Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Oct 16th, 2019
125
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 5.37 KB | None | 0 0
  1. PL04 - Linux
  2.  
  3. sudo apt-get install ldap-utils libpam-ldap libnss-ladp nscd -> Instalar ldap. Ao correr este comando o servidor vai instalar o ldap e durante a instalação vai abrir uma "janela" onde se configura o ldap para ligar ao servidor do dei, de forma a ir buscar os grupos e utilizadores do servidor do dei. Para configurar basta seguir passo a passo as alineas 2.a a 2.e.
  4.  
  5. Depois de o ldap estar instalado, se formos à pasta /etc vai estar lá um ficheiro chamado nsswitch.conf. Este ficheiro também tem que ser configurado. Para o configurar vai se às linhas passwd e group e adiciona-se ldap como segundo parametro. O ficheiro original tinha como parametros, nessas linhas, "compat systemd" ao adicionar ldap como segundo parametro passou a ser "compat ldap systemd". O que isto faz é que vai buscar os grupos e utilizadores a cada um dos parametros pela ordem dada para verificar se um utilizador tem acesso ao servidor ou a alguma coisa no servidor. Primeiro verifica se tem no compat (que se não me engano é os users do passwd do servidor), depois no ldap (servidor configurado, no nosso caso o do dei) e por fim no systemd (users dinamicos, não sei o que são).
  6.  
  7. Depois de o ficheiro nsswitch.conf estar configurado acrescenta-se ao inicio do ficheiro /etc/pam.d/common-session a linha session required pam_mkhomedir.so skel=/etc/skel umask=0022. O que isto faz é que cria o diretório home de cada utilizador que entrar no servidor e não tiver um atualmente.
  8.  
  9. Depois de configurado o ficheiro common-session se um utilizador sem diretorio home entrar no sistema vai continuar a dar erro, porque não vai conseguir criar o diretório home desse utilizador. Para corrigir isto basta fazer cd / e de seguida fazer mkdir users entrar na pasta users e fazer mkdir home. Fazendo isto o erro fica corrigido para todos os utilizadores. Este erro devia-se ao facto do o servidor estar a tentar criar a pasta do utilizador na pasta users/home, que ainda não existia.
  10.  
  11. Por fim, instala-se o nscd (Nscd is a daemon that provides a cache for the most common name service requests) com o comando sudo apt-get install nscd e, de seguida, reinicia-se o nscd com um dos dois seguintes comandos sudo /etc/init.d/nscd restart OU sudo systemctl restart nscd
  12.  
  13. Com isto a autenticação centralizada, ficheiros de arranque base e ficheiro de arranque de utilizador do linux ficam configurados.
  14.  
  15. Se ao longo da instalação nos apercebermos que o ldap foi mal configurado então basta correr o comando sudo dpkg-reconfigure ldap-auth-config para reconfigurar.
  16.  
  17. Para testar o sucesso da autenticação centralizada podemos usar um dos seguintes comandos: getent passwd, getent passwd OU ldapsearch -h vsrv0.dei.isep.ipp.pt -b dc=dei,dc=isep,dc=ipp,dc=pt -x uid=*, getent group, id [login_utilizador].
  18.  
  19. Para testar os ficheiros de arranque do utilizador basta entrar no servidor com uma conta que nunca entrou no servidor e verificar se foi criada a home desse utilizador.
  20.  
  21. Windows
  22.  
  23. (Dentro de parenteses é opcional)
  24.  
  25. Criar utilizadores, grupos e unidades organizacionais: Painel de Controlo > Todos os Itens do Painel de Controlo > Ferramentas Administrativas > Utilizadores e Computadores do Active Directory. Para criar utilizadores e grupos clicar em users e depois na direita da janela clicar com o botão direito, num espaço em branco, e selecionar novo. De seguida selecionar Utilizador ou Grupo. Para criar UO premir botão direito em wvdom063.dei.isep.ipp.pt (à esquerda) e depois selecionar novo e, de seguida, unidade organizacional.
  26. Comando criar utilizador: New-ADUser B.Johnson -AccountPassword Password -PasswordNeverExpires true
  27. Comando criar grupo: NEW-ADGroup –name “Finance” –groupscope Global (–path “OU=Offices,DC=Contoso,DC=local”)
  28. Comando criar UO: NEW-ADOrganizationalUnit “Divisions” (–path “OU=Offices,DC=Contoso,DC=local”)
  29.  
  30. Para adicionar membros a grupos: Botão direito no utilizador e selecionar "Adicionar a um grupo" e, de seguida, inserir nome do grupo.
  31. Para adicionar membros a UO: Arrastar utilizador para a pasta da UO.
  32. Comando adicionar utilizador a grupo: Add-AdGroupMember -Identity TestADGroup -Members user1, user2
  33. Comando remover utilizador a grupo: Remove-AdGroupMember -Identity TestADGroup -Members user1, user2
  34. Obter informação de um grupo: Get-ADGroup 'TestADGroup' (-properties *)
  35. Listar membros de um grupo: Get-ADGroupMember 'TestADGroup'(| ft name)
  36. Listar utilizadores do Active Directory: Get-ADUser -Filter *
  37.  
  38. Dar permissão de acesso remoto a um grupo/utilizador: Painel de Controlo > Sistema e Segurança (Debaixo de Sistema) > Permitir Acesso Remoto
  39. Verificar permissões de um grupo (para login): Painel de Controlo > Todos os Itens do Painel de Controlo > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Políticas Locais > Atribuição de direitos de utilizador.
  40.  
  41. Comando apagar utilizador: Remove-ADUser -Identity GlenJohn
  42. Comando apagar grupo: remove-adgroup SanjaysReports
  43. Comando apagar OU e os seus filhos: Remove-ADOrganizationalUnit -Identity "OU=Accounting,DC=FABRIKAM,DC=COM" -Recursive
  44. Exemplo de comando de como mover utilizadores para uma OU: Get-ADUser -Filter 'Name -like "Test*"' -SearchBase “OU=Users,OU=Europe,DC=rebeladmin,DC=com” | Move-ADObject -TargetPath “OU=Users,OU=Asia,DC=rebeladmin,DC=com” -> Neste comando são movidos os utilizadores que começam por Test da Users.Europe.rebeladmin.com para Users.Asia.rebeladmin.com
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement