JoaoBorges

Reino Ptolemaico

Aug 5th, 2018
144
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 3.02 KB | None | 0 0
  1. Reino Ptolemaico:
  2.  
  3. O Reino Ptolemaico era um reino Helenístico baseado no Egito. Foi governada pela Dinastia Ptolomaica, que começou com a ascensão de Ptolemeu I Sóter após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 AC e que terminou com a morte de Cleópatra VII e a conquista Romana em 30 AC.
  4. O Reino Ptolemaico foi fundado em 305 AC por Ptolemeu I Sóter, que se declarou Faraó do Egito e criou uma poderosa dinastia Helenística que governava uma área que ia do sul da Síria a Cirene e ao sul até a Núbia. Estudiosos também argumentam que o reino foi fundado em 304 AC por causa do uso diferente de calendários: Ptolomeu coroou-se em 304 AC no calendário Egípcio antigo, mas em 305 AC no antigo calendário Macedônio. Alexandria tornou-se a capital e um importante centro da cultura e comércio gregos.
  5.  
  6. Forças militares:
  7.  
  8. Apesar de muito rica, a província do Egito podia facilmente ser defendida por uma força relativamente pequena. Além disso, a ameaça de um embargo ao fornecimento de cereais, vital para a cidade de Roma, era óbvia. A segurança interna era garantida pela presença de três legiões (reduzida depois para duas), cada uma com 6 000 soldados e com diversas coortes auxiliares.
  9. A maior parte das tropas estacionadas no Egito nos primeiros anos depois de Augusto era formada por greco-macedônios e egípcios nativos, a base do exército ptolemaico que conseguiu emprego sob os romanos. Posteriormente, os romanos passaram a formar a maioria.
  10.  
  11. Declínio:
  12.  
  13. Em 221 AC, Ptolemeu III morreu e foi sucedido por seu filho Ptolemeu IV Filópator, um rei fraco e corrupto sob o qual começou o declínio do reino Ptolemaico. O seu reinado foi inaugurado pelo assassinato de sua mãe, e ele estava sempre sob a influência de favoritos reais, homens e mulheres, que controlavam o governo. No entanto, seus ministros foram capazes de fazer sérios preparativos para enfrentar os ataques de Antíoco III, o Grande, em Cele-Síria, e a grande vitória Egípcia de Ráfia em 217 AC garantiu o reino. Um sinal da fraqueza doméstica de seu reinado foram as rebeliões de nativos egípcios que levaram mais de metade do país por mais de 20 anos. Filópator era dedicado às religiões orgiásticas e à literatura. Ele casou-se com sua irmã Arsínoe, mas foi governado pela sua amante Agathoclea.
  14.  
  15. Conquista Árabe (639-646):
  16.  
  17. Um exército de 4 000 árabes, liderados por Amir ibne Alas, foi enviado pelo califa Omar, o sucessor de Maomé, para conquistar o Egito e espalhar o islã. Eles entraram no Egito a partir da Palestina em dezembro de 639 e avançaram rapidamente pelo delta do Nilo. As guarnições imperiais recuaram para as cidades muradas, onde resistiram por mais de um ano.
  18.  
  19. Porém, o califa enviou reforços e, em abril de 641, os exércitos árabes capturaram Alexandria. Os bizantinos juntaram uma grande frota com o objetivo de recapturar o Egito e conseguiram reconquistar Alexandria em 645, mas os muçulmanos retomaram a cidade no ano seguinte, encerrando definitivamente os 975 anos de domínio greco-romano sobre o Egito.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment