Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Sep 18th, 2017
84
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 3.62 KB | None | 0 0
  1. DOTA2 ASCENSÃO DO MERCADO: ESTAMOS PREPARADOS?
  2.  
  3. Que Dota 2 é muito mais que um jogo nós já sabemos. Com o The International 2017, consolidado o maior campeonato de e-sports do mundo, a Valve anunciou mesmo antes do inicio do torneio o que viria pela frente. Na temporada 2017/2018 teremos 16 Minors com premiação de 300 mil Dólares e 11 Majors com premiação de 1 milhão de Dólares.
  4. Com tantos torneios pela frente as grandes organizações pelo mundo trataram de ajustar suas line-ups, algumas mantiveram a sua formação, em outras trocas ocorreram e novas equipes surgiram. No Brasil não foi diferente, vimos uma nova SG e a união da Midas Club com a Team Victory. Toda essa movimentação em torno do Dota2 prova a força que os e-sports tem.
  5. Mas não se trata apenas de organizações e jogadores profissionais, existem pessoas que fazem essa grande engrenagem que chamamos de "cenário" rodar das mais diversas formas. Paulo Cesar, carioca, 20 anos de idade, estudante de marketing, conhecido como Paulinho Show, desde o início do ano passou a integrar a equipe do Dotirinhas. Segundo ele “Dota não é só um jogo pra mim é um sentimento de lembrança e de amizades feitas, lá em 2006 quando eu ainda era uma criança e jogava WOW nunca que iria imaginar que aquele joguinho iria mudar tanto minha vida. É muito prazeroso trabalhar com algo que você tanto ama.”.
  6. Essa grande movimentação do cenário nacional de Dota2 tem servido como estopim para o surgimento de diversos empreendimentos, um deles é o Aplicativo Urna Dota2. O UD2 como é chamado, surgiu em abril e hoje conta com 3 mil usuários cadastrados. Basicamente o UD2 é um aplicativo de sorteio semanal, onde é possível ganhar cupons e concorrer a itens do jogo.
  7. “Um dos maiores motivos para empreender com conteúdos relacionados a Dota 2, é o cenário praticamente inexistente, porém em ascensão. Em menos de 1 ano, os brasileiros já chamaram a atenção da Valve e de outras equipes internacionais, trazendo oportunidades de classificação aberta para os eventos principais da Valve, convite direto para classificatória fechada para duas equipes brasileiras e contratação de jogadores brasileiros por equipes internacionais.”
  8.  
  9. Comenta ....
  10. FULANO COMPLEMENTA
  11.  
  12. “No momento uma das maiores dificuldades de empreender Dota 2 no Brasil, é a falta de público, pois é extremamente difícil alcançar todas as pessoas que jogam Dota 2 ou mesmo que gostam do jogo e tem interesse em saber mais sobre ele. As maiores comunidades de Dota 2 hoje abrigam de 10 mil a 15 mil usuários. Segundo dados da SteamSpy, https://steamspy.com/country/BR , nas últimas duas semanas, mais de 400 mil pessoas jogaram Dota 2 no Brasil. Se formos analisar, só 4% desses usuários acessam as redes sociais sobre Dota 2 e menos 0.5% consome conteúdos sobre Dota 2 na twitch ou outros canais de transmissão.”
  13. Empreender é um risco, mas o número crescente de adeptos ao jogo acaba se tornando um atrativo para novos investidores, mesmo que esse cenário não seja o ideal e a possibilidade de uma estrutura adequada para jogadores profissionais e torneios de grande porte ainda seja um sonho, o Dota 2 é uma realidade em nosso país.
  14. Finaliza Paulo Cesar: “O mercado do Dota é pequeno ainda pelo público grandioso que tem hoje no Brasil, existe uma necessidade de produtos e investimentos. O cenário hoje vem em constante crescimento, só depende de muito trabalho dos produtores e da comunidade, acho que futuramente seja possível viver do meio, tem muitos exemplos disso lá fora.”. Uma realidade que parece distante, mas que está sendo construída dia após dia.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement