Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Feb 23rd, 2019
140
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 2.65 KB | None | 0 0
  1. Na França, Bonaparte conquistou o poder e decretou o Bloqueio Continental, que proibia o comércio entre os países Europeus e a Inglaterra. D. João, o prícipe português, desobedeceu essa proibição, fazendo assim Portugal ser invadido pelas tropas de Napoleão. D João, então, fugiu para o Brasil, onde ficou pouco tempo em Salvador e logo partiu para o Rio de Janeiro.
  2. Com a transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, o eixo político e econômico do Império Português (formação política que compreendia as colônias da África, Brasil [América] e Ásia) deslocou-se para o Brasil (interiorização da Metrópole). As autoridades das capitanias, que antes obedeciam a Lisboa, passaram a obedecer ao Rio de Janeiro, que agora era sede do Império português.
  3. D. João, no Brasil, ordenou a abertura dos portos brasileiros ao comércio com as nações amigas. Portugal estava sendo invadido pelas tropas francesas, então não possuia alternativas e, além disso, a Corte portuguesa no Brasil queria se abastecer de mercadorias importadas. A abertura dos portos significou fim do pacto colonial e a liberdade de comerciar com outros países para o Brasil. E a abertura dos portos também foi vantajosa para a Inglaterra, que agora poderia vender suas mercadorias diretamente para o Brasil.
  4. D. João também autorizou a criação de indústrias no brasil, mas não teve o resultado esperado por falta de capital e dificuldade de concorrer com produtos estrangeiros. A situação se agravou quando D. João assinou com a Inglaterra o Tratado de Comércio e Navegação, que dizia que, para entrar no Brasil, as mercadorias inglesas deviam pagar 15% de imposto; as portuguesas, de 16% e as de outras nações, de 24%, Isso foi favorável para os ingleses, que, pagando impostos menores, os produtos ingleses podiam ser vendidos no Brasil a preços mais baixos que os de outras nações.
  5. Com a vinda de D. João, a cidade do Rio de Janeiro foi melhorada intensamente, sua área foi ampliada, abriram-se vias públicas para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias, entre outras melhorias.
  6. Além disso, o governo de D. João foi responsável por importantes realizações, como a publicação do primeiro jornal do Brasil, a criação do Banco do Brasil, da Casa da Moeda, da Academia Militar e da Marinha, entre outras realizações. Além disso, ele também elevou o Brasil a Reino Unido, Portugal e Algarves (Região sul de Portugal). Logo depois, se tornou rei e contratou a Missão Artística Francesa, que era um grupo de professores, arquitetos, músicos, escultores e pintores. Faziam parte desse grupo pessoas que ficaram famosas, como por exemplo, Debret.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement