a moeda, como fugir de tretas (scams), projeções futuras, empreendedorismo, estratégias de investimento, etc.
  90. Vou deixar alguns links aqui pra mais informações.
  91. Quem quiser tirar algumas dúvidas, pode me mandar um e-mail: martinsda@gmail.com
  92. #pas
  93. .
  94. BONS CANAIS DO YOUTUBE
  95. - Fernando Ulrich
  96. - BTC Sessions
  97. - Ameer Rosic
  98. - Eugene Forrest
  99. - The Dollar Vigilante
  100. GRUPO NO FACEBOOK
  101. - Bitcoin Brasil
  102. MARKET CAP
  103. - https://coinmarketcap.com/
  104. PREÇO EM DÓLAR
  105. - http://www.coindesk.com/price/
  106. INFORMAÇÕES GERAIS
  107. - http://www.coindesk.com/information/
  108. - www.google.com (Como dizia o professor de Física Experimental: "Usem o cérebro!!!")
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement