Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - TV Gazeta

Sep 27th, 2020
79
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 16.64 KB | None | 0 0
  1. TV Gazeta é uma rede de televisão brasileira sediada na cidade de São Paulo. Foi inaugurada em 25 de janeiro de 1970 e pertence à Fundação Cásper Líbero, uma instituição sem fins lucrativos que também administra também a Rádio Gazeta, Gazeta FM, o diário esportivo Gazeta Esportiva e a Gazeta Press, além da Faculdade Cásper Líbero.
  2.  
  3. Grandes sucessos da televisão brasileira passaram pela Gazeta, tais como: Ângela Rodrigues Alves, Ione Borges, Claudete Troiano, Fausto Silva, Serginho Groisman, Astrid Fontenelle, Galvão Bueno, o eterno Fofão Orival Pessini, Mariane Dombrova, Sérgio Mallandro, Joelmir Beting, o ex Palhaço-Bozo Wandeko Pipoka, a ex-Vovó Mafalda Valentino Guzzo, a dupla de palhaços Atchim & Espirro, o palhaço Tic-Tac, a dupla de palhaços Patati Patatá, Zig Zag e Zazá, Catia Fonseca, Heródoto Barbeiro, Cléber Machado, Luís Roberto, Tiago Leifert, Mariana Godoy, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Ratinho, Luiz Carlos Alborghetti, Ronnie Von e muitos outros.
  4.  
  5. A história da TV Gazeta confunde-se com a história da televisão no Brasil. Projetada desde a década de 50, teve suas instalações superdimensionadas. Em 15 de janeiro de 1952, por decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o canal 2 de São Paulo foi concedido à Fundação Cásper Libero. Devido à demora da inauguração por questões técnicas, a Fundação Cásper Libero perdeu a concessão do canal 2, passada para as mãos de Assis Chateaubriand, que um ano depois inaugurou a TV Cultura. E foi dada a concessão do canal 11 para a TV Gazeta. Em 1961, o último ato do governo de Juscelino Kubitschek foi tirar da Fundação o canal e passar à TV Continental do Rio de Janeiro. Um dia depois, com a posse de Jânio Quadros e por pressão da Fundação, a concessão voltou às mãos de quem era de direito.
  6.  
  7. No dia 23 de junho de 1969 era o prazo final para instalação do sétimo e último canal VHF de São Paulo. Às 17h45, a torre de 116 m, no espigão da Paulista, transmitiu seus primeiros sinais e a TV Gazeta foi ao ar experimentalmente. A primeira imagem foi da avenida Paulista ao som de Sá Marina, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, na voz de Wilson Simonal.
  8.  
  9. A TV Gazeta foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1970, aniversário de 416 anos da cidade de São Paulo, com imagens ao vivo da Avenida Paulista e um texto comemorativo, evocando Cásper Líbero, o patrono da emissora. A primeira emissora montada com equipamento para transmissão em cores, teve a primeira unidade para transmissão externa colorida do país.
  10.  
  11. Foi a primeira emissora a trabalhar com o equipamento de chroma key e implantou no Brasil a câmera lenta e antecipou tendências ao ter produzido e gerado a primeira corrida de Fórmula 1 no país (retransmitida em parceria com a Rede Globo).
  12.  
  13. A Gazeta alimentou o sonho de tornar-se rede em meados da década de 1970, quando o mercado começava a se modificar. Tupi e Record estavam decadentes, a Bandeirantes pensava na possibilidade de se tornar rede, enquanto a Globo sempre disputava a audiência.
  14.  
  15. Havia a possibilidade de surgimento da Rede Jornal do Brasil, mas isso não preocupava muito a Gazeta, que chegou a colocar programação em emissoras da região norte do país, em boa parte do Estado de São Paulo, e dava como certa a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro. Só que a história não foi bem assim. Em 1976, o comunicador e apresentador Sílvio Santos ganhou a concessão do canal carioca que era da TVS (TV Studios Silvio Santos de Cinema e Televisão Ltda), (que mais tarde se tornou a pedra fundamental do futuro SBT), e a Bandeirantes fez propostas melhores e levou para sua rede as emissoras que a Gazeta havia afiliado na região amazônica. Com o tempo, os equipamentos da emissora começaram a ser sucateados, não havia caixa suficiente para reaparelhamento, muitos profissionais começaram a mudar de estação, o público passou a assistir cada vez menos à programação e a Gazeta entrou numa fase de ostracismo, que iria durar até meados da década de 1980. Muita gente até ignorava que o canal 11 de São Paulo estivesse no ar.
  16.  
  17. Mas é importante lembrar de um fato inesquecível da TV Gazeta do ano de 1973: havia sido feito um acordo entre o Governo Federal da Argentina, sob o comando de Perón, e o Governo do Brasil estabelecendo que os técnicos da televisão brasileira iriam implantar a televisão em cores na Argentina, fazendo com que, na primeira transmissão colorida, a operação estivesse sob os nossos cuidados. Foi a festa da OTI (no Teatro Colón, de Buenos Aires). O Governo Brasileiro designou a equipe da TV Gazeta, canal 11 de São Paulo, para este feito. A Rede Tupi exibiu simultaneamente o fato - mesmo sendo este totalmente organizado pela Gazeta - com flashes especiais dos ensaios e do espetáculo durante a transmissão direto da Argentina para o Brasil via satélite. E um momento emocionante deste dia foi quando a equipe da Gazeta deu licença para que os profissionais locais encerrassem aquela primeira transmissão à moda argentina. Muitos argentinos abraçaram os técnicos argentinos e brasileiros e um choro constante rolando direto entre todos os operadores, movidos pela emoção.
  18.  
  19. Em 1987, um acontecimento histórico ocorre na emissora: uma equipe de jovens profissionais chegara ao departamento de programação da emissora e implantara uma linha de programas que poderia ser considerada suicida. Era o nascimento de algo chamado TV Mix, um embrião do que seria a MTV Brasil. Um programa feito praticamente no improviso, que começava as oito da manhã e ia ao vivo até o meio-dia, de segunda a sexta-feira, apresentando sem recursos e sem compromisso. E esse programa pegou. No comando, entre vários apresentadores, uma descontraída Astrid Fontenelle. Depois, muitos vieram se juntando, como Paula Dip, Sérgio Groisman, Patrícia Pillar, Emílio Surita, entre outros. A Gazeta começava a virar referência na manhã paulistana. Era uma tremenda alternativa aos programas infantis e femininos que compunham a grade de outros canais. E melhor ainda: a audiência era formada por telespectadores de diversas faixas etárias.
  20.  
  21. Em 1990, devido a mudanças internas, o projeto "televisão desindexada", como foi chamado, acabou sendo desativado, e a TV Gazeta começou a decair, com uma programação mais morna, calcada, sobretudo, em filmes que eram recomprados diretamente da Rede Globo, exibidos no Cine Gazeta de segunda a sábado 21h30, e os desenhos animados no programa Gazetinha de segunda a sábado 20h00 até 21h30, com alguns desenhos recomprados do SBT e da própria Globo, quando essa não tinha mais lugar para exibi-los. A emissora parecia condenada a ficar transmitindo apenas para São Paulo, sem muitas perspectivas de crescimento.
  22.  
  23. No início da década de 1990, ocorre nova fase de mudança da emissora, onde começou a parceria entre a Rede OM (Organizações Martinez) e a TV Gazeta de São Paulo. A reviravolta ocorreu precisamente no início de 1992, quando a TV Paraná (em Curitiba) e a TV Tropical (em Londrina) resolveram romper contrato com Rede Bandeirantes, que estava em fase de rápida expansão, e assim fundava-se a Rede OM. Conquistando afiliadas em todo o país (com as graças do então presidente Collor, de quem o dono da rede era correligionário), a OM logo começou a convencer a Gazeta com a possibilidade de afiliação, o que acabou sendo muito bem aceito a princípio.
  24.  
  25. Foram tempos de crescimento rápido; a nova rede tinha Galvão Bueno em seu quadro de funcionários e era a grande promessa para a década. No meio do ano, todos apostavam que a TV Gazeta seria para os anos 90 o que o SBT fora para os anos 80. No entanto, Collor foi acusado de corrupção e sofreu impeachment.
  26.  
  27. Em 1993, a Rede OM vira a CNT e nunca mais cresceu como antes pois a Rede Record voltou a crescer e acabou levando boa parte de suas afiliadas. Seguiu-se o período de operação conjunta com a CNT. Durante a década, reconhecia-se que boa parte dos programas que eram feitos na emissora paulista e transmitidos em rede, eram responsáveis pelas maiores audiências e, consequentemente, pelos maiores faturamentos. A TV Gazeta percebeu que podia andar sozinha e voltar a crescer.
  28.  
  29. A TV Gazeta ainda levou outro desfalque, perdendo a concessão do canal 12 de Santos, emissora no litoral paulista que tentara fazer funcionar por duas vezes. A concessão, da década de 1970, acabara caducando.
  30.  
  31. Em 1996, a TV Gazeta passou a chamar-se CNT Gazeta.
  32.  
  33. A parceria entra a CNT e Gazeta desde 1992 é desfeita em junho de 2000, quando a Gazeta não renova o contrato, deixando a Grande São Paulo e diversos municípios sem o sinal da CNT até 2001. Com isso, a TV Gazeta iniciou seu processo de rede, com a implantação de repetidoras no interior de São Paulo e em outros estados. Até 2000, a TV Gazeta deixou de exibir os filmes, novelas, seriados e desenhos animados que eram exibidos na época da parceira da CNT. Por outro lado, programas como Mesa Redonda, Mulheres e forte presença no jornalismo e nos esportes, responsável pelo faturamento de audiência da dupla emissora, permaneceram na Gazeta.
  34.  
  35. Desde 2006, a emissora paulista busca retomar sua grade de programação, com programas jornalísticos, de entretenimento e comercias.
  36.  
  37. Jornal da Gazeta é um telejornal brasileiro da TV Gazeta exibido desde 1970. Vai ao ar de segunda a sábado às 19 horas, com uma hora de duração. Os âncoras do telejornal são Rodolpho Gamberini e Stella Gontijo. As previsões do tempo ficam por conta de Luciana Magalhães.
  38.  
  39. De segunda a sábado, às sete da noite, o Jornal da Gazeta apresenta as principais notícias do dia, reportagens especiais e entrevistas no estúdio com políticos, economistas e analistas da conjuntura brasileira. As entrevistas são conduzidas por Maria Lydia Flandoli.
  40.  
  41. Possui uma versão exibida às dez da noite, denominada Jornal da Gazeta - Edição das 10, esta com trinta minutos de duração e reexibindo as noticias anteriormente mostradas.
  42.  
  43. Entre 1996 e 2000, o Jornal da Gazeta ficou fora do ar para dar lugar ao CNT Jornal, devido a uma parceria da Gazeta com a CNT.
  44.  
  45. Em 2001, o Jornal da Gazeta voltou ao ar, enquanto o CNT Jornal passou a ser exibido somente na CNT.
  46.  
  47. Gazeta News é um telejornal produzido pela TV Gazeta. Apresentado de segunda a sexta em duas edições, às 11h e às 17h50, o programa tem dez minutos de duração, destacando as principais informações sobre o Brasil e no Mundo. Edição ágil que permite ao telespectador tomar conhecimento de uma ampla gama de acontecimentos.
  48.  
  49. Em um horário de grande movimento, o jornalístico exibe imagens de câmeras instaladas em vários pontos da cidade, acompanhando, ao vivo, o trânsito da Capital, além de informar a previsão do tempo para os próximos dias. O boletim apresenta as noticias que serão destaque no Jornal da Gazeta, exibida às 19h.
  50.  
  51. O Gazeta News já foi apresentado pela jornalista Anna Paola Fragni e, atualmente, é comandado por Mariana Armentano, versátil profissional da nova geração de jornalistas da televisão brasileira. Além de jornalista, Mariana é formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.
  52.  
  53. ===
  54. Gazeta FM é uma estação de rádio brasileira sediada na cidade de São Paulo, capital do estado homônimo. Opera nos 88.1 MHz em FM e pertence à Fundação Cásper Líbero. Possui programação musical diversificada, entre sucessos clássicos e atuais; promove shows dos artistas favoritos da rádio e eventos como o Projeto Verão, festas juninas, comemorações de aniversários de artistas e há anos está entre as dez melhores colocadas em São Paulo. A equipe de jornalismo da Gazeta FM trabalha 24 horas trazendo notícias e campanhas sociais em sua programação.
  55.  
  56. Nos anos 50, a Gazeta FM se chamava PRA-6 Rádio Gazeta, também pertencente a Fundação Cásper Líbero, já operava em frequência modulada, após conseguir sua concessão com o Ministério de Viações e Obras Públicas. Uma de suas primeiras transmissões feitas foram as festividades do IV Centenário de São Paulo, em 9, 10 e 11 de julho de 1954. No início, a estação passou um bom tempo retransmitindo uma rádio principal e sendo utilizada como canal de serviços, como por exemplo, comunicação entre uma equipe técnica de uma reportagem externa, a qual possuíam informações internas. A maioria das emissoras FM passaram por essa condição.
  57.  
  58. Na primeira metade do ano de 1970, a inspiração e referência para o formato de programação musical veio das rádios dos Estados Unidos, após uma viagem do diretor da Rádio e TV Gazeta Marco Aurélio Rodrigues da Costa para o país que já possuía esse estilo de programação. Dessa maneira, a rádio Gazeta FM ganhou seu perfil e sua programação própria. No começo, alguns horários eram locados e transmitia uma programação voltada à música clássica. Nessa época, a rádio ganhou vários prêmios. Já nos anos 90, a rádio se consolida como uma rádio popular que trazia novas tendências e com maior potência de transmissão.
  59.  
  60. ===
  61. Rádio Gazeta é uma estação de rádio brasileira sediada em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo. Opera nos 890 kHz em AM e pertence à Fundação Cásper Líbero.
  62.  
  63. Foi fundada por Cásper Líbero, o qual dirigiu a Rádio por apenas cinco meses, pois faleceu em agosto do mesmo ano, vítima de um acidente de avião. A Rádio fazia parte de um complexo de comunicações, uma vez que já existia o jornal A Gazeta, considerado o jornal mais moderno da cidade de São Paulo até então.
  64.  
  65. A Rádio Gazeta AM começou a transmitir em 15 de março de 1943, transmitindo os concertos ao vivo de seu auditório; onde dispunha de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores. No ano de estréia, a direção musical esteve a cargo do maestro Souza Lima, que era conhecido como "o príncipe dos pianistas brasileiros". A orquestra contou também com o compositor Camargo Guarnieri como um de seus regentes.
  66.  
  67. Em 1963 a programação da rádio passou a incluir programas jornalísticos e esportivos.
  68.  
  69. A partir do dia 1.° de julho de 2009, a Faculdade Cásper Líbero assumiu a direção da rádio, tornando-se um "laboratório" para os alunos. Hoje, a Rádio tem grande parte de sua programação produzida pelos estudantes da instituição, sempre sob orientação profissional de apresentadores, técnicos e professores. Gerenciada pelo radialista, especialista e mestre em Comunicação Pedro Serico Vaz Filho, a Rádio Gazeta 890 KHz AM dedica grande parte de sua grade à cobertura esportiva e jornalística, além do espaço a pautas de cultura e cidadania.
  70.  
  71. A Rádio Gazeta AM é uma emissora universitária, que serve como escola para os estudantes de comunicação (Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo) da Faculdade Cásper Líbero. Toda sua programação é realizada por alunos, que sempre são acompanhados por profissionais qualificados, que instruem e formam o estudante. Além dos colaboradores e estagiários, exclusivamente alunos, há a Regiani Ritter, Renata Câmara e Gilles Sonsino, que comandam variados programas na rádio.
  72.  
  73. ===
  74. A Gazeta Esportiva é um jornal esportivo, com sede em São Paulo, com circulação em todo o território do Brasil.
  75.  
  76. O jornal distribui diversos prêmios a clubes e jogadores do futebol brasileiro, como a Taça dos Invictos, e se consolidou como um dos mais tradicionais e influentes meios de informação da mídia esportiva brasileira.
  77.  
  78. Por ser órgão da Fundação Cásper Líbero, a redação do jornal ainda mantém convênio com a faculdade de comunicação de mesmo nome, de onde traz seus estagiários.
  79.  
  80. A Gazeta Esportiva nasceu em 23 de dezembro de 1928, como um semanário ligado ao jornal A Gazeta, por iniciativa do jornalista Cásper Líbero. A partir de 10 de outubro de 1947, passou a ser publicado diariamente, exceto aos domingos. A expectativa inicial de uma tiragem entre quinze mil e vinte mil exemplares diários rapidamente foi superada, e em 1954, durante a Copa do Mundo, o jornal atingiu o recorde brasileiro de tiragem, com 257.560 exemplares.
  81.  
  82. A primeira edição dominical foi publicada em 16 de março de 1958; segundo o jornal, era um pedido de "milhares de leitores". "Tomando a iniciativa da edição domingueira, não visa ao seu benefício, mas ao da intenção sincera de melhor servir aos esportes, ampliando o seu espaço vital para o acolhimento do noticiário volumoso com que se defronta a cada dia que passa, a ponto de, por vezes, sentir o 'medo de não dar conta do recado'", escreveu o jornal. A edição esgotou-se em poucas horas, chegando perto do recorde de tiragem, com mais de 253 mil exemplares vendidos.
  83.  
  84. Em 13 de novembro de 1998, foi inaugurado o site GazetaEsportiva.net.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement