Guest User

Untitled

a guest
Dec 15th, 2018
145
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 5.45 KB | None | 0 0
  1. Os dentes começam a se formar antes do nascimento. Por volta dos quatro meses de idade, começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Todos os 20 dentes de leite normalmente nascem até os três anos, muito embora o ritmo e a ordem de erupção variem muito.
  2.  
  3. Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos seis anos e o processo continua até mais ou menos os 21 anos. Para garantir uma boa saúde bucal e uma vida inteira de bons hábitos de higiene oral, siga atentamente as seguintes orientações preventivas:
  4. • Restrinja a ingestão de açúcar para evitar a cárie.
  5. • Use a quantidade suficiente de flúor, seja pela água fluoretada ou como tratamento aplicado pelo dentista para fortalecer o esmalte dos dentes e aumentar a resistência contra as cáries. Outra opção é a ingestão de suplementos de flúor em regiões onde a água potável não é devidamente fluoretada. Indague a respeito ao dentista.
  6. • Use selante dental. Esse material reveste o dente, que assim adquire uma camada a mais de proteção contra cáries. Trata-se de um filme plástico que é aplicado sobre os dentes pelo dentista.
  7. • Ensine a criança a escovar e a usar o fio dental regular e corretamente. Invente maneiras de tornar a escovação e o uso do fio dental mais divertidos para a criança, para incutir nela bons hábitos de higiene bucal.
  8. Principais Obstáculos para a Boa Saúde Bucal da Criança
  9. Levantamos abaixo alguns dos desafios mais comuns que enfrentamos no que se refere à saúde da boca da criança.
  10. Bebês
  11. • Cárie de mamadeira: Para evitar esse problema comum, limpe a gengiva do bebê com gaze ou pano limpo umedecidos depois das mamadas. Quando os dentinhos aparecerem, passe a escová-los todos os dias com uma quantidade mínima de pasta sem flúor. Convém também colocar a criança na cama com uma mamadeira de água em vez de leite ou suco.
  12. • Chupar o dedo: O termo geral para os vários hábitos infantis de sucção oral é “sucção não nutritiva”, que significa tanto chupar dedo quanto chupeta. A maioria dos pediatras hoje em dia concorda que esses hábitos têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança e que pelo menos nos primeiros anos de vida (até mais ou menos os quatro anos) devem ser ignorados. Ao mesmo tempo, porém, existe um consenso universal de que a sucção deve parar antes de começarem a nascer os primeiros dentes. Converse com o dentista sobre os hábitos de sucção de seu filho.
  13. • Primeiros dentes: Assim que nascer o primeiro dentinho, normalmente em torno dos seis meses, comece a limpá-lo diariamente e faça uma consulta com o dentista.
  14. Crianças pequenas
  15. • Medo de dentista: Durante o exame, a criança pode ficar sentada no colo dos pais mais se sentir mais segura.
  16. • Dificuldade em criar uma rotina de higiene bucal: Procure envolver a família toda e dê o exemplo. Escove seus dentes ao mesmo tempo todo dia para criar bons hábitos na criança.
  17. • Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.
  18. Idade escolar
  19. • Doces: Procure mandar lanches saudáveis, como legumes, iogurte ou queijo.
  20. • Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.
  21. • Ferimentos na boca causados durante a prática de esportes: Incentive a criança a usar protetor bucal para evitar acidentes com os dentes.
  22. [
  23.  
  24.  
  25.  
  26.  
  27.  
  28.  
  29. Os cuidados a ter para evitar inflamações e dores durante a fase de nascimento dos dentes
  30. A odontopediatria é a área da medicina dentária que se dedica à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes.
  31.  
  32. A consulta de odontopediatria aposta no tratamento e prevenção dos dentes de leite, com o objetivo de que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, uma boa estética e um correto funcionamento dentário.
  33.  
  34. Um tratamento dentário precoce permite criar uma atitude positiva e responsável da criança para com a prevenção e manutenção da saúde oral, mantendo com isso as condições necessárias para o seu ótimo crescimento e desenvolvimento.
  35.  
  36. Os dentes temporários começam a fazer a sua aparição na boca por volta dos seis meses de idade, podendo provocar uma variedade muito grande de sintomas gerais supostamente associados à erupção destes dentes, nomeadamente febre, falta de apetite, erupção cutânea, aumento da salivação, alteração da consistência da saliva e/ou diarreia entre outros. Uma vez completa a erupção de toda a dentição temporária, estabelece-se a oclusão dos 20 dentes de leite.
  37.  
  38. A salivação excessiva durante a erupção pode estar relacionada diretamente com a dor e o desconforto da criança quando os dentes estão a nascer ou também porque ocorrem mudanças na qualidade da saliva, acompanhadas por aumento da viscosidade e dificuldade a engolir. Outro sintoma frequentemente observado durante a erupção dos dentes de leite é a diarreia acompanhada de febre e irritabilidade. O sono agitado, alterações no hábito de despertar à noite ou mesmo sono diurno são também situações que se podem encontrar.
  39.  
  40. Poucos dias antes do aparecimento dos dentes na cavidade oral ocorre, em geral, inflamação gengival. Massajar a gengiva, bem como a toma de um analgésico em algumas situações ajudam na diminuição da dor. Se permitimos à criança mastigar um mordedor, o processo de erupção será acelerado. Estes devem ser de material apropriado e colocados no frigorífico pois provocam isquemia na gengiva, diminuindo o desconforto.
Add Comment
Please, Sign In to add comment