Advertisement
applepowder

Sobre o espectro assexual!

Jun 21st, 2017
188
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 11.06 KB | None | 0 0
  1. Sobre o espectro assexual!
  2.  
  3. Obs.: Enquanto algumas informações deste texto podem ser similares para pessoas do espectro arromântico, assensual e etc., estamos aqui focando apenas nas orientações do espectro assexual!
  4.  
  5. 1) O que é o espectro assexual?
  6. O espectro assexual é um conjunto de orientações sexuais que envolvem a falta total ou parcial de atração sexual.
  7.  
  8. 2) Calma lá! O que é orientação sexual?
  9. Orientação sexual é um rótulo dado para as condições que alguém precisa cumprir para poder achar uma pessoa "gostosa": isto é, se sentir atraída sexualmente por ela. Porém, algumas orientações sexuais descrevem mais do que isso. Por exemplo, uma pessoa com a orientação sexual gay se sente atraída exclusivamente por pessoas do mesmo gênero do que o seu, ou por pessoas que consideram seu gênero parecido/alinhado a tal gênero; ou seja, a não ser que essa condição seja preenchida, não há atração. Assim, um homem gay não sente atração por mulheres, mas sente atração por homens.
  10.  
  11. 3) E o que é assexual?
  12. Assexual é uma orientação sexual para pessoas que não se sentem atraídas sexualmente por ninguém, ou por quase ninguém. Muitas vezes, a palavra assexual é definida por atração por nenhum gênero.
  13.  
  14. 4) Então como funciona o espectro assexual?
  15. Muitas pessoas assexuais - embora não sejam todas - encontram exceções ao longo de suas vidas, ou talvez não preencham certos estereótipos que muitas pessoas assexuais preenchem. Algumas dessas pessoas podem então preferir não utilizar o rótulo assexual, e utilizar algum outro que fale mais especificamente de como sua assexualidade ou atração funciona. Estes rótulos mais específicos são considerados parte do espectro assexual, ainda que existam pessoas de identidades que estão no espectro assexual que não querem utilizar o rótulo assexual para si.
  16.  
  17. 5) Que tipos de orientações são consideradas do espectro assexual?
  18. A maior parte das orientações do espectro assexual podem ser divididas em dois tipos: as que inferem alguma quantidade de atração - de exceções a ser assexual - e as que não definem a possibilidade de atração, mas definem algum detalhe sobre a experiência assexual de quem usa tais rótulos.
  19.  
  20. Alguns exemplos de orientações desse primeiro tipo:
  21. Acefluxo: Alguém cuja atração flui - ou seja, muda de tempos em tempos - entre várias orientações do espectro assexual, entre vários níveis de atração sexual e/ou simplesmente entre assexual e alossexual. Por exemplo, uma pessoa acefluxo pode em duas semanas sentir atração sexual assim como alguém de fora do espectro assexual (alossexual); na semana seguinte sentir atração sexual por poucas pessoas; no mês seguinte não ser capaz de ter nenhuma atração sexual, e por aí vai.
  22. Akoissexual/Lithsexual: Alguém que geralmente sente atração como alguém fora do espectro assexual; porém, quando a atração é recíproca, a pessoa akoi perde a atração por aquela pessoa.
  23. Demissexual: Alguém que sente atração sexual apenas por pessoas com quem compartilha alguma ligação especial. Os requerimentos para esta conexão ser formada dependem de pessoa demi para pessoa demi.
  24. Graysexual/Gray-assexual: Alguém que sente atração sexual apenas por algumas pessoas, ou alguém que sente atração sexual de forma fraca ou vaga.
  25.  
  26. Alguns exemplos de orientações desse segundo tipo:
  27. Aegossexual: Alguém que não sente atração sexual e que provavelmente não quer fazer sexo, mas que gosta da ideia de sexo quando não é com tal pessoa. Por exemplo, a pessoa pode ter fantasias sexuais ou consumir pornografia, mas não sentir atração sexual e não querer fazer sexo.
  28. Cupiossexual: Alguém que não sente atração sexual, mas que deseja ter relações sexuais.
  29. Omniassexual/Panassexual: Alguém que não sente atração sexual sob qualquer circunstância, e que não deseja ter relações sexuais, além de não ter nenhum interesse em sexo ou em falar de sexo. Esta identidade foi cunhada porque a identidade assexual inclui pessoas com identidades como cupiossexual ou demissexual, e pessoas omniassexuais querem deixar claro que não possuem exceções ou desejos sexuais.
  30. Quoissexual: Alguém que sente que o conceito de atração é sem sentido ou não aplicável para si mesme.
  31.  
  32. 6) Mas não é possível ter mais de uma dessas orientações?
  33. Sim! Enquanto muitas pessoas usam somente palavras como assexual ou demissexual para sua orientação sexual, é possível que pessoas sejam, por exemplo, panacefluxo (pessoas que sentem atração por todos os gêneros quando são capazes de sentir atração, sendo que só são capazes de tempos em tempos) ou cupioakoissexuais (pessoas que perdem a atração sexual quando é recíproca, mas que ainda desejam sexo mesmo sem a capacidade de sentir atração). Existe também a orientação mirsexual, para pessoas que se encaixam em várias orientações do espectro assexual.
  34.  
  35. 7) Pessoas assexuais podem se apaixonar?
  36. Sim! Aliás, muitas pessoas, especialmente dentro do espectro A (assexual/arromântico/assensual/etc.) dividem sua orientação em ao menos dois tipos: sexual (explicada na pergunta 2) e romântica (rótulo que indica as condições necessárias para a pessoa poder se apaixonar ou desejar ter relacionamentos românticos com alguém). Existem muitas pessoas assexuais e arromânticas - ou seja, pessoas que (geralmente) não sentem atração sexual e nem romântica - mas também existem pessoas assexuais birromânticas, heterorromânticas, etc.
  37.  
  38. 8) Quais são as orientações românticas existentes?
  39. São as mesmas que as sexuais, a diferença é que o sufixo -sexual muda para o sufixo -romântique/romântico/romântica/românticx/etc.
  40. Vale lembrar que orientações como gay e lésbica podem ser tanto utilizadas como orientações sexuais (ex.: "um arromântico gay") quanto românticas (ex.: "uma lésbica omniassexual"), quanto outros tipos de orientações. Orientações com o sufixo -flexível (heteroflexível, mulheflexível, etc.) podem tanto ser consideradas como estão como orientações de qualquer tipo ("um demirromântico heteroflexível") quanto podem ter seu sufixo modificado para que fique claro qual é a orientação da qual se fala ("uma homoflexromântica bissexual").
  41.  
  42. [[OBS: Como existe outro grupo fazendo trabalho sobre orientações sexuais, não fico confortável em oferecer uma lista extensa de prefixos existentes com seus significados. Afinal, as definições só variam de "atração por X" ou "atração sexual por X" para "atração romântica por x"]]
  43.  
  44. 9) Assexuais podem gostar de sexo?
  45. Assim como pessoas de fora do espectro assexual - as chamadas alossexuais ou zedsexuais - pessoas do espectro assexual podem ter várias experiências diferentes com sexo.
  46. Algumas pessoas assexuais conseguem sentir atração sexual ao ponto que relações sexuais podem ser experienciadas assim como pessoas alossexuais as experienciam, mesmo que não seja na mesma frequência, já que não sentem atração tão frequentemente.
  47. Outras pessoas assexuais gostam de sexo mesmo sem sentirem atração sexual, por causa do estímulo sexual, como excitação e orgasmos.
  48. Outras pessoas não sentem tanta necessidade de sexo, mas ainda fazem por motivos práticos, como querer satisfazer sues parceires ou tentar engravidar.
  49. Já outras podem não se importar em fazer sexo alguma vez por curiosidade ou algo assim, mas geralmente preferem evitar, pois não sentem vontade ou prazer.
  50. E existem as pessoas que sentem repulsa por sexo, que não querem ter sexo ou estar em situações sexuais de forma alguma, e que muitas vezes também não se sentem confortáveis em falar sobre sexo ou em participar de brincadeiras relacionadas a sexo.
  51.  
  52. 10) Tem gente que acha que assexualidade é doença/crença/abstinência/frescura/repressão/mentira!
  53. Sim, assim como pessoas frequentemente acham o mesmo de qualquer orientação sexual não-hétero. Enquanto orientação sexual pode ser algo mutável ou moldada por alguma forma de neurodivergência ou trauma, isso não significa que este é o caso para todo mundo, ou que isso significa que deve existir uma cura ou que é importante procurar cura.
  54. Existem pessoas que se dizem assexuais por praticidade, sendo que o que possuem não é falta de atração, e sim falta de vontade ou o desejo de uma vida sem relações sexuais. Porém, isso não significa que é o caso de todas as pessoas assexuais, e também não significa que tenha algo de errado com quem se diga assexual por "escolha própria".
  55.  
  56. 11) Pessoas assexuais são oprimidas?
  57. Sim. Pessoas assexuais muitas vezes são invalidadas pela sociedade hétero por não sentirem atração "pelo gênero certo", e agrupadas com pessoas gays por este motivo, mesmo que não sintam atração pelo mesmo gênero ou cheguem perto disso.
  58. Pessoas assexuais, assim como pessoas de outras orientações não-hétero, podem ser vítimas de estupro corretivo (ou de outros tipos de abusos sexuais para que "virem hétero"), terapia de conversão ou até de patologização, já que existem distúrbios listados em manuais de psicologia para "pessoas que não têm vontade de fazer sexo". O DSM-5 exclui pessoas que se identificam como assexuais, mas não é como se todas as pessoas sem atração tenham o conhecimento dessa identidade.
  59.  
  60. 12) Que tipos de discriminações pessoas assexuais sofrem no dia-a-dia? Como posso evitar fazer comentários difamatórios que atingem pessoas assexuais?
  61. Além do que já foi mencionado na pergunta acima, pessoas assexuais muitas vezes são consideradas "infantis" ou "inocentes" por não quererem participar de assuntos ou situações envolvendo sexo ou atração sexual; as que não querem qualquer tipo de relacionamento podem ser desumanizadas e excluídas socialmente; as que querem relacionamentos sem sexo são encorajadas a fazer sexo mesmo que não queiram, para que o relacionamento seja considerado "completo" ou "de verdade"; pessoas assexuais também podem ser assediadas com a desculpa de que "não deveriam ligar", já que "não querem nada disso mesmo".
  62. Além não de participar destes tipos de discriminações, é importante:
  63. - Não dar valor às pessoas de acordo com o quanto fazem sexo: isso inclui associar maturidade, felicidade, valor ou nível de consciência política somente ao quanto pessoas fazem ou querem sexo;
  64. - Não fazer piadas com virgens, ou tratar pessoas virgens ou que não querem sexo de forma discriminatória ou excludente;
  65. - Não fazer comentários falando o quanto você queria que certa pessoa fosse de outra orientação para "estar disponível" ou para razões similares, e também não insistir em brincadeiras ou assuntos sexuais quando a pessoa está claramente incomodada com isso;
  66. - Não agir como se querer fazer sexo ou sentir atração sexual fosse a característica principal ou essencial de seres humanos;
  67. - Não reclamar de "orientações específicas demais", e não exigir que pessoas tenham que definir alguma orientação fora do espectro assexual (como hétero, gay ou pan), tratando orientações do espectro assexual como "preferências", "frequências" ou "modificadores" e não como orientações que são válidas por si próprias.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement