Guest User

Fontes do vídeo - Jogos mais raros do PS2

a guest
Mar 26th, 2021
245
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 18.58 KB | None | 0 0
  1. Todos nós sabemos que Playstation 2 e jogo original é coisa difícil de se ver. Mas, se você tem uma coleção ou pretende começar, eis aqui os jogos mais raros e caros que podem dar uma valorizada legal na sua biblioteca ou fazer você tirar o escorpião do bolso para comprar. Mas antes de  começarmos, não deixe de se inscrever no canal e considere também tornar-se um membro para ver mais vídeos como esse e ter acesso a benefícios exclusivos.
  2.  
  3. Gun Club
  4. https://www.pricecharting.com/game/pal-playstation-2/gun-club
  5.  
  6. Começando por Gun Club, um jogo bem obscuro lançado para o Playstation 2 em 2006, bem no final da vida do console. Esse aqui era um jogo de FPS mas com uma característica bem diferente. Ele era basicamente um simulador de clube de tiro, então você tinha vários ambientes com algumas missões como atirar em alvos móveis ou fixos tentando fazer uma pontuação alta, tudo claro com um limite de tempo. O jogo se orgulhava de ser um FPS que não tinha sangue e que tinha 100 armas licenciadas para você experimentar, além de ser um jogo endossado pela associação nacional de rifles. Mas a real aqui é que esse é um jogo bem monótono, por mais que você gostasse de atirar. A gameplay do jogo era repetitiva e não oferecia desafio muito marcante, além disso, nas telas de loading, você ainda tinha dicas de segurança para utilização de armas reais. Se alguém te disser que jogos com armas te fazem violento, ta aí um jogo pra mostrar pra essa pessoa.
  7.  
  8. Quando ele foi lançado, ele era um jogo com preço reduzido, custava apenas 20 dólares na época. Nos Estados Unidos inclusive, hoje em dia é bem fácil encontrar esse jogo valendo coisa de troco de pão, no entanto, esse game aqui também foi lançado na Itália, com tiragem limitadíssima e até publicado por uma outra empresa, a 505 games. E essa versão sim, é bem difícil de encontrar até mesmo na internet e pode valer uma bela grana, algo entre 194 dólares apenas pelo CD ou mais de 660 dólares na versão completa e em estado novo. Quem diria que um jogo considerado ruim e barato fosse valorizar tanto apenas por ter estoque limitado.
  9.  
  10. https://www.youtube.com/watch?v=Ipf_Yarglnk&ab_channel=10minGameplay
  11.  
  12. https://slate.com/technology/2012/12/nra-gun-club-the-national-rifle-association-s-official-non-violent-video-game.html
  13. https://www.gamespot.com/reviews/nra-gun-club-review/1900-6162737/
  14.  
  15. Blood Will Tell
  16. https://www.pricecharting.com/game/playstation-2/blood-will-tell
  17. Blood Will Tell é um jogo de Ação com elementos de RPG da Sega lançado para o Playstation 2 em 2004. Esse game é uma adaptação do manga Dororo, de 1969, criado por Osamu Tezuka, o mesmo criador de Astro Boy. A premissa desse manga é a história de Hyakkimaru, um homem que teve quando criança 48 dos seus órgãos e partes do corpo roubadas por demônios por motivos específicos que você descobre ao longo da história. Sendo assim, Hyakkimaru nasce com diversas má formações e sem diversas partes do corpo, e seus pais resolvem o abandonar. Hyakkimaru, no entanto, é encontrado por um médico, que resolver desenvolver próteses para que ele pudesse andar, correr e ter uma vida mais próxima do normal. Quando adulto, ele descobre o que aconteceu com ele e resolve então ir atrás dos demônios que estão com seus órgãos para poder assim viver como um humano digno. Nessa aventura você encontra com o tal do Dororo, que é um jovem ladrão que quer, a princípio, de todo jeito roubar a espada de Hyakkimaru, e por isso ele acaba acompanhando na jornada toda.
  18.  
  19. O jogo, apesar de ter um nome diferente, segue o mesmo arco da história do mangá, apenas com um final levemente alterado até por conta dele ter sido originalmente cancelado antes que seu final pudesse ser concluído. É um game com história um tanto quanto peculiar, conforme você vai ganhando partes ou órgãos do corpo, a gameplay vai mudando com novas mecânicas e o seu personagem também, com novas habilidades, por exemplo . O sistema de batalha do jogo era como um hack and slash e tinha batalhas com chefes à rodo, afinal eram 48 partes de você que estavam sob posse de demônios, fora os subchefes e chefes com mais de uma fase. No entanto, a premissa não vingou e o jogo não teve uma recepção de se destacar tanto nas críticas quanto nas vendas. O resultado foi um jogo que aos poucos foi caindo na obscuridade da biblioteca do Playstation 2, sendo que muitos o consideram uma das jóias perdidas do console, e hoje, encontrar uma cópia original dele pode te custar entre 196 dólares somente pelo CD até 585 dólares na versão completa na caixa em estado novo.
  20.  
  21. https://dwaynewadejersey.net/blood-will-tell-ps2-all-bosses-all-boss-fights-no-damage-ending-1080p/
  22. https://www.vgchartz.com/game/216/blood-will-tell-tezuka-osamus-dororo/?region=All
  23. https://web.archive.org/web/20081207234050/https://www.gamespot.com/ps2/action/dororo/review.html/
  24. https://www.gameblast.com.br/2019/12/blood-will-tell.html
  25.  
  26. .Hack Quarantine
  27. https://www.pricecharting.com/game/playstation-2/hack-quarantine
  28.  
  29. Como é de praxe em quase toda lista de jogos raros, aqui um jogo de RPG para vocês. Dot Hack Quarantine é a quarta parte do jogo dot hack, lançado para o Playstation 2 em 2004. A premissa do jogo, que começou na primeira parte, lançada em 2003, era de um mundo onde todos jogavam um MMORPG chamado The World, e você, na pele de Kite, embarca em uma jornada para descobrir porque algumas pessoas estão entrando em estado de coma ao jogar o game. Aos poucos, você vai descobrindo outros mistérios e enfrentando outros perigos, e tudo isso se estende entre os quatro jogos. Cada game ainda tinha um episódio de OVA para você assistir e acompanhar mais do universo do jogo.
  30.  
  31. Apesar de ter sido bem recebido pelo público, ter uma premissa interessante dessa de jogo dentro de um jogo, a série dot Hack no Playstation 2 sofreu com a perda de interesse do público ao longo do tempo. A cada nova parte que era lançada, as críticas de uma história que se arrastava aumentavam e o número de vendas diminuía. Por Quarantine ser o último jogo da série, o desfecho da história, acabou sofrendo mais que os outros. E os baixos números de vendas, obviamente, contribuíram para a raridade deste produto, que não teve muitas unidades produzidas por natureza, já que é um jogo bem de nicho. Hoje em dia, para adquirir um desses, você vai ter que desembolsar entre 196 a até 300 dólares pela cópia em estado novo.
  32.  
  33. https://dothack.fandom.com/wiki/.hack_Games
  34. https://www.vgchartz.com/game/5/hackquarantine-part-4-the-final-chapter/?region=All
  35.  
  36.  
  37. Haunting Ground
  38. https://www.pricecharting.com/game/playstation-2/haunting-ground
  39. Agora o clima vai ficar pesado pois vamos falar de Haunting Ground. Esse aqui é um jogo de survival horror da Capcom, lançado em 2005 para o Playstation 2. Nesse game, que é considerado um sucessor espiritual da franquia Clock Tower, você joga com a Fiona, uma jovem de 18 anos que acorda presa em uma cela dentro de um castelo  medieval. Aos poucos, ela começa a se recordar que sofreu um acidente de carro e que então foi levada para este castelo misteriosamente. Conforme ela vai tentando se recordar, ela também procura sair deste lugar, que está cheio de seres estranhos que a perseguem.
  40.  
  41. Esse jogo aqui é bastante polêmico por tocar em muitos temas sensíveis, explorando a sensualidade da Fiona e a perversão dos seres do castelo que perseguem a protagonista não só por querer matar ela, se é que vocês me entendem. O game tem a câmera fixa, no maior estilo do Resident Evil, e é um Survival Horror que usa mecânicas que até hoje são utilizadas por game nesse estilo, onde seu personagem é indefeso e você precisa correr e se esconder dos inimigos para se manter vivo.
  42.  
  43. No entanto, esse clima pesado do jogo junto do timing dele, lançado apenas alguns meses depois de Resident Evil 4, resultou em algumas críticas da mídia e em baixos números de vendas, apesar do game ter ganhando status de jogo cult algum tempo depois. É inegável, inclusive, que tecnicamente é um excelente jogo de terror, com gráficos bonitos, mecânicas bem feitas e com performance fluida, sem muitos loadings durante o jogo. Na época, o game vendeu algo estimado em 70 mil unidades no mundo todo, até por conta do marketing dele ter sido bem baixo. Isso, juntando ao status de jogo cult dele, fez com que Haunting Ground hoje em dia te custe entre 218 e até 650 dólares para adquirir para sua coleção.
  44.  
  45. http://replacementdocs.com/download.php?view.2681
  46. https://www.cbr.com/haunting-ground-disturbing-ps2-game/
  47. https://www.vgchartz.com/game/963/haunting-ground/?region=All
  48.  
  49. ADK Damashii
  50. https://www.pricecharting.com/game/jp-playstation-2/adk-damashii
  51.  
  52. Seguindo para ADK Damashii, esse aqui é um jogo exclusivo do Japão, lançado pela SNK em 2008. O game era uma coletânea de cinco jogos  da época do Neo Geo que foram desenvolvidos pela ADK e publicados pela SNK. ADK, para quem não está familiarizado, também é conhecida por Alpha Denshi ou Alpha. A empresa ficou famosa justamente por sua parceira com a SNK a partir de 1987, quando passou a desenvolver exclusivamente para o Neo Geo. Essa parceria gerou bons frutos, no entanto, a ADK acabou indo à falência em 2003 e a SNK comprou suas franquias, e é aí que chegamos nessa coletânea.
  53.  
  54. Neste disco, estavam inclusos cinco jogos:  Aggressors of Dark Kombat, Ninja Masters, Ninja Combat, Ninja Commando e Twinkle Star Sprites. São jogos desconhecidos de uma empresa que já teve dias melhores lançado exclusivamente em um país no ano de 2008, quando o Playstation 2 já era praticamente um console zumbi lá no Japão.  A coletânea também não inventava a roda, era praticamente um porte fiel do que era visto nos arcades, sem tirar ou pôr nenhum recurso visto nos anos 90. No fim, o resultado não poderia ser diferente: o jogo se tornou uma das grandes raridades do PS2, chegando a valer entre 200 dólares quando está completo na caixa  ou 486 em estado novo. Você pagaria tudo isso em uma coletânea de jogos de arcade? Cabe ressaltar que, em 2017, essa mesma coletânea foi lançada pela primeira vez no ocidente para Playstation 4, com um preço beeem mais acessível.
  55.  
  56. Ibara
  57. https://www.pricecharting.com/game/jp-playstation-2/ibara
  58.  
  59. Falando em jogos exclusivos do Japão, aqui vai mais um. Ibara é um jogo desenvolvido pela Cave originalmente lançado para os arcades em 2005 e portado para o Playstation 2 pela Taito em 2006. O jogo é um shmup, que é a especialidade da Cave, então já é de se esperar a gameplay frenética, diversas explosões e projéteis na tela, arte muito bonita e chamativa, com diversas animações e partículas pra todo lado e a dificuldade lá em cima pra deixar o game aquela experiência de jogo de navinha que todos nós gostamos.  Inclusive, o programador chefe desse jogo aqui é Shinobu Yagawa, responsável por Recca 92, que botou o Nintendinho pra fritar na época que foi lançado, além de outros shmups famosos.
  60.  
  61. O jogo tinha uma temática meio steampunk, ou seja, ele misturava coisas altamente tecnológicas utilizando uma estética meio antiga, como no primeiro chefe, que você pode ver que ele tem um estilo de um avião antigo mas possui alto poder de fogo com diversas armas e bombas que aparentam ser bem avançadas, tecnologicamente falando.  Além disso,  o jogo conta com uma história bem maluca de uma cientista que quer aniquilar toda a humanidade e transformar tudo em um lindo jardim. Pois é, melhor não questionar a mente desses vilões megalomaníacos!
  62.  
  63. Por ter sido lançado próximo do fim da vida do Playstation 2 e também ser um exclusivo do Japão, Ibara é outro que vai ter custar uma bela de uma facada no bolso para adquirir original, já que ele vale hoje em dia entre 175dólares somente o CD até 570 dólares pela versão completa. Lembrando que, por mais que seja um jogo de navinha, esse aqui você só encontra no idioma japonês.
  64.  
  65. https://wiki.arcadeotaku.com/w/Shinobu_Yagawa
  66. https://www.racketboy.com/retro/meta-review-ibara-ps2-shmup
  67. http://www.hardcoregaming101.net/ibara/
  68.  
  69. Rule of Rose
  70. https://www.pricecharting.com/game/playstation-2/rule-of-rose
  71.  
  72. E estamos de volta aos jogos de terror!  Rule of Rose, lançado em 2006, é um jogo considerado como um dos pupilos do Silent Hill, e compartilha de muitas características do Haunting Ground, que citei por aqui anteriormente, inclusive tem um cachorro para te ajudar na jornada. A protagonista aqui é Jennifer, que começa o jogo recebendo um livro de um garoto misterioso com diversos desenhos. Ela segue o garoto por uma floresta e encontra um orfanato. Nesse orfanato, ela é atacada por diversas crianças e é presa e levada até um dirigível. Por mais estranho e sem sentido que isso pareça, aos poucos você começa a entender as metáforas nessa história toda e a descobrir que tudo na verdade está interligado diretamente com a vida de Jennifer, e o jogo toca diversas vezes em temas como bullying , violência e abuso infantil,  mas não de forma leve, tudo aqui é muito pesado e por vezes até explicito demais.
  73.  
  74. Fora a temática e o clima pesado durante todo o jogo, tecnicamente falando, ele se apresenta quase que num filme interativo. São muitas inserções de textos e algumas cutscenes em excelente qualidade, o que acabou impactando negativamente a gameplay do jogo, que por muitas vezes é classificada como travada ou datada demais. O famoso "envelheceu mal". No entanto, a história pesada e moralmente brutal de Rule of Rose fez com que esse daqui seja um prato cheio do Survival Horror principalmente para os fãs do gênero.
  75.  
  76. No entanto, nem todo mundo ficou contente com a temática do game. Rule of Rose foi criticado em diversos lugares e esferas e até levou a políticos se movimentarem por revisões no sistema de classificação etária dos games. No fim das contas, toda essa polêmica envolta do jogo resultou em uma campanha de marketing bem limitada com pouquíssimas unidades produzidas. O jogo vendeu menos de 30 mil cópias na sua vida toda, e o status de jogo cult transformou ele em um dos games mais raros do Playstation 2, valendo hoje de 301 somente pelo CD, até 1000 dólares em estado novo. Ele inclusive está em pé de igualdade com o primeiro colocado na lista, só perdendo por meros detalhes.
  77.  
  78. https://ruleofrose.fandom.com/wiki/Rule_of_Rose
  79. https://www.playstationblast.com.br/2012/05/blast-from-past-rule-of-rose-ps2.html
  80. https://www.vgchartz.com/game/1953/rule-of-rose/?region=All
  81.  
  82.  
  83. Menções: Obscure, Michigan: Report from Hell,Raiden III
  84. https://www.pricecharting.com/game/pal-playstation-2/raiden-iii
  85. https://www.pricecharting.com/game/pal-playstation-2/michigan-report-from-hell
  86. https://www.pricecharting.com/game/playstation-2/obscure
  87.  
  88. Antes de irmos para o jogo mais caro, no entanto, vale pontuar aqui alguns jogos que são caros e não podemos deixar de falar. O primeiro deles é Obscure, um jogo de survival horror bem obscuro, como o próprio nome do jogo diz. Hoje, esse aqui vale entre 125 e 490 dólares na versão em estado novo. Ainda na onda de jogos de terror, temos Michigan: Report from Hell, um jogo com dedo Suda 51 e que tinha esse estilo em primeira pessoa sendo que você era um cameraman enviado para investigar eventos estranhos em uma cidade. E você aí achando que Outlast foi o primeiro jogo a fazer isso hein! O jogo nunca foi lançado nos Estados Unidos e ainda é um jogo bem obscuro, o que resultou na raridade deste título, que pode valer até 585 dólares na versão nova dele.
  89.  
  90. E pra fechar, aqui um jogo de navinha. Raiden 3, jogo desenvolvido baseado na placa da Taito Type X, o que garantia para série gráficos em 3D pela primeira vez. O jogo foi lançado em 2005 no Japão, e só foi chegar no ocidente a partir de 2006, no fim da vida do Playstation 2, fazendo dele um jogo bem raro que vale hoje em dia entre 100 até 345 dólares.
  91.  
  92. Kuon
  93. https://www.pricecharting.com/game/playstation-2/kuon
  94. E é claro que, com tantos jogos de terror obscuros no Playstation 2, o jogo mais caro não seria diferente né? Kuon, lançado pela From Software em 2004, é mais um jogo de Survival Horror que passou baixo no radar dos donos de PS2 na época e também não tem nada a a ver com a série Souls, apesar da empresa que desenvolveu o game. Ambientado no Japão do século 12,  você aqui joga com duas personagens principais em busca de entender os acontecimentos sobrenaturais de uma mansão feudal. As fases do jogo variam entre um personagem e outro, e é legal ver a perspectiva de cada um no desenrolar da história. Você ainda pode desbloquear, mais para frente, um terceiro personagem e jogar em uma terceira perspectiva.
  95.  
  96. O jogo em si tem uma proposta interessante, tem bons gráficos para um jogo de 2004 e uma boa ambientação. No entanto, muitos reclamavam do sistema de combate dele, que era um pouco travado e lento e ainda tinha um resquício da dificuldade da From software do Dark Souls, com diversos inimigos e chefes que te matavam com um golpe. Nas avaliações da época, o jogo foi criticado justamente por isso e por ter muitas missões repetitivas, como de ir de um lugar para o outro carregando um item para desbloquear outra coisa.
  97.  
  98. No entanto, o que fez esse jogo se tornar tão raro, foi o seu lançamento extremamente limitado tanto no Japão quanto fora dali. O jogo praticamente não teve marketing, dificilmente se via ele em uma revista, para se ter ideia. Juntando isso com a fama que a From Software conquistou após o lançamento de Demon Souls e Dark Souls e com a crescente demanda dos fãs de jogos de Survival Horror nesse estilo, o resultado foi que Kuon hoje é, junto de Rule of Rose, facilmente o jogo mais caro do Playstation 2.
  99.  
  100. Adquirir um original pra sua coleção hoje em dia, além de exigir uma boa caçada pra encontrar uma cópia, ainda vai exigir pelo menos 400 dólares somente pelo CD do jogo, e quase 900 dólares para a versão em estado novo.  Como podem ver, Rule of Rose até ganha desse game no quesito estado novo, mas o preço só pelo CD de Kuon é um absurdo de caro. Não sei vocês, mas eu to feliz demais jogando isso no emulador viu!
  101.  
  102. https://www.gamespot.com/reviews/kuon-review/1900-6122812/
  103. https://www.vgchartz.com/game/1150/kuon/?region=All
  104. https://gamefaqs.gamespot.com/boards/915821-playstation-2/75201557
  105. http://kashelltriumph.com/more-survival-horror-games-should-be-like-kuon/
  106. https://web.archive.org/web/20050207144655/http://kuon.agetec.com/main.php
  107.  
  108. Bom, como você deve ter percebido, uma lista com jogos beem osbscuros do Playstation 2, em todos os sentidos. Você já jogou algum? Tem algum na sua coleção, seja original ou pirata? Comenta aí e não deixe de avaliar este vídeo! Inscreva-se caso não for inscrito por aqui e até a próxima!
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment