Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - Rede Pampa

Jun 21st, 2021
98
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 41.27 KB | None | 0 0
  1. A Rede Pampa de Comunicação, anteriormente Rede Riograndense de Emissoras, é um conglomerado de mídia brasileiro sediado em Porto Alegre, RS, que foi criado pelo empresário Otávio Dumit Gadret em 1977. Atualmente, o grupo é o segundo maior do Rio Grande do Sul em número de veículos (4 emissoras de televisão, 18 emissoras de rádio, e 1 jornal impresso), perdendo apenas para o Grupo RBS. Em 2020 venceu o Prêmio Press em três categorias, melhor programa de televisão, com Atualidades Pampa, e melhor programa de rádio, com o programa Dupla em Debate, da Rádio Grenal, de forma consecutiva pelo segundo ano. E também nacategoria Estagiário do Ano, com Bárbara Assmann, da TV Pampa.
  2.  
  3. ===
  4. TV Pampa Porto Alegre é uma emissora de televisão brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no canal 4 (26 UHF digital) e é afiliada à RedeTV!. É uma das emissoras da Rede Pampa e a cabeça de rede que gera seus programas para todo o estado. Seus estúdios ficam localizados no bairro Santa Tereza, junto a holding da Rede Pampa de Comunicação, e sua antena de transmissão está no alto do Morro da Polícia.
  5.  
  6. A TV Pampa foi fundada em 14 de julho de 1980 por Otávio Dumit Gadret, dono da então Rede Riograndense de Emissoras. Em seus primeiros anos, foi uma emissora independente, assim como a TV Guaíba. Nessa época, destacaram-se programas infantis do palhaço Tampinha, que tomavam quase toda a programação diurna. Nas manhãs, ia ao ar o Trem da Alegria, nas tardes o Carrossel e nos fins-de-semana o Tampinlândia. Às 19h, a emissora tinha a Sessão Bangue-Bangue, com séries como James West, Bonanza, Big Valley, Chaparral e Laredo. À noite, a atração do horário nobre era a Sessão das Nove, com filmes que eram introduzidos pela apresentadora Rosa Helena Horst. O jornalismo era simbolizado pelo Panorama, com duas edições diárias, pela manhã e no fim de noite. Nas manhãs de sábado ia ao ar um programa de culinária apresentado pela irmã do dono, Mirza Gadret. Aos domingos, a cozinha era liderada por Abigail Blattner.
  7.  
  8. Ao contrário da TV Guaíba, a TV Pampa não conseguiu manter a programação local por muito tempo. Em 1983, sem condições de manter uma programação local de qualidade, afiliou-se à recém criada Rede Manchete, sendo sua primeira afiliada. A programação gerada no Rio de Janeiro entrou na grade da TV Pampa em 5 de junho, mesmo dia da inauguração da Rede Manchete.
  9.  
  10. No final de 1984, a Pampa tentou acirrar a competição local contra a RBS TV e a TV Guaíba, que ia à falência, aproveitando para contratar-lhe os principais nomes, que abandonavam a Companhia Jornalística Caldas Júnior pela falta de pagamentos. O diretor comercial Enio Berwanger trouxe Tânia Carvalho, recém saída do Guaíba Feminina, e Balala Campos, ex-apresentadora da parte local do programa TV Mulher, para assumirem o horário do almoço com um programa de entrevistas voltados ao público feminino. Lauro Quadros ganhou um quadro à noite, antes do Jornal da Manchete. Quando Lauro foi contratado pela RBS TV, Edegar Schmidt assumiu seu posto. Rogério Mendelski e Adroaldo Streck também tinham seus comentários em horário nobre, logo após o Jornal da Manchete, atrasando a sequência da programação em 20 minutos.
  11.  
  12. Em 1986, com a inflação artificialmente congelada nos primeiros meses do Plano Cruzado, o mercado publicitário local esquentou e permitiu que a Pampa investisse ainda mais alto. Claudia Nocchi e Flavio Porcelo, advindos do Jornal da RBS, assumiram o Jornal Meridional, patrocinado pelo banco homônimo e exibido nos fins de noite. Mas o telejornal só durou um ano, devido às críticas feitas ao governo do estado em função da greve dos professores, que levou à retirada do patrocínio que dava nome ao programa.
  13.  
  14. Em setembro de 1992, numa nova tentativa de tornar-se independente, cancelou sua afiliação com a Rede Manchete, que passava por uma crise naquele ano. Durante este período, a TV Pampa transmitiu videoclipes. Não conseguindo manter sua programação inteiramente local, em dezembro do mesmo ano a emissora voltou a transmitir o sinal da rede.
  15.  
  16. Em 1.º de dezembro de 1997, com o fim da afiliação com a Rede Manchete, a TV Pampa migrou para a Rede Record, que desde 1996 era retransmitida pelo canal 18 UHF, que passou a ser usado pela Rede Mulher, emissora também ligada ao Grupo Record, enquanto a Manchete passou a ser retransmitida pelo canal 48 UHF, onde permaneceu até a sua extinção dois anos mais tarde.
  17.  
  18. Em 1.º de janeiro de 2003, a TV Pampa rompeu com a Record e passou a transmitir a programação da RedeTV!, após assinar com a rede em 12 de dezembro do ano anterior. A afiliação durou apenas três meses, pois, segundo a imprensa gaúcha, houve um calote por parte da RedeTV! e a área comercial da TV Pampa não estava satisfeita com os resultados alcançados, já que a boa audiência obtida durante os programas de pegadinha da RedeTV! não era refletida na venda de espaços. Além disso, o vice-presidente Paulo Sérgio Pinto afirmou que muitos telespectadores estavam descontentes com a perda de seus programas favoritos após a troca de rede. A TV Pampa voltou a retransmitir a programação da Rede Record em 3 de abril daquele ano.
  19.  
  20. Nos anos seguintes porém, as relações entre a TV Pampa e a Record foram se deteriorando, uma vez que a afiliada queria manter uma programação local imcompatível com os padrões da rede. O Grupo Record chegou a fazer uma oferta pela compra da emissora e de suas coirmãs no interior do estado, além do jornal O Sul, porém o seu proprietário, Otávio Dumit Gadret, recusou a proposta. Em 22 de fevereiro de 2007, o Grupo Record adquiriu o Sistema Guaíba-Correio do Povo, o que incluiu a TV Guaíba, que foi substituída pela atual RecordTV RS. Isso significou o fim da afiliação com a TV Pampa, que não teve o seu contrato renovado, e teve que procurar uma nova rede. Em 21 de junho, foi firmado um novo contrato com a RedeTV!, e a partir de 1.º de julho, a TV Pampa voltou a transmitir a programação da rede, ao mesmo tempo em que a programação da Record migrava para a sua nova emissora própria.
  21.  
  22. Com o fim da TV Guaíba, várias de suas atrações foram deslocadas para a TV Pampa, como o Programa Rosaura Fraga (que passou a se chamar Pampa Bom Dia), Dois Toques, Guerrilheiros da Notícia, o Câmera Dois de Clovis Duarte (que foi dividido em dois: Programa Clovis Duarte, exibido às 18h, e Câmera Pampa, às 23h30), além do Zoom, que havia migrado antes da extinção da antiga emissora. Além disso, novos programas também foram adicionados à grade.
  23.  
  24. Em novembro de 2007, a TV Pampa ganhou um processo encaminhado em 1997, sendo presenteada com o direito de usar a marca "TV Manchete". A decisão da justiça veio com surpresa na emissora, já que a rede de televisão havia sido extinta oito anos antes. O vice-presidente da TV Pampa, Paulo Sérgio Pinto, disse à imprensa que não se sabia ainda o que seria feito com a marca e que a decisão não seria tomada em curto prazo.
  25.  
  26. Como resultado da exibição de programas locais nos horários da rede, a TV Pampa não exibe alguns programas diários da RedeTV!, como A Tarde É Sua, Alerta Nacional e RTV!. A emissora também exibe diariamente atrações da rede em horários e dias diferentes dos originais, em um bloco de programação intitulado Pampa Show. Assim como na RedeTV!, boa parte da grade também é arrendada para programas independentes ou religiosos.
  27.  
  28. Pampa Meio Dia
  29. Segunda a sexta: 11h45
  30. O Pampa Meio Dia é uma revista eletrônica e conta com quadros e matérias especiais. Com seu carisma e profissionalismo, Vera Armando atualiza o telespectador sobre o que está acontecendo no Estado, no Brasil e no mundo, ao vivo. Reportagens, entrevistas, comentários e o debate sobre os assuntos do momento fazem do almoço um hábito muito mais interessante.
  31.  
  32. Guerrilheiros da Notícia
  33. Segunda a sexta: 12h55
  34. O programa apresenta debates, reportagens, notícias e convidados que conhecem a tradição e a cultura esportiva do Rio Grande do Sul.
  35.  
  36. Dois Toques
  37. Segunda a sexta: 13h40
  38. O programa apresenta debates, reportagens, notícias e convidados que conhecem a tradição e a cultura esportiva do Rio Grande do Sul. Traz os destaques esportivos que vão ao ar na TV Pampa Porto Alegre
  39.  
  40. Algo Mais
  41. Segunda a sexta: 17h30
  42. São abordados temas como fé, espiritualidade e auto-ajuda, disponibilizando orientações de renomados profissionais. Os temas discutidos buscam o desenvolvimento da capacidade de superação e auto-análise.
  43.  
  44. Atualidades Pampa
  45. Segunda a sexta: 18h00
  46. Traz a informação local, nacional e internacional em tempo real, ao vivo, antecipando e analisando as notícias que serão manchetes no dia seguinte. Comportamento, cultura, política e economia são assuntos comentados pela apresentadora Magda Beatriz e por seus convidados especializados. É sucesso entre formadores de opinião, classe empresarial, políticos e estudantes, mantendo sempre uma comunicação clara e direta com um público qualificado.
  47.  
  48. Jornal da Pampa
  49. Segunda a sexta: 19h00
  50. As notícias mais importantes do Rio Grande do Sul e o resumo dos fatos que marcaram o dia no nosso estado. As últimas informações sobre os times gaúchos, a previsão do tempo e tudo o que você precisa saber. Apresentação de Fernanda Schiavo com participação especial de renomados profissionais do jornalismo gaúcho.
  51.  
  52. Pampa Boa Noite
  53. Segunda a sexta: 00h00
  54. Políticos, empresários e personalidades debatem com Paulo Sergio Pinto sobre os principais assuntos do dia a dia. No ar pela TV Pampa Porto Alegre há quase tres décadas, o Pampa Boa Noite é um programa consagrado pela sociedade gaúcha e tem grande credibilidade entre formadores de opinião por sua tradição.
  55.  
  56. Studio Pampa
  57. Segunda a sexta: 00h30
  58. As madrugadas da TV Pampa são bem mais animadas com o Studio Pampa, um programa divertido, cheio de músicas, brincadeiras e muito bom humor, um time de beldades com muito carisma e glamour torna a noite dos gaúchos muito mais interessantes. O programa conta ainda com as assistentes de palco mais comentadas da televisão gaúcha e da Pampacat. Diversão, agito e as mais lindas mulheres da televisão gaúcha estão no Studio Pampa, diariamente, a partir da meia-noite e meia, na TV Pampa, com transmissão para todo o Rio Grande do Sul.
  59.  
  60. Zoom
  61. Sábado: 09h00
  62. Com entrevistas e muito charme, o Zoom acompanha fatos da área social, empresarial e política. É você sempre mais informado sobre os eventos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil. Um programa que divulga os principais eventos do estado e do país.
  63.  
  64. Marcas e Veículos
  65. Sábado: 10h00
  66. O fascinante mundo do automóvel mostrado de maneira descontraída, imparcial e com credibilidade. A paixão por carros servindo de combustível para mostrar os mais recentes lançamentos do setor, feiras e salões mundiais. Entrevistas, análise do mercado, test-drive, trânsito, indústria, revendas, acessórios, competições, fora-de-estrada, motocicletas, carros antigos, a visão feminina sobre automóveis, notícias e curiosidades movem os finais de semana dos fãs do mundo a motor. Um programa que fala do carro, de quem o faz e de quem o usa.
  67.  
  68. Pampa Show
  69. Sábado: 11h45
  70. O programa Pampa Show é uma revista eletrônica especializada no mundo dos famosos. Tudo sobre as celebridades, suas carreiras, projetos pessoais, fofocas e o que o público quer saber sobre seus artistas preferidos, pode ser conferido na TV Pampa. As últimas notícias do seu astro preferido e o glamouroso mundo das celebridades estão no Pampa Show.
  71.  
  72. Sessão de Cinema
  73. Sábado: 21h45
  74. Procurando um bom programa no seu final de semana? Que tal um excelente filme? Aventura, romance, comédia, ação, suspense ou terror? Na Sessão de Cinema, os filmes que fizeram história na sétima arte têm lugar garantido.
  75.  
  76. ===
  77. TV Pampa Sul é uma emissora de televisão brasileira sediada em Pelotas, cidade do estado do Rio Grande do Sul. Opera no canal 13 (26 UHF digital), e é afiliada à RedeTV!. A emissora integra a Rede Pampa, rede de televisão pertencente ao grupo homônimo, e gera sua programação para a porção sul do estado. Seus estúdios estão no 7.º andar da Galeria Tillmann, no centro da cidade, e sua antena de transmissão está no bairro Três Vendas, adjacente ao Seminário Diocesano São Francisco de Paula.
  78.  
  79. A TV Pampa Sul iniciou suas atividades em 1.º de novembro de 1987, como afiliada à Rede Manchete, de Adolpho Bloch, assim como a TV Pampa de Porto Alegre, mas em 1.º de junho de 1992 abandonou a emissora da família Bloch e afiliou-se ao SBT, juntamente com as outras duas emissoras da Rede Pampa no interior gaúcho (TV Pampa Centro, de Santa Maria, e TV Pampa Norte, de Carazinho).
  80.  
  81. Em 1 de novembro de 2004, a emissora deixou o SBT e uniu-se à Rede Record. Além de retransmitir a sua programação para o sul do estado, a TV Pampa também produziu programas locais, como o telejornal Pampa Meio Dia, e transmitiu, a partir de 2007, o telejornal Pampa Boa Noite, produzido em Santa Maria, pela TV Pampa Centro.
  82.  
  83. Em 2008, a TV Pampa Sul, juntamente com as outras duas emissoras da Rede Pampa de Comunicação no interior do estado, adotaram o nome Record, transmitindo para sua região de cobertura, programas gerados pela TV Record Rio Grande do Sul. Depois de uma divergência entre os diretores da Rede Pampa e os executivos do Grupo Record, as emissoras voltaram a utilizar o nome TV Pampa. No dia 13 de junho, as empresas rescindiram o contrato.
  84.  
  85. No dia 14 de julho, a TV Pampa passou a transmitir o sinal da RedeTV!. Com isso, a TV Nativa passou a transmitir o sinal da Record na região.
  86.  
  87. Atualmente, a TV Pampa Sul apenas retransmite a programação gerada a partir de Porto Alegre, além de inserir comerciais locais. A TV Pampa Sul já produziu um telejornal chamado Pampa Meio Dia, que foi extinto em 2008. Após a afiliação com a RedeTV!, a emissora passou a exibir um telejornal com o mesmo nome, mas gerado pela TV Pampa Porto Alegre. O Pampa Meio Dia de Pelotas foi substituído pelo Jornal do Meio Dia.
  88.  
  89. Em fevereiro de 2010, volta a produzir o Pampa Meio Dia, com novo formato, novo cenário e em rede com o Pampa Meio Dia de Porto Alegre, transmitido de segunda a sexta às 11h45, para todo o estado.
  90.  
  91. ===
  92. TV Pampa Centro é uma emissora de televisão brasileira sediada em Santa Maria, cidade do estado do Rio Grande do Sul. Opera no canal 4 (26 UHF digital), e é afiliada à RedeTV!. A emissora integra a Rede Pampa, rede de televisão pertencente ao grupo homônimo, e gera sua programação para a porção central e oeste do estado. Seus estúdios ficam no 13.º andar da Torre GBOEX do Santa Maria Shopping, no centro da cidade, e sua antena de transmissão está no alto do Morro da Caturrita.
  93.  
  94. A TV Pampa Centro foi fundada em 9 de novembro de 1991, sendo afiliada à Rede Manchete. A emissora foi criada para fazer frente à RBS TV Santa Maria, que era a única emissora de televisão da cidade até então.
  95.  
  96. Em 1 de junho de 1992, afiliou-se ao SBT, juntamente com as outras duas emissoras da Rede Pampa no interior gaúcho (TV Pampa Sul, de Pelotas e TV Pampa Norte, de Carazinho). Em 1 de novembro de 2004, abandonou a rede de Silvio Santos e afiliou-se à Rede Record.
  97.  
  98. Em 2007, passou a gerar e transmitir para todo o interior gaúcho, através das emissoras da Rede Pampa, o telejornal Pampa Boa Noite.
  99.  
  100. Em 2008, a TV Pampa Centro, juntamente com as outras duas emissoras da Rede Pampa de Comunicação no interior do estado, adotaram a marca Record, transmitindo para sua região de cobertura, programas gerados pela TV Record Rio Grande do Sul.
  101.  
  102. Depois de uma divergência entre os diretores da Rede Pampa e os executivos da Central Record de Comunicação, causada pelo uso de retransmissoras sem autorização e por irregularidades nas cláusulas do contrato que mudavam os nomes, as emissoras voltaram a utilizar a nomenclatura Pampa. A emissora de Otávio Dumit Gadret rescindiu contrato com a Rede Record em 13 de junho de 2008. No dia 14 de julho, a TV Pampa passou a ser afiliada à RedeTV! nas cidades do interior gaúcho.
  103.  
  104. ===
  105. TV Pampa Norte é uma emissora de televisão brasileira sediada em Carazinho, cidade do estado do Rio Grande do Sul. Opera no canal 9 (26 UHF digital), e é afiliada à RedeTV!. A emissora integra a Rede Pampa, rede de televisão pertencente ao grupo homônimo, e gera sua programação para a porção norte do estado. Seus estúdios ficam no 7.º andar do Edifício Avenida, no Centro da cidade, e sua antena de transmissão está no alto do prédio.
  106.  
  107. A TV Pampa Norte iniciou suas atividades em 17 de setembro de 1988, em Carazinho sendo afiliada à Rede Manchete. Em 1.º de junho de 1992, juntamente com as outras emissoras da Rede Pampa no interior gaúcho, deixou a Manchete e afiliou-se ao SBT. Em 1.º de novembro de 2004, migrou para a Rede Record.
  108.  
  109. Em 2008, a TV Pampa Norte, juntamente com as outras duas emissoras da Rede Pampa de Comunicação no interior do estado, adotou o nome TV Record Carazinho, transmitindo para sua região de cobertura, programas gerados pela TV Record Rio Grande do Sul. Depois de uma divergência entre os diretores da Rede Pampa e os executivos do Grupo Record, causada pelo uso de retransmissoras sem autorização e por irregularidades nas cláusulas do contrato que mudavam os nomes, as emissoras voltaram a utilizar a nomenclatura "Pampa". A emissora rescindiu contrato com a Rede Record em 13 de junho, e em 14 de julho a TV Pampa passou a ser afiliada à RedeTV! nas cidades do interior gaúcho.
  110.  
  111. ===
  112. A 104 FM é uma estação de rádio localizada na cidade de Porto Alegre, RS. Pertencente a Rede Pampa de Comunicação, transmite música sertaneja e sucessos atuais.
  113.  
  114. Começou a operar em 12 de maio de 1989 transmitindo música pop nacional e internacional, gêneros atualmente veiculados pelas rádios Continental FM e a antiga Universal FM. No início, a rádio era denominada FM 104, com sua vinheta de identificação tradicional usada até hoje na emissora.
  115.  
  116. Em meados do ano de 1996, até 31 de março de 1997, a 104 alterou sua programação e passou a ser chamada de Rádio Mulher, por transmitir somente canções de mulheres da MPB. Em 1 de abril de 1997, dá lugar à Jovem Pan 2, que estava em 100,5 MHz, que em 1 de agosto do mesmo ano iria para a frequência 97,5 MHz, assim, voltava ao ar a Rádio 104 na mesma data.
  117.  
  118. No início do ano de 1999, passou a transmitir música sertaneja, Bandas de Baile e recentemente tchê music em programa especial chamado Baladão da 104, assim como adotou o sistema de participação dos ouvintes, que solicitam músicas a serem veiculadas na emissora.
  119.  
  120. No início de fevereiro de 2015, a rádio passou a transmitir também em 101,9 MHz de São Francisco de Paula, frequência na qual era transmitida a Rádio Liberdade.
  121.  
  122. Em 3 de março de 2016, a Rádio 104 passou a operar também pelo dial 1020 kHz, até então ocupados pela Rádio Liberdade. Já em março de 2017, deixou a frequência e deu lugar à Rádio Eldorado, regressa dos 97,5 MHz.
  123.  
  124. Em 2020, a emissora figurava na liderança entre as rádios musicais de Porto Alegre.
  125.  
  126. A 104 FM é uma rádio participativa por excelência e é sempre a mais ouvida em locais de grande circulação como bares, restaurantes, escritórios, lojas e consultórios. De acordo com a pesquisa IBOPE, é a preferida do público adulto. A 104 FM transmite diariamente o que há de melhor na música popular brasileira de todos os gêneros.
  127.  
  128. ===
  129. Rádio Caiçara é uma emissora de rádio brasileira com sede em Porto Alegre, RS. Faz parte da Rede Pampa de Comunicação e opera na frequência FM 96,7 MHz, concessionada em Guaíba.
  130.  
  131. Sua programação popular e musical, traz alegria e entretenimento, com comunicadores alegres, características da Rádio Caiçara há décadas. Transmite diversos gêneros do passado e do presente, como sertanejo romântico e universitário, pop, jovem guarda, entre outros.
  132.  
  133. A Rádio Caiçara foi fundada em 1º de junho de 1966, por quatro sócios: Breno Martins Futuro, Harry Herbert Klein, Lorenzo Gabellini e Ulysses Sabatine Moreira. Seus estúdios e transmissores se localizavam em Esteio, RS, cidade da concessão.
  134.  
  135. Em 6 de agosto de 1970, Otávio Dumit Gadret adquire a rádio, que estava em situação próxima da falência. A emissora passa a adotar a programação musical e popular que perdura até hoje.
  136.  
  137. É uma das rádios mais escutadas e populares do Rio Grande do Sul e, é conhecida há décadas pelo seu slogan e jingle Na Caiçara, a música não pára, tornando umas das emissoras mais lembradas e ouvidas.
  138.  
  139. Em 1 de novembro de 2013, a Rádio Caiçara muda para a frequência de 780 kHz, anteriormente ocupada pela Rádio Grenal, como parte das mudanças nos canais de AM e FM da Rede Pampa de Comunicação.
  140.  
  141. Em outubro de 2015, os radialistas Sérgio Zambiasi e André Araújo saem da Rádio Farroupilha e são contratados pela emissora. No mesmo período, a emissora voltou a operar em 1020 kHz, passando a operar em duas frequências. Pouco tempo depois, em 30 de Novembro de 2015, a Caiçara passou a ser retransmitida no FM 96.7 MHz.
  142.  
  143. Hoje em dia, a Caiçara se destaca no cenário radiofônico do RS no FM, sendo umas das emissoras mais ouvidas, desde a sua ída para o dial, já que na frequência AM, sua audiência é consolidada há décadas.
  144.  
  145. No dia 1° de abril de 2019, a Rádio Caiçara passou apenas a ser transmitida em FM 96.7, deixando a frequência AM 780 para o retorno da Rádio Princesa.
  146.  
  147. A Rádio Caiçara ampliou a programação musical para rejuvenescer o público. Eliminou o perfil assistencialista até agora característico das rádios AM populares. Também não trabalha com programas sensacionalistas. Com sua enorme audiência está atraindo os grandes anunciantes e mostrando como o rádio AM pode ser uma excelente mídia para a construção de marcas. Há mais de 50 anos a Rádio Caiçara nunca deixou de estar entre as primeiras nas pesquisas do IBOPE.
  148.  
  149. ===
  150. Continental FM é uma estação de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no dial FM, na frequência 98.3 MHz, e pertence à Rede Pampa de Comunicação. Seus estúdios estão na sede do grupo no morro Teresópolis, e seus transmissores estão no Morro da Polícia.
  151.  
  152. A frequência já abrigou a Sogipa FM (pertencente à Sociedade de Ginástica Porto Alegre) entre 1990 e 1992, e possuía uma programação diversificada, desde programas sobre turismo até músicas alemãs. Vários locutores de sucesso, como Rogério Mendelski, Ananda Apple, Nilton Fernando, Leandro Maia, Lila Vieira, entre outros, tiveram passagens muito bem sucedidas pela emissora. Em 1 de novembro de 1992, a Sogipa FM foi vendida à Rede Pampa de Comunicação, que adotou a programação musical que perdura até hoje. A Rede Pampa comprou o nome da extinta Continental AM 1120, emissora que marcou os anos 70 e foi descontinuada pelo Sistema Globo de Rádio em 1981.
  153.  
  154. A Continental, nos últimos anos, vem se consolidando cada vez mais na sua audiência, sendo uma das emissoras mais escutadas de Porto Alegre e região metropolitana. Em abril de 2019, a rádio se tornou líder em audiência no segmento adulto contemporâneo.
  155.  
  156. A programação musical da emissora é voltada para o segmento adulto contemporâneo, transmitindo músicas das décadas de 1970, 1980, 1990, além de músicas pop, eurodance e flashbacks.
  157.  
  158. A Rádio Continental FM destina-se a um segmento de audiência específico, o público adulto, pertencente às classes A e B, com bom nível cultural e situação financeira definida. Sua programação traz, além de “hits” de artistas nacionais e internacionais consagrados, grandes sucessos que marcaram época e ditaram tendências, verdadeiros ícones sempre presentes na memória dos ouvintes. No trânsito, em casa, no trabalho, enfim, onde existe gente de estilo, tem ouvinte Continental.
  159.  
  160. ===
  161. Rádio Eldorado é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera nas frequências AM 1020 KHz e FM 104,9 MHz, concessionadas, respectivamente, em Canoas e Barra do Ribeiro, e pertence à Rede Pampa de Comunicação.
  162.  
  163. A rádio foi inaugurada em 15 de março de 1990 e passou por algumas modificações no passar dos anos. Entre os anos de 1991 até o final do ano de 1992, a rádio rodava predominantemente música sertaneja e românticas. Mais tarde no começo do ano de 1993, a rádio mudaria de estilo musical passando a veicular agora samba, pagode, axé, música sertaneja e música pop rock nacional. a Eldorado passou a transmitir música sertaneja até o ano de 1993, junto com os estilos musicais de samba, pagode, axé e música pop rock nacional. A partir do começo do ano de 1994, a Eldorado passa a transmitir com mais frequência na rádio somente os estilos musicais de samba, pagode e axé. No começo do ano de 1997 a Eldorado conta em sua programação somente com samba, pagode, swingueira e axé, transmitindo durante toda a programação da rádio, 24 horas por dia dedicando a rádio Eldorado o dia inteiro, somente à esses 4 ritmos musicais até o final do ano de 2002. Em meados ao começo do ano de 2003, a Eldorado voltou a veicular o estilo pop rock nacional transmitindo até o final do ano de 2005 e começa a transmitir ritmos da black music como R&B, funk, rap nacional e hip hop americano. A partir em meados ao começo do ano de 2006, mudou novamente de estilos musicais ficando assim agora com mais frequência a passar a transmitir na rádio Eldorado, 24 horas por dia, somente esses 3 ritmos musicais durante toda a programação da rádio, só que agora a rádio Eldorado se dedicaria mais as músicas de ritmos da black music como; R&B, funk e música hip hop. E a partir em meados ao começo do ano de 2009, passou a transmitir na rádio Eldorado com mais frequência, somente os estilos musicais de pagode e funk, continuando assim durante toda a programação da rádio Eldorado, somente com esses 2 ritmos musicais até julho 2018 que por conta da saída dos locutores para a rádio FM Express da mesma empresa, ela opera atualmente no piloto automático e está atualmente rodando 3 estilos musicais, pagode, samba e axé no dial 1020 AM, e de volta no FM desde 2 de julho de 2019 em 104.9 MHz. Com os comunicadores oficial da emissora e transmitindo pagode, hip-hop, rap, pop, axé e funk.
  164.  
  165. A Rádio Eldorado tem sua programação totalmente voltada para a música jovem popular. Sempre em sintonia com os sucessos do momento, a emissora está contantemente disputando os primeiros lugares no Ibope. O clima envolvente e a programação descontraída durante as 24 horas do dia magnetizam o ouvinte. Esse fato se comprova por sua intensa participação através do telefone e internet, sob o comando dinâmico de uma consagrada equipe de comunicadores do rádio gaúcho.
  166.  
  167. ===
  168. Rádio Liberdade é uma estação de rádio localizada na cidade de Porto Alegre, Opera nas frequências AM 970 kHz e FM 99.7 MHz, esta última concessionada em Capivari do Sul (frequência que inicialmente era da antiga Praia FM também pertencente à Rede Pampa), e transmite música tradicionalista gaúcha. Operou em FM 104.9 MHz até julho de 2018, quando foi substituída pela FM Express.
  169.  
  170. A Rádio Liberdade inicialmente pertenceu ao Grupo Tartarotti de Comunicação, ex-proprietário da Rádio Metrô FM (hoje retransmissora da Rádio Gaúcha, pertencente ao Grupo RBS) e da retransmissora da CNT, no Rio Grande do Sul. A rádio é a primeira a transmitir em FM música regional do estado do Rio Grande do Sul. Ficou conhecida por transmitir grandes eventos nativistas do estado quando pertencia ao Grupo Tatarotti de Comunicação. Fora adquirida pela Rede Pampa de Comunicação em 20 de Abril de 2006. Na época, os comunicadores eram: Bira Mangoni, Leandro Maia, Oberdã Pires e Chico Tiaraju, porém anos mais tarde, passou a operar em módulo musical como as co-irmãs Continental FM e Praia FM, tendo apenas músicas, hora certa e manchetes do Portal O Sul.
  171.  
  172. Em 1 de novembro de 2013, a Rádio Liberdade muda, saindo dos tradicionais 95,9 MHz e passando para a frequência 101,9 MHz, até então ocupada pela Rádio Grenal, além de passar a ocupar o canal 104,9 MHz, como parte das mudanças nos canais de AM e FM da Rede Pampa de Comunicação. No dia 13 de abril de 2015 passou a operar em 96.7 em substituição a Rádio Pampa que voltou a operar somente em AM. Em 30 de novembro de 2015 passou a operar em 104,9 em substituição a Princesa FM, e o antigo prefixo passou a operar a Rádio Caiçara. A mesma frequência no FM também passou a ser transmitida no AM 1020 kHz.
  173.  
  174. Após três meses, a Liberdade deixou o dial AM 1020 para dar lugar a irmã 104, que já opera no FM, ficando apenas restrita ao 104,9 MHz.
  175.  
  176. E em 19 de abril de 2016, a Rádio Liberdade passa a ser gerada também para o litoral norte Gaúcho, através da frequência 99,7 MHz de Capivari do Sul, que desde o seu início, transmitia a Praia FM.
  177.  
  178. Em 11 de junho de 2018, a emissora entrou no dial AM 970, substituindo a Rádio Pampa e, em 2 de julho de 2018, a emissora deixa de transmitir em FM 104.9, substituída pela FM Express, que também é do mesmo grupo.
  179.  
  180. Rádio Liberdade FM é líder no segmento tradicionalista. Os gaúchos têm o privilégio de ter ao seu dispor, durante 24 horas por dia, uma emissora ligada intimamente à cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Atingindo um público que valoriza os usos e costumes do Rio Grande, a Liberdade FM conquista, com força total, o coração do Rio Grande do Sul.
  181.  
  182. ===
  183. Rádio Grenal é uma estação de rádio brasileira concessionada em Viamão, porém sediada em Porto Alegre, respectivamente cidade e capital do Rio Grande do Sul. Pertence à Rede Pampa de Comunicação e opera na frequência 95,9 MHz. É voltada 24 horas por dia para o universo do futebol, especialmente da dupla Grenal, com debates, jornadas esportivas e notícias.
  184.  
  185. Suas transmissões no atual formato começaram em 2011 sob o nome Rádio O Sul, substituindo a noticiosa Rádio Jornal O Sul. A Rádio Grenal apresenta notícias e jornadas esportivas e já é reconhecida por sua irreverência e descontração durante a programação. Na meia-noite do dia 16 de março de 2012, sexta-feira, a rádio alterou sua denominação para Rádio Grenal e na quarta seguinte, no dia 21 de março de 2012, às 20 horas (depois da Voz do Brasil), durante uma jornada esportiva, estreou em ondas FM, em 101.9 MHz, no lugar da Princesa.
  186.  
  187. Uma das marcas da Rádio é a interatividade com seus ouvintes. Diferentemente das demais rádios que dedicam espaços reduzidos para suas audiências, o uso das mídias sociais é parte do DNA da rádio, permitindo interações ativas e constantes via Twitter, Facebook e WhatsApp.
  188.  
  189. A Rede Pampa organizou o evento de lançamento da Rádio Grenal no Restaurante Chalé da Praça XV, localizado no centro de Porto Alegre, na noite do dia 28 de maio de 2012, às 19h00. Estiveram presentes no lançamento da rádio o governador do Rio Grande do Sul em exercício, Tarso Genro, os presidentes em exercício à época do Grêmio Football Porto-Alegrense, Paulo Odone, do Sport Club Internacional, Giovani Luigi, entre outras autoridades importantes ligadas ao futebol do estado. No dia 15 de outubro de 2012, a emissora anuncia a contratação do narrador esportivo Haroldo de Souza, que já teve passagens pelas principais rádios do país como a Itatiaia, Gaúcha, Guaíba e estava na Rádio Bandeirantes Porto Alegre desde 2010, sendo que, um mês antes,a emissora contratou Farid Germano Filho, que estava na TV Record Rio Grande do Sul. Em 1º de abril de 2013, a nova contratação foi Roberto Pato Moure, que trouxe experiência, credibilidade e força para a nova e inovadora rádio do sul do país. Em 24 de agosto de 2014, a emissora anuncia a contratação de Darci Filho, um dos mais experientes apresentadores e repórteres do Rio Grande do Sul.
  190.  
  191. Com a chegada da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Rádio Grenal não poderia ficar de fora destas importantes competições, marcando presença através de parcerias com diversas emissoras Brasil afora, na chamada Rede Nossa Copa. A Grenal cobriu a Copa das Confederações, mas ficou de fora da cobertura da Copa do Mundo e acompanhou os jogos debatendo os principais lances das partidas.
  192.  
  193. No dia 1 de novembro de 2013, a Rede Pampa de Comunicação realizou mudanças nos seus canais AM e FM com o objetivo de melhorar a qualidade técnica e de aumentar o alcance das transmissões de suas rádios. Como parte das mudanças, a Rádio Grenal trocou de frequência com a Rádio Caiçara, passando para 1020 kHz. No FM, a rádio trocou de lugar com a Rádio Liberdade, utilizando a frequência 95,9 MHz. Em 2 de novembro de 2015, ocorre nova alteração nas frequências da emissora, que agora fica apenas no FM 95,9. Por sua vez, o AM 1020 foi cedido para a Rádio Caiçara, mas em pouco tempo passou para a gauchesca Liberdade, que passou a operar em AM e FM.
  194.  
  195. A Rádio Grenal oferece uma opção inédita em termos de comunicação esportiva não só para os ouvintes do Rio Grande do Sul, mas também do Mundo.
  196.  
  197. As transmissões são totalmente ao vivo, feitas nas 24 horas do dia e levando ao ar somente temas do futebol ligados ao clubes gaúchos Grêmio e Internacional.
  198.  
  199. Com a atuação de uma equipe vibrante, composta por nomes consagrados da crônica esportiva e de jovens talentos, a Rádio Grenal transmite informações, entrevistas, debates e jornadas esportivas utilizando os mais diversos meios para obter sucesso nesta comunicação e com interação permanente com os seus ouvintes.
  200.  
  201. A transmissão dos jogos da dupla Gre-Nal iniciam duas horas antes da partida e seguem por duas horas após o apito final, levando ao ar integralmente os conteúdos das entrevistas coletivas, além da análise minuciosa e especializada de todos os aspectos de cada partida.
  202.  
  203. ===
  204. A Rádio Pampa é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera em FM, na frequência 97,5 MHz. Pertencente à Rede Pampa de Comunicação, transmite programação jornalística. Seus estúdios ficam localizados no bairro Teresópolis, na zona sul de Porto Alegre, junto às demais emissoras do grupo. Seus transmissores estão localizados no Morro da Polícia.
  205.  
  206. A Rádio Pampa foi inaugurada em 13 de agosto de 1960, por Ernani Behs e Hamilton Muniz da Rocha, na frequência 1210 kHz. Foi comprada pelo empresário Otávio Dumit Gadret em novembro de 1971. A emissora tinha um perfil jovem, disputando audiência com as rádios jovens de Porto Alegre. Em 1977, passou para a frequência de 970 kHz, anteriormente ocupada pela Rádio Caiçara.
  207.  
  208. Em 3 de dezembro de 1984, assumiu um novo perfil de programação com vários profissionais vindos da Rádio Guaíba, após a falência da Companhia Jornalística Caldas Júnior. Passou a adotar o slogan "Venha para o meio do rádio". Porém, em 1987 o projeto é descontinuado e a Rádio Pampa passa a focar em uma programação de estúdio.
  209.  
  210. Em 1999, a Rádio Pampa passa a priorizar o esporte em sua programação, adotando o slogan "A número um do futebol", sob a gerência de Paulo Sérgio Pinto e Roberto Brauner. Em 2003, contrata Rogério Mendelski, líder de audiência na Rádio Gaúcha. Em 2007, após a venda do Sistema Guaíba-Correio do Povo para o Grupo Record, a Rádio Pampa acaba com o futebol em sua programação, voltando a focar em uma programação de estúdio, baseada na participação do ouvinte.
  211.  
  212. A partir de 1 de abril de 2014, a Pampa passou a operar em um canal FM, na frequência 96,7 (então Rádio Eldorado, que por sua vez, ocupara os 97.5 FM, até então Jovem Pan FM Porto Alegre, que fora desativada em 31 de março). Com isso, a Pampa passa a ser a terceira emissora AM da capital com canal de retransmissão FM e a segunda do grupo (juntamente com a Rádio Grenal).
  213.  
  214. No dia 16 de abril de 2015, a rádio deixa de operar em FM, para dar lugar à Rádio Liberdade nos 96.7 MHz.
  215.  
  216. Porém em 1 de março de 2017, retorna ao dial FM através da frequência 97.5 MHz (no lugar da Eldorado que foi deslocada para frequência 1020 AM).
  217.  
  218. Em 19 de janeiro de 2018, a emissora passa a executar uma grade musical adulta/romântica no AM 970, mantendo o mesmo nome, e mantém a programação de estúdio apenas em FM 97,5 MHz.
  219.  
  220. Em 11 de junho de 2018, deixou de transmitir em AM, na frequencia de 970 kHz, dando espaço à Rádio Liberdade.
  221.  
  222. A Rádio Pampa de Porto Alegre, atuando no segmento jornalístico, está permanentemente atenta aos problemas da comunidade. Mantém seus ouvintes sempre bem informados sobre as notícias nacionais e internacionais. Formato moderno de rádio, com debates, consultas e informações na dose certa, atende a um público exigente e formador de opinião, que participa ativamente da programação através do telefone, propondo questões e externando seus pontos de vista. Sua experiente equipe de jornalistas inclui vários nomes consagrados. Tanto no jornalismo informativo como no crítico, a Rádio Pampa apresenta as notícias associadas à total credibilidade. Rádio Pampa. Rádio ágil e moderna, abordando temas polêmicos e colocando seu produto sempre em destaque. Um investimento correto com retorno garantido.
  223.  
  224. Pampa Notícias
  225. Segunda a domingo: a cada meia hora
  226. Com atualização constante e muito dinamismo a Rádio Pampa apresenta as notícias que fazem parte da vida dos gaúchos. De meia em meia hora, o “Pampa Notícias” resume todas informações relevantes do estado, país e mundo para nossos ouvintes estarem sempre muito bem informados.
  227.  
  228. Plantão Pampa
  229. Segunda a domingo: a cada 15 minutos
  230. Na Rádio Pampa, a notícia é prioritária. Todos os fatos locais, nacionais e internacionais e suas implicações tratados com agilidade, seriedade e isenção. A cada quinze minutos, o Plantão Pampa traz as notícias mais recentes do dia.
  231.  
  232. Pampa Bom Dia
  233. Segunda a sábado: 05h00 às 07h00
  234. O comunicador Rafael Marconi traz com agilidade as primeiras notícias da manhã para deixar os ouvintes muito bem informados e ainda antecipam os acontecimentos que vão marcar o dia.
  235.  
  236. Manhã Pampa
  237. Segunda a sábado: 07h00 às 10h00
  238. Domingo: 06h00 às 12h00
  239. O Manhã Pampa apresenta os principais acontecimentos da manhã e atualiza as notícias e seus desdobramentos. O programa conta com a participação da equipe de reportagem e comentaristas da Rádio Pampa.
  240.  
  241. Conexão Pampa
  242. Segunda a sábado: 10h00 às 14h00
  243. O programa Conexão Pampa busca a fundo, com muito dinamismo, todos os lados da notícia. Seriedade e atitude se encontram na opinião dos radialistas, com uma linguagem clara e objetiva. São abordados assuntos sobre economia, política, cotidiano, saúde, educação e cultura. O programa é comprometido com a comunidade.
  244.  
  245. Pampa na Tarde
  246. Segunda a sábado: 14h00 às 18h00
  247. Domingo: 12h00 às 18h00
  248. Pampa na Tarde tem enfoque nas notícias do dia-a-dia tratadas com informalidade. A prioridade é a informação útil, curiosa e passível de um olhar crítico, satírico e bem humorado. Pedro Fonseca trata de assuntos baseados nos fatos que se destacam no noticiário do dia e suas implicações no cotidiano. O programa também traz convidados especiais para debater sobre os assuntos em pauta no dia e abre o microfone para os ouvintes participarem.
  249.  
  250. Pampa News
  251. Segunda a sábado: 18h00 às 21h00
  252. Os comunicadores Alexandre Rocha e Paula Cardoso apresentam as principais notícias do momento e todas as informações que estarão nos telejornais da noite.
  253.  
  254. Pampa na Noite
  255. Segunda a sábado: 21h00 às 00h00
  256. Domingo: 18h00 às 00h00
  257. Alexandre Rocha e Paula Cardoso apresentam um show de informações sobre o Rio Grande do Sul e o Brasil, além de notícias internacionais, deixando os ouvintes por dentro de tudo que acontece no mundo.
  258.  
  259. Pampa na Madrugada
  260. Segunda a sábado: 00h00 às 05h00
  261. Domingo: 00h00 às 06h00
  262. Mesmo durante toda a madrugada o ouvinte da Rádio Pampa segue sendo muito bem informado. O Pampa na Madrugada antecipa as notícias da manhã e apresentando um resumo dos acontecimentos do dia anterior, incluindo a área cultural, política e social brasileira.
  263.  
  264. ===
  265. O Sul é um jornal diário brasileiro em formato tabloide editado em Porto Alegre e é controlado pela Rede Pampa de Comunicação.
  266.  
  267. Fundado em 2 de julho de 2001, inicialmente, era um projeto da Rede Pampa para um jornal popular, que foi abortado com o surgimento do Diário Gaúcho, do Grupo RBS. Então o projeto procurou enfocar as classes mais altas da sociedade, rivalizando com Zero Hora e Correio do Povo.
  268.  
  269. Seu primeiro editor-chefe foi o jornalista Nélson Ferrão. Diferentemente dos seus concorrentes, O Sul tem formato semelhante à uma revista, com valorização de fotos e ponto final nas manchetes. Não possui caderno de anúncios classificados. Foi o primeiro jornal do Rio Grande do Sul com todas suas páginas coloridas. Desde fevereiro de 2010, seu concorrente Diário Gaúcho, do Grupo RBS, também passou a imprimir suas páginas em cores.
  270.  
  271. O Sul é um jornal atrevido e inovador. Um jornal que quebrou paradigmas e se renova o tempo todo. Direcionado ao público A/B, O Sul é a melhor opção para o leitor gaúcho informar-se com qualidade, através de um jornal moderno e imparcial.
  272.  
  273. Apresentando um projeto gráfico arrojado, tornou-se o primeiro jornal em toda a história da imprensa brasileira a utilizar cores em todas as suas edições e páginas. As idéias dos jornalistas mais importantes do país concentradas em um único caderno diário: conforto e praticidade para o leitor, que encontra no Caderno Colunistas opiniões variadas sobre o mesmo cotidiano.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement