Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Feb 23rd, 2019
147
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 4.03 KB | None | 0 0
  1.  
  2. Leia atentamente a afirmação abaixo e marque a resposta correta:
  3. Resposta
  4.  
  5. A definição de desenvolvimento humano não pode ser concebida como um processo que acompanha o homem ao longo de toda a sua existência.
  6.  
  7. O desenvolvimento é percebido como um momento de estagnação na vida do indivíduo.
  8.  
  9. O desenvolvimento é percebido como uma passagem de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado.
  10.  
  11. Em relação ao desenvolvimento humano, não há transformação, nem progresso.
  12.  
  13. O desenvolvimento humano é algo que se dá isoladamente e não envolve interação com a cultura nem com a sociedade na qual o ser humano está inserido.
  14.  
  15.  
  16.  
  17. Marque a alternativa correta.
  18. Resposta
  19.  
  20. Em sua teoria psicanalítica Freud descreve o comportamento do sujeito como resultante de um jogo de energias pulsionais . A esta energia ele dará o nome de Libido.
  21.  
  22. Para Freud a energia pulsional (Libido) está localizada na consciência e o sujei a tem em pleno domínio.
  23.  
  24. A Energia pulsional ( ou Libido) seria segundo Freud um representante corporal de estímulos que se originam no psiquismo.
  25.  
  26. Esta energia, que ele chama de pulsão ( pulsão sexual) é um padrão de comportamento hereditariamente definido.
  27.  
  28. Esta energia, que ele chama de pulsão ( pulsão sexual) tem, segundo Freud, um objeto de satisfação pré-fixado.
  29.  
  30.  
  31.  
  32. Para Freud, o desenvolvimento psíquico se inicia a partir do estágio indiferenciado do recém-nascido e continuará até à formação da personalidade do adulto. Ele afirma que muitos dos problemas psicopatológicos da idade adulta, têm as suas raízes nas primeiras fases ou estágios do desenvolvimento humano. Segundo Freud são cinco estágios (fases) de desenvolvimento humano: Oral, Anal, Fálico, Latência, Genital. Leia atentamente as afirmações abaixo e em seguida associe às definições ao estágio de desenvolvimento psíquico correspondente . Após isso marque a reposta correta em relação associação.
  33.  
  34. Fase caracterizada pelo Complexo de Édipo. A criança passa a entender que a mãe tem outro objeto de desejo que não ela, um homem - geralmente o pai - que fará o "corte", interditando a relação quase simbiótica que tinha se estabelecido entre mãe e filho. À partir dai o lugar do pai é internalizado e acontece a identificação masculina: menino passa a querer ser poderoso como o pai para ter uma mulher como a mãe. Nesta fase a criança tem como fonte de interesse a região genital, que também é fonte de estimulação e de excitação.
  35.  
  36. Fase de resolução do complexo de Édipo, as pulsões sexuais são canalizadas para objetivos mais adequados socialmente (estudos, esportes, aprendizado de musica, etc.).
  37.  
  38. Fase na qual começa a adolescência. O objeto de desejo não está mais no corpo, mas passa a ser um objeto externo: adolescentes, conscientes de suas identidades sexuais distintas, passam a buscar sua satisfação no outro, na tentativa de satisfazer suas necessidades eróticas e afetivas.
  39.  
  40. Fase marcada pelo egocentrismo e narcisismo da criança que vê a mãe como extensão dela. Nesta fase a região do corpo que é fonte de prazer é a boca, e é através dela que o bebe tem contato com o mundo externo. Por isso a criança tende a levar tudo à boca.
  41.  
  42. Nesta fase a criança começa a adquirir controle sobre seus esfíncteres (controle sobre a expulsão e retenção das fezes e da urina) regiões nas quais a pulsão sexual estará fixada. Nessa fase a criança está apta a aprender limites, internalizando o NÃO. É a fase em que se instaura o SUPEREGO. A criança testa a autoridade dos pais, testa a coerência e põe em cheque o amor.
  43. Resposta
  44.  
  45. Fase Anal; Estágio Fálico; Período de latência; Fase Genital; Fase Oral
  46.  
  47. Estágio Fálico; Período de latência; ; Fase Oral ; Fase Anal; Fase Genital
  48.  
  49. Estágio Fálico; Período de latência; Fase Genital; Fase Oral ; Fase Anal
  50.  
  51. Fase Oral; Fase Anal; Estágio Fálico; Período de latência; Fase Genital
  52.  
  53. Período de latência; Fase Genital; Fase Oral ; Fase Anal; Estágio Fálico
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement