applepowder

Guia para linguagem inclusiva

Feb 16th, 2016
166
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 6.43 KB | None | 0 0
  1. GUIA PARA LINGUAGEM INCLUSIVA
  2.  
  3. O objetivo deste guia é mostrar formas de escrever que sejam neutras, ou seja, que não excluem pessoas não-binárias desnecessariamente na hora de se referir a todas as pessoas, além de ter o bônus de não utilizar o conjunto de linguagem o/ele/o para generalizar todo mundo. Haverão também outras dicas para não generalizar grupos.
  4.  
  5. a) Utilizar mais palavras como "pessoa", quando o gênero não é importante ou conhecido
  6.  
  7. A palavra em si possui linguagem específica (a/ela/a), mas não seus alvos.
  8.  
  9. Exemplos:
  10. Um homem falou que não compraria algo tão caro -> Alguém falou que não compraria algo tão caro
  11. Desejo um bom feriado para todos e todas desta sala -> Desejo um bom feriado para todas as pessoas desta sala
  12. Ele/ela é muito chato/a -> Aquela pessoa é muito chata
  13. Não gosto desses caras -> Não gosto desse grupo
  14. Gostaria de dar as boas vindas a todos e todas -> Gostaria de dar as boas vindas a todas as pessoas presentes
  15.  
  16. b) Substituir finais de palavra indicadores de gênero linguístico por x mudo ou, de preferência, por e (você também pode usar y ou i, se preferir; já pronomes como ela ou ele podem ser substituídos por ile, elu, éli, entre outros)
  17.  
  18. Pode ser um problema caso você esteja em algum ambiente onde vão te estranhar por linguagem inclusiva, e sua memória motora provavelmente não está acostumada, mas, em certos casos, é mais fácil do que substituir tudo por "pessoa".
  19.  
  20. Exemplos:
  21. Há muita diversidade entre os professores -> Há muita diversidade entre xs professorxs
  22. Um membro me mandou um e-mail sobre isso -> Ume membre me mandou um e-mail sobre isso
  23. Meus caros e minhas caras, gostaria de me apresentar -> Minhes cares, gostaria de me apresentar
  24. Você tem namorado ou namorada? -> Você tem namorade?
  25. Qual o pronome dele ou dela? -> Qual o pronome delx?
  26.  
  27. c) Tentar ser consciente de quando está presumindo gênero e/ou linguagem sem pensar, e trocar a frase
  28.  
  29. Exemplos:
  30. Ela tem um namorado ou namorada -> Ela namora.
  31. Um membro está me incomodando -> Alguém dali está me incomodando
  32. Será que todos eles já enviaram? -> Será que todo mundo já enviou?
  33. Um cliente ligou. Ele ou ela falou que precisa de acomodações -> Cliente ligou. Falou que precisa de acomodações
  34. Acho que os meninos de hoje não sabem disso -> Acho que as crianças de hoje não sabem disso
  35.  
  36. d) Quando estiver falando de grupos específicos, especifique-os
  37.  
  38. Exemplos:
  39. Mulheres que dão à luz são fortes -> Pessoas que dão à luz são fortes
  40. Preciso da ajuda de mulheres sobre absorventes -> Preciso da ajuda de pessoas que menstruam sobre absorventes
  41. É mais prático para homens fazerem xixi em pé -> É mais prático para quem tem pênis fazer xixi em pé
  42. Lésbicas não gostam de pênis -> Lésbicas não gostam de homens
  43. Apenas mulheres sofrem misoginia -> Apenas mulheres e algumas pessoas não-binárias sofrem misoginia
  44.  
  45. Aqui também vale lembrar de que:
  46.  
  47. 1. Pessoas trans não necessariamente possuem o genital associado ao seu gênero designado; podem ter uma configuração genital que não é nem um pênis e nem uma vagina, e sim um meio-termo entre os dois, ou podem ter feito cirurgia de reconstrução genital. Da mesma forma, níveis hormonais, características sexuais secundárias, e outras coisas associadas a sexo biológico podem ser de várias combinações, não importa se a pessoa é cis ou trans, e não necessariamente por causa de intervenção de remédios. Pessoas intersexo existem, e pessoas trans que fazem transição também.
  48.  
  49. 2. Pessoas não-binárias não necessariamente são completamente alheias aos gêneros homem e mulher. Há gente que possui esses dois gêneros, há gente que possui parcialmente um deles, há gente que possui um deles e um outro gênero, etc. Sim, pessoas não-binárias não são mulheres nem homens, mas não se pode dizer que nenhuma pessoa não-binária sofre com misoginia, ou que nenhuma se beneficia em nenhum aspecto com o patriarcado, por exemplo.
  50.  
  51. 3. Pessoas LGBTQIAP+ sofrem de preconceitos diferentes. Homomisia não é o mesmo que transmisia, que é diferente de bimisia, que é diferente de diadismo, que é diferente de acemisia. O termo "LGBTmisia" ignora que muitas destas opressões são perpetuadas também por pessoas LGBTQIAP+, porém, de diferentes grupos (por exemplo, uma pessoa gay ser bimísica, ou uma pessoa trans ser diadista), e normalmente tira o foco de opressões que não sejam ligadas à homofobia (que é a opressão mais conhecida).
  52.  
  53. 4. Pessoas que não são hétero não são obrigatoriamente gays. Existe uma multitude enorme de orientações sexuais, românticas e alternativas, e presumir que você só pode ser "um ou outro" dependendo de quem você namora no momento apaga a existência de pessoas bi, pan, poli, assexuais, arromânticas, etc.
  54.  
  55. 5. Perguntar pelo artigo, pronome e final de palavra das pessoas à sua volta em um espaço seguro para pessoas não-binárias não deve ser tido como algo óbvio ou ofensivo.
  56.  
  57. 6. Identidades além de homem e mulher existem em diversas culturas. Nem sempre pessoas que não são homens nem mulheres se identificam como trans. (Pessoas não-binárias ocidentais também podem ter seus motivos para não se dizerem trans.)
  58.  
  59. 7. Nem todas as pessoas que fazem/precisam de certas coisas fazem parte de um grupo específico. Existem pessoas com visão ruim que usam leitores de tela, então descrições de imagem não são somente para pessoas cegas. Existem pessoas que tomam testosterona e que não são homens, então testosterona não é algo tomado apenas por homens (e nem apenas por pessoas trans). Nem todas as mulheres que já beijaram mulheres na vida são lésbicas, e podem até mesmo não ser sáficas (ou seja, podem não ser mulheres que sentem atração por mulheres). Nem todas as pessoas que usam o pronome ele são homens ou pessoas masculinas, então a designação de "pronome masculino" não é precisa, e pode até ser ofensiva para não-homens que usam tal pronome. Nem todas as pessoas que não fazem sexo (ou que demoram para fazer, ou que não querem fazer) são assexuais ou do espectro assexual; e existem pessoas assexuais que já fizeram sexo, ou que gostam de fazer sexo. É importante pensar em quem você está incluindo ou excluindo com cada agrupamento que você faz.
  60.  
  61. 8. Pessoas racializadas é um termo para todas as pessoas que não são brancas. Todas as pessoas que não são brancas sofrem racismo. Não ser uma pessoa negra não equivale a ser uma pessoa branca.
Add Comment
Please, Sign In to add comment