Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - SBT

Sep 27th, 2020 (edited)
65
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 30.14 KB | None | 0 0
  1. Sistema Brasileiro de Televisão (conhecido pela sigla SBT) é uma rede de televisão comercial aberta brasileira fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e animador de televisão Silvio Santos. A emissora surgiu após uma concorrência pública feita pelo Governo Federal para a criação de duas novas redes de televisão, criadas a partir de concessões cassadas das extintas redes Tupi e Excelsior. A rede foi fundada no mesmo dia em que o contrato de concessão foi assinado, sendo que o ato foi transmitido ao vivo pela emissora, fazendo com que esse fosse o seu primeiro programa exibido. Antes de adquirir as concessões das quatro emissoras que formariam o SBT, o Grupo Silvio Santos já tinha desde 1976 a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro, conhecido como TVS, o que foi um passo fundamental para dar vida ao SBT. Além do SBT, o Grupo Silvio Santos também é formado pela SBT Filmes (empresa cinematográfica), SBT Music (gravadora musical), SBT Vídeos (vídeos na internet), SBT Licensing (licenciadora de marcas), Liderança Capitalização (responsável pela emissão do título de capitalização conhecido como Tele Sena), Jequiti Cosméticos (empresa de cosméticos), Hotel Jequitimar (hotelaria), entre outras empresas.
  2.  
  3. É a segunda rede de televisão mais vista do país. Durante toda sua existência, sempre ocupou este espaço no ranking de audiência, exceto no período entre 2007 e 2012, quando a Record tomou o posto. Atualmente se mantém como a segunda maior emissora do país ficando apenas atrás da Rede Globo. Possui ao todo 114 emissoras próprias e afiliadas em todo o território nacional, estando também disponível através de operadoras de televisão por assinatura (cabo e satélite), pelo sinal aberto em antenas parabólicas e também através de streaming em seu aplicativo móvel (Android, iOS e Windows Phone), em aplicativos para smart TVs e pelo seu website. Também em seu site, a sua programação é disponibilizada em vídeo sob demanda gratuitamente, além de disponibilizá-la pelo site de compartilhamento de vídeos YouTube desde 2010. Em março de 2017, os 43 canais do SBT no YouTube acumularam 20 milhões de inscritos e 70 bilhões de minutos assistidos e, em setembro, tornou-se o maior canal de TV na plataforma, superando a rede britânica BBC em número de inscritos.
  4.  
  5. A rede transmite em sua grade de programação os mais variados gêneros de produções, sendo que as suas produções próprias geralmente se destacam ao lado do entretenimento. Programas estrangeiros, principalmente as telenovelas produzidas pelas redes pertencentes ao conglomerado mexicano Televisa, compõem parte da sua programação. O SBT também possuí horários destinados ao telejornalismo, produzindo três telejornais diários, um telejornal semanal e um programa jornalístico semanal. Para produzir seus programas, a emissora possui o CDT da Anhanguera, complexo televisivo localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 290 mil metros quadrados. Este é o terceiro maior complexo televisivo em tamanho instalado na América Latina, sendo menor apenas que os estúdios da TV Azteca, no México, e os Estúdios Globo.
  6.  
  7. O SBT conta ao todo com 114 emissoras próprias e afiliadas em todo o Brasil. Vale ressaltar que o SBT, por enquanto, possui apenas uma estação repetidora em capitais, que fica em Aracaju (SE), desde a desfiliação da TV Atalaia, ocorrida em 2006.
  8.  
  9. ===
  10. Primeiro Impacto é um telejornal matinal brasileiro produzido e exibido pelo SBT, sendo originalmente baseado no formato do telejornal norte-americano Primer impacto, exibido pela rede Univision, que transmite a sua programação em espanhol e possui a sua audiência voltada para o público hispano-americano. Com cerca de 4 horas de duração, atualmente, o telejornal é vice-líder de audiência nas manhãs, alcançando picos de liderança.
  11.  
  12. Nos primeiros meses de exibição, o Primeiro Impacto era ancorado pelas jornalistas Karyn Bravo e Cynthia Benini. Posteriormente, o telejornal passou a ser comandado por Dudu Camargo, vindo do programa Fofocando. A entrada de Camargo como apresentador do noticiário acabou tendo grande repercussão, devido a sua pouca idade e falta de formação em jornalismo. Todavia, os índices foram impressionantes. Pouco tempo depois, as jornalistas Karyn Bravo e Cynthia Benini acabaram voltando ao comando do telejornal, ao lado de Dudu Camargo.
  13.  
  14. O SBT, desde a sua inauguração, sempre foi considerado uma emissora que deixava os investimentos em programação jornalística em segundo plano. Isso começou a mudar em 1988, quando foi ao ar a primeira edição do telejornal TJ Brasil, ancorado por Boris Casoy, até então editor-chefe do jornal Folha de S.Paulo. A partir daí, novos programas foram surgindo na área, como o Aqui Agora, o Jornal do SBT, o SBT Repórter, o SBT Notícias e o Documento Especial, programa oriundo da Rede Manchete. A emissora também acabou fechou uma parceria com o recém-lançado canal pago CBS Telenotícias, em 1997, para exibir seus telejornais e trocar materiais jornalísticos.
  15.  
  16. O jornalismo no canal começou a declinar depois que Boris Casoy decidiu mudar para a Rede Record, fazendo com que o TJ Brasil fosse cancelado no final de 1997, após Hermano Henning assumir suas funções como âncora. O Aqui Agora também foi cancelado no mesmo ano, devido ao sucesso do Fantasia, programa que substituiu o espaço do jornalístico na grade. Já em 2000, a parceria com a CBS Telenotícias foi encerrada, quando o canal foi colocado à venda e encerrado em março do mesmo ano. O fim da parceria acabou fazendo com que o Jornal do SBT fosse o único telejornal diário da emissora.
  17.  
  18. Nos anos seguintes, a programação jornalística do SBT ficou sem grandes investimentos, tendo apenas como novidades o SBT Notícias, em 2000, e TJ Manhã, em 2001, telejornais que ficaram no ar até 2003. A emissora voltou a investir fortemente na área em 2005, após a contratação da jornalista Ana Paula Padrão, que era âncora na Rede Globo. Assim, em agosto do mesmo ano, Padrão começou a ancorar o novo telejornal da emissora, o SBT Brasil. Além do jornal de Ana Paula Padrão, novos programas na área do jornalismo entraram para a grade do SBT no anos seguintes, como o Jornal do SBT Manhã, o SBT Realidade, o Boletim de Ocorrências e por último o Conexão Repórter. A emissora também teve tentativas de novos formatos não duradouros, como o SBT Notícias Breves, uma nova versão do Aqui Agora, e mais recentemente o SBT Notícias.
  19.  
  20. No começo de 2012, o SBT decidiu modificar o Jornal do SBT Manhã, colocando o jornalista Rodolpho Gamberini, e em seguida o apresentador César Filho, para ancorar uma edição ao vivo do telejornal. A entrada de Filho no telejornal começou a dar resultados positivos em audiência e o jornal foi sendo modificado até se transformar no Notícias da Manhã. A partir da saída de César Filho, que mudou-se para a Rede Record no final de 2014, Neila Medeiros assumiu a apresentação do jornal, mas com o declínio da audiência, ele foi cancelado no começo de 2015. O SBT, inicialmente, colocou em seu lugar uma sessão de desenhos, mas ela também acabou sendo substituída por reapresentações do Jornal do SBT e, posteriormente, foram acrecidas entradas ao vivo da jornalista Patrícia Rocha.
  21.  
  22. No início de 2016, durante sua viagem de férias aos Estados Unidos, Silvio Santos determinou que o SBT reativasse o horário com um telejornal inédito ao vivo e que ele fosse baseado no formato do Primer impacto, comprado da rede norte-americana Univision. Às pressas, o departamento de jornalismo do canal começou a construir o seu cenário e a gravar pilotos. A estreia foi marcada para 28 de março, uma segunda-feira, o que fez com que a sessão de desenhos Carrossel Animado e as reprises do Jornal do SBT no horário do jornal fossem cancelados.
  23.  
  24. O telejornal é baseado no formato do norte-americano Primer Impacto, em exibição pela rede Univision, que exibe a sua programação em língua espanhola e possuí a sua audiência voltada para o público hispano-americano. O formato original prevê uma bancada que deixa em evidência as pernas das âncoras (o que fez com que a imprensa apelidasse o jornalístico de "jornal das pernas"), pautas focadas em notícias policiais e em fofocas. Inicialmente, isso não foi implementado na versão brasileira, que teve base no que já foi apresentado no telejornalismo do SBT, com notícias variadas, a participação de colunistas, informações sobre o trânsito (especificamente o da cidade de São Paulo) e a previsão do tempo.
  25.  
  26. A partir do dia 12 de outubro de 2016, sob determinação de Silvio Santos, o telejornal passou a ser apresentado pelo intérprete do Homem do Saco, Dudu Camargo, personagem que apresenta o programa vespertino Fofocando. A mudança acabou fazendo com que as jornalistas Karyn Bravo e Cynthia Benini deixassem de ancorar o telejornal, que também implicou na remoção da bancada do programa, devido a intenção de Silvio Santos de buscar uma similaridade com SP no Ar (RecordTV), apresentado por Luiz Bacci.
  27.  
  28. O telejornal voltou a contar com a apresentação de Karyn Bravo e Cynthia Benini em 21 de novembro de 2016, mantendo Dudu Camargo como âncora nas primeiras duas horas do jornalístico e o formato consolidado pelo mesmo no jornalístico - sem a bancada e com um tom mais informal. Este formato durou até seu fim, mas com o relançamento posterior, permaneceu o projeto desenvolvido para a apresentação de Dudu Camargo.
  29.  
  30. O telejornal estreou às seis da manhã do dia 28 de março de 2016, uma segunda-feira, após uma edição reprisada do Jornal do SBT. Exibido diariamente, tinha originalmente duração de três horas, sendo que posteriormente acabou perdendo mais da metade de seu tempo de exibição, que ia ao ar entre 6h e 8h30, indo ao ar até setembro com apenas uma hora de duração. O telejornal passou a ser exibido em alta definição em 9 de maio de 2016, dia em que os demais telejornais do SBT também passaram a ser exibidos no formato. Em 12 de setembro, o telejornal teve um acréscimo em seu tempo de exibição, passando dessa forma a ter ao todo duas horas de duração. Com essa alteração, a reapresentação do Fofocando foi cancelada em 9 de setembro.
  31.  
  32. O SBT, em comunicado divulgado para a imprensa lançado no dia 28 de dezembro de 2016, anunciou que o Primeiro Impacto, ao lado do Jornal do SBT, seriam substituídos pelo SBT Notícias em seus respectivos horários, tendo a suas últimas exibições feitas em 30 de dezembro de 2016. O horário destinado ao Primeiro Impacto foi reduzido para o SBT Notícias, que passou a ir ao ar a partir da 1h até às 8h, pois o programa Fofocando mudou para essa faixa horária após a mudança de grade ser feita. Os apresentadores dos respectivos telejornais foram realocados para o SBT Notícias.
  33.  
  34. Em 9 de janeiro de 2017, o SBT confirmou que o jornalístico voltaria ao ar, sendo transformado em um jornal vespertino e mantendo Dudu Camargo na apresentação, mas ocupando a faixa que foi destinada ao Clube do Chaves. A reestreia tinha sido marcada para o dia 11 de janeiro, 12 dias depois do fim do jornal, porém, a emissora resolveu cancelá-la no mesmo dia, mantendo o Clube do Chaves e prometendo anunciar uma nova data "em uma breve oportunidade".
  35.  
  36. A volta do telejornal, e também o cancelamento de sua reestreia, foram feitas via telefone por Silvio Santos, já que o empresário passa férias nos Estados Unidos. Um piloto do Primeiro Impacto para o horário vespertino foi gravado, e por não ter lhe agradado, o apresentador ordenou que o projeto fosse adiado. O objetivo principal de Silvio é barrar a audiência do Jornal Hoje. O Fofocando foi criado com a mesma premissa.
  37.  
  38. Em 31 de janeiro de 2017, a volta do telejornal foi anunciada mais uma vez pela emissora. Diferentemente do anúncio anterior, o Primeiro Impacto ocupou a faixa matinal, entre 6h e 8h30 da manhã, com a apresentação solo de Dudu Camargo. A reestreia foi feita no dia 1 de fevereiro.
  39.  
  40. Com a volta do telejornal na grade de programação do SBT, em 1 de fevereiro de 2017, o Primeiro Impacto passou a ser exibido diariamente durante o período da manhã, entrando no ar às 6h e indo até às 8h30, sendo sucedido pelo Mundo Disney. Dudu Camargo ocupa todo o seu tempo de exibição.
  41.  
  42. Em outubro de 2018, com o fim do Mundo Disney, o Primeiro Impacto, passou a ir das 6 até das 10 da manhã.
  43.  
  44. Em 22 de março de 2021, o jornal passou a terminar às 09h30 da manhã, por causa da estreia do Vem Pra Cá, nova revista eletrônica da emissora. Mas, em 28 de abril, devido a transferência do mesmo para a tarde, o jornal voltou a seu horário normal.
  45.  
  46. ===
  47. SBT Brasil é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pelo SBT, de segunda a sábado, a partir das 19h45, sendo o principal telejornal da emissora e o segundo mais prestigiado do país. Estreou em 15 de agosto de 2005, sob o comando da jornalista Ana Paula Padrão, que apresentou o telejornal até dezembro de 2006.
  48.  
  49. O SBT Brasil estreou em 2005 comandado pela jornalista Ana Paula Padrão. Foi baseado no TJ Brasil - Telejornal Brasil, criado pela emissora em 1988. Com uma grande estrutura montada, cenário moderno e correspondentes internacionais, a estreia foi um dos assuntos mais comentados e marcou 10 pontos de média e 12 de pico, conquistando a vice-liderança em audiência no PNT. Em 1 de dezembro de 2006, a jornalista se transfere para o jornalístico SBT Realidade. Com a saída de Ana Paula, Joseval Peixoto deixa a apresentação do Jornal do SBT e passa a apresentar o SBT Brasil. Rachel Sheherazade estreou como apresentadora em agosto de 2009, quando o telejornal completou quatro anos.
  50.  
  51. Assim como na concorrência, aos sábados havia rodízio de apresentadores desde a estreia. Em janeiro de 2013 o SBT extingue o rodízio de âncoras masculinos e Marcelo Torres é efetivado no posto. Em janeiro de 2014 o rodízio de âncoras femininos também é extinto e Neila Medeiros assume ao lado de Marcelo Torres. Desde 2011 o telejornal conta com comentários dos apresentadores.
  52.  
  53. Em 29 de abril de 2019, o SBT Brasil ganha novo cenário, vinheta e grafismos.
  54.  
  55. Devido a uma cirurgia nos pés, Rachel entra em licença médica em 12 de novembro de 2019, ficando cinco semanas afastada, sendo substituída por Carolina Aguaidas e posteriormente por Analice Nicolau.
  56.  
  57. Em 16 de abril de 2020, a emissora afastou o titular Joseval Peixoto por estar no grupo de risco para a pandemia de COVID-19, devido à sua idade, sendo substituído por Darlisson Dutra e posteriormente por Marcelo Torres.
  58.  
  59. ===
  60. Jornal do SBT (estilizado como Jornal SBT) é um telejornal noturno brasileiro, produzido e exibido pelo SBT, que vai ao ar de segunda a sexta no fim de noite, mas sem horário fixo de transmissão. Estreou em 1991 sob o comando de Lillian Witte Fibe. Atualmente, é apresentado por Analice Nicolau e Marcelo Torres.
  61.  
  62. O SBT, em seus primeiros anos de funcionamento, dava pouco espaço para o telejornalismo em sua grade de programação, diferentemente do faziam suas concorrentes. O telejornal Noticentro, que estreou em 1982, foi o único telejornal em sua grade de programação durante muitos anos. Isso acabou mudando após um grande investimento na criação de um departamento de jornalismo na emissora. Dessa forma, em agosto de 1988, estreava o TJ Brasil (referido como Telejornal Brasil) com Boris Casoy no papel de âncora. O jornalismo assim começava a se estabelecer e se expandir na grade de programação do SBT. A direção da emissora também colocou no ar um telejornal em outros horários: o TJ Noite, nos finais de noite, o TJ Manhã, no início das manhãs, além de espaço para TJs regionais nas afiliadas do SBT.
  63.  
  64. Em 1990, devido a uma reestruturação no SBT (temendo prejuízos devido ao Plano Collor), o departamento de jornalismo da emissora sofreu uma reestruturação, que fez com que o TJ Manhã e o TJ Noite fossem cancelados. No mesmo ano, uma reprise do TJ Brasil foi colocada no antigo horário do TJ Noite para testar como a audiência reagia. As reprises do telejornal atingiram resultados satisfatórios e a direção do SBT decidiu investir em um novo produto do gênero para o horário. Para comandar o noticiário, a jornalista Lillian Witte Fibe foi contratada pela emissora. Witte Fibe, na época, fazia parte do time de jornalismo da Rede Globo.
  65.  
  66. O anuncio da contratação de Witte Fibe para o público foi feita durante uma episódio do Jô Soares Onze e Meia exibido pelo SBT em 11 de março de 1991. Antes da entrevista, a jornalista assumiu, no mesmo dia, a apresentação do TJ Brasil: Segunda Edição, um "tapa buraco" criado para preencher o horário nobre da emissora até que se encerrasse a novela das oito da Globo para que, a partir daí, a rede apresentasse a sua linha de shows. A jornalista também ganhou uma terceira edição do telejornal após o Jô Soares Onze Meia (com horário definido, diferente da outra edição) que se tornou, posteriormente, o Jornal do SBT.
  67.  
  68. O Jornal do SBT estreou em 20 de maio de 1991, sob o comando da jornalista Lilian Witte Fibe, como um dos 10 presentes em comemoração aos 10 anos do SBT. No mesmo dia, a emissora colocava no ar o Aqui Agora. Os dois novos programas aumentaram a carga de jornalismo da emissora que, por ora, já contava com o TJ Brasil, mas os novos programas se diferenciam por seus formatos: enquanto o Jornal do SBT dava ênfase aos acontecimentos do meio político e econômico, o Aqui Agora exibia um noticiário com maior apelo popular.
  69.  
  70. Witte Fibe comandou o Jornal do SBT até 1993, quando recebeu uma proposta para retornar a Rede Globo e assumir o comando do Jornal da Globo. No lugar de Witte Fibe, o SBT colocou o casal Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, que apresentavam o Jornal da Manchete na época em que foram contratados. Originalmente, a contratação do casal de âncoras seria para destiná-los para a apresentação do Aqui Agora, o que acabou ocorrendo inicialmente. No final do mês de novembro de 1995, o Jornal do SBT é cancelado em favor de uma segunda edição do recém-lançado SBT Notícias. Eliakim e Leila foram deslocados para a apresentação o novo telejornal da emissora em suas duas edições. O novo noticiário acabou não se estabelecendo na grade de programação devidos aos baixos índices, e saiu do ar em dezembro de 1995.
  71.  
  72. O Jornal do SBT voltou ao em janeiro de 1996, mas, em novembro do mesmo ano, é retirado novamente do ar numa série de cancelamentos promovidos pelo SBT na época. Alguns meses depois, em março de 1997, uma reprise do TJ Brasil foi colocada no antigo horário do Jornal do SBT. A representação do telejornal começou a marcar bons índices no horário e o SBT decidiu recolocar o Jornal do SBT no ar. A volta acabou não sendo duradoura, já que em julho de 1997, o telejornal sai do ar mais uma vez. O SBT explicou, em comunicado, que a saída do telejornal da grade devia-se as férias dos âncoras Eliakim e Leila.
  73.  
  74. Durantes as chamadas férias de Eliakim e Leila, o SBT fechou uma parceria para retransmitir, durante a madrugada, a programação noticiosa do canal pago CBS Telenotícias, que tinha acabado de ter lançado sua versão em língua portuguesa. Com a parceria, o Jornal do SBT passou a ser coproduzido pela CBS Telenotícias diretamente de seus estúdios localizados na cidade de Miami, no estado da Flórida. O jornalista Hermano Henning passou a apresentar a parte brasileira do telejornal nos estúdios do SBT enquanto Eliakim e Leila ancoravam o noticiário em Miami. As novidades foram colocadas no ar em 15 de dezembro de 1997.
  75.  
  76. A parceria do SBT com a CBS Telenotícias se estendeu até o mês de agosto de 1998. De tal forma, os noticiários produzidos pela CBS Telenotícias exibidos durante a madrugada e o Jornal do SBT foram removidos da grade de programação da emissora. A parceira com o canal foi retomada em janeiro de 1999, mas não garantiu a volta do Jornal do SBT à grade de programação. O jornal só voltou a grade de programação em 28 de junho do mesmo ano, e Hermano Henning assumia bem como a apresentação, como também o cargo de editor-chefe do telejornal.
  77.  
  78. Em 19 de setembro de 2005, um mês depois depois da estreia do SBT Brasil e no mesmo dia da estreia do Jornal do SBT - Manhã, o Jornal do SBT trocou novamente de cenário e vinheta.
  79.  
  80. Em 7 de março de 2006, com a vinda de Joseval Peixoto para o SBT, Hermano Henning assumiu o Jornal do SBT Manhã e Peixoto, o Jornal do SBT. Em 4 de dezembro do mesmo ano, houve mais uma troca de cenário e vinheta. No mesmo dia, Joseval Peixoto deixou a bancada do telejornal para assumir o SBT Brasil, e foi substituído por Cynthia Benini.
  81.  
  82. Em 3 de março de 2009, houve uma renovação na abertura, na trilha e nos gráficos do programa. A abertura e trilha do Jornal do SBT deixou de ser inspirada no Telediario, da TVE da Espanha, passando a ser uma criação do Setor de Criação Visual do SBT. Apesar da alteração, o cenário do telejornal continuou sendo o mesmo e o formato não sofreu alterações.
  83.  
  84. Em 29 de abril de 2011, o SBT anuncia que, a partir de 2 de maio, o Jornal do SBT teria nova apresentadora: Karyn Bravo no lugar de Cynthia, o que não ocorreu; Karyn Bravo assume o lugar de Cynthia somente em 1 de agosto de 2012.
  85.  
  86. Em janeiro de 2014, Karyn entra de licença maternidade, sendo substituída por Neila Medeiros.
  87.  
  88. No dia 5 de maio de 2014, Karyn retorna ao seu posto.
  89.  
  90. Em 22 de Setembro de 2014, Hermano retorna ao comando do jornal e depois de 8 anos passa a dividir a bancada com Karyn Bravo e assume também como Editor-Chefe; além disso, o telejornal passa ser reapresentado entre 4h e 6h ocupando o lugar do SBT Manhã que foi extinto em 19 de setembro de 2014.
  91.  
  92. Em 13 de abril, a reprise do jornal passou a ocupar o horário das 6h, que era destinado antes ao agora extinto Notícias da Manhã.
  93.  
  94. No dia 8 de maio a emissora decide encerrar a reprise das 6h do jornal e passar no horário o Desenhos Pré-Escola, programa que volta a grade um mês depois do seu fim; porém, no dia 22 de junho, a emissora volta a exibir essa reprise por conta do fim do infantil.
  95.  
  96. No dia 17 de dezembro, o jornal ganha mais um horário: das 6h às 7h (Para todo o Brasil), das 7h às 8h (Para SP, parabólica e praças sem jornalismo local) e com apresentação de Patrícia Rocha.
  97.  
  98. No dia 28 de março de 2016 Karyn Bravo deixa o comando do jornal, assumindo a bancada do Primeiro Impacto no lugar da edição matutina do Jornal, com isso Patrícia Rocha que passa a ser moça do tempo do novo matinal. Nesse dia Analice Nicolau assume a bancada ao lado de Hermano Henning.
  99.  
  100. No dia 9 de maio de 2016 o telejornal passa a ser exibido em HD e ganha nova identidade visual.
  101.  
  102. Em fevereiro de 2017, foi anunciada a saída do Hermano Henning após 23 anos com SBT. Henning foi substituído por Marcelo Torres.
  103.  
  104. ===
  105. SBT Notícias é um telejornal noturno brasileiro produzido e exibido pelo SBT desde a madrugada do dia 20 de setembro de 2016. O jornalístico conta com a apresentação de Caio Alex, Karyn Bravo, Luciane Kohlmann, Darlisson Dutra, Márcia Dantas e Carolina Aguaidas.
  106.  
  107. O telejornal foi criado para ocupar o espaço na grade a partir do cancelamento das séries exibidas na madrugada durante a semana e também do programa Okay Pessoal!!! de Otávio Mesquita. Inicialmente, no lugar desses programas, foi colocado no ar reprises do Jornal do SBT, que obtiveram boa audiência. Isso fez com que a direção da emissora investisse em um novo programa do gênero no horário.
  108.  
  109. Em 2014, a programação noturna do SBT era composta pela exibição original do Jornal do SBT e por séries estrangeiras adquiridas pela emissora, seguida por reexibições do mesmo telejornal no final da madrugada. Isso mudou quando o canal passou a investir no horário, quando estreou em março do mesmo ano o The Noite com Danilo Gentili, e, no mês seguinte, o Okay Pessoal!!!, apresentado por Otávio Mesquita. As séries acabaram perderam espaço na grade de programação com a estreia dos novos programas.
  110.  
  111. A exibição desses programas na grade foi alterada a partir de setembro de 2016, após ser anunciado um acordo da Rede Globo com a produtora Warner Bros., no qual implica exibição de conteúdos produzidos pela empresa norte-americana. Com esse anúncio, o SBT decidiu restringir a exibição das séries que comprou da produtora norte-americana, em que ainda possui direitos de exibição, durante apenas nas madrugadas dos finais de semana. Posteriormente, a direção da emissora negou que a mudança seria por causa do acordo entre a Globo e a Warner. Essa não foi a única mudança na grade. O programa Okay Pessoal!!! foi cancelado após uma reunião entre Otávio Mesquita e a direção da emissora. O cancelamento do programa foi feito devido ao Mesquita no Controle, novo programa semanal do apresentador aos sábados, no qual decidiu se focar exclusivamente.
  112.  
  113. Na semana seguinte, o SBT substituiu esses programas com as reprises do Jornal do SBT, que continuava com a sua exibição original indo ao ar após a exibição do programa de Danilo Gentili. A mudança na grade manteve uma boa audiência para o SBT, que obteve o primeiro lugar durante a exibições dessas reprises, segundo dados do Kantar IBOPE Media medidos na Região Metropolitana de São Paulo. Os bons resultados em índices de audiência fizeram com que a direção da emissora investisse em um telejornal inédito no horário no lugar ao invés das reprises.
  114.  
  115. A primeira edição do SBT Notícias era levada ao ar a partir das 2h30, no horário de Brasília, e seguia no ar até o início do telejornal diurno Primeiro Impacto, às 6h, com um corte às 3h30 para programação local. A periodicidade do jornal inicialmente não era diária, com o telejornal sendo exibido apenas entre as madrugadas de terças e sextas, tendo o início após o término do The Noite com Danilo Gentili. Com o bom desempenho em audiência, o telejornal passou a ser exibido nos dias restantes da semana.
  116.  
  117. Em 2 de janeiro, o SBT Notícias ganhou um acréscimo em seu tempo de exibição, após o canal anunciar que o telejornal iria substituir o o Primeiro Impacto. Este último, teve a sua faixa das 8h realocada para o programa Fofocando, que que também mudou de horário, e no lugar de sua faixa horária passou a ser exibido o Clube do Chaves, sessão com a exibição dos seriados Chaves e Chapolin. Os apresentadores do respectivo telejornal cancelado foram acomodados na apresentação do SBT Notícias. O cancelamento desse telejornal deveu-se a falta de patrocinadores e também redução de custos.
  118.  
  119. No dia 23 de janeiro, o telejornal teve um segundo acréscimo em seu tempo de exibição, de 30 minutos, com a mudança de horário do Fofocando, que voltou a ser exibido durante o horário da tarde e passou a se chamar Fofocalizando. No entanto, tal acréscimo foi eliminado do SBT Notícias, uma vez que havia sido confirmado o retorno do telejornal Primeiro Impacto, no dia 1 de fevereiro de 2017, fazendo com que o mesmo voltasse a ser encerrado às 6h.
  120.  
  121. O SBT Notícias foi criado para substituir as reprises do Jornal do SBT exibidas durante a madrugada. Sendo exibido interruptamente até o início da manhã, o telejornal apresenta as suas notícias de forma similar aos boletins de canais noticiosos como a BandNews TV, que reapresentam a mesma notícia várias vezes com alguma eventual atualização das informações, além de contar com as notícias de última hora que acontecem durante a sua exibição. Entretanto, o bloco que era apresentado por Dudu Camargo se assemelhava a jornalísticos populares, que dá ênfase para notícias policiais.
  122.  
  123. A sua ancoragem é feita no estúdio de jornalismo do SBT, e com a exceção do horário que foi apresentado por Dudu Camargo, conta com uma bancada no cenário. Até novembro de 2016, era apresentado no estúdio da redação de jornalismo, onde eram comandados os boletins dos telejornais. A padronização foi realizada para dar "identidade própria" ao jornalismo do canal–tendo como espelho o SBT Brasil. Um mouse, sem nenhuma função aparente, também faz parte da bancada do telejornal. Tal como todos os outros telejornais exibidos pelo SBT, são inseridos na tela um termômetro com as temperaturas atuais de várias capitais brasileiras e um relógio analógico com o horário atual de Brasília.
  124.  
  125. ===
  126. SBT Notícias Breves é um noticiário brasileiro produzido pelo SBT. É exibido em boletins durante a programação do canal, onde entre seus temas constam assuntos policiais, curiosidades, entretenimento, esportes e política.
  127.  
  128. No dia 21 de março de 2005, estreou na emissora o "SBT Notícias Breves", boletim apresentado de hora em hora das 16h às 23h, com Cynthia Benini e Analice Nicolau.
  129.  
  130. O SBT anunciou, em comunicado oficial enviado à imprensa no dia 4 de agosto de 2005, que o boletim seria extinto no dia seguinte:
  131. "Devido às recentes mudanças ocorridas no departamento de jornalismo do SBT, informamos que o SBT Notícias Breves, boletim exibido de hora em hora nos intervalos da programação da emissora, será exibido somente até esta sexta-feira, 5 de agosto. Com essa reformulação, as atuais apresentadoras do noticioso, Analice Nicolau e Cynthia Benini, serão aproveitadas em novos projetos da emissora".
  132.  
  133. No dia 10 de setembro de 2018, o boletim voltou ao ar, porém, adotando o mesmo formato do Repórter CBN, da CBN, com vários âncoras e repórteres apresentando-o. O boletim passou a ser exibido todos os dias, de meia em meia hora e, frequentemente, interrompe a programação da emissora.
  134.  
  135. ===
  136. SBT São Paulo é um telejornal local exibido pelo SBT em São Paulo, também retransmitido em seu sinal de satélite. O jornal é exibido em duas edições de segunda a sexta, às 11h55 e às 19h20.
  137.  
  138. O jornal estreou em junho de 2006, com a apresentação do jornalista César Filho. Em 13 de dezembro de 2010, a emissora reforça a hora do almoço, com a estreia do SBT São Paulo 1ª edição, sob a apresentação de Rodolpho Gamberini. Gamberini ficou no comando do SBT São Paulo 1ª edição até 2013. Gamberini foi substituído por César Filho. Com Filho assumindo a 1ª edição do telejornal, Joyce Ribeiro assumiu a apresentação da 2ª edição.
  139.  
  140. Em 6 de novembro de 2014, Neila Medeiros passa a ancorar a 1ª edição após a saída de César Filho da emissora. Em 25 de janeiro de 2016, Medeiros foi substituída por Solange Boulos na apresentação da 1ª edição.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement