Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - Rede Transamerica

Oct 6th, 2020 (edited)
76
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 7.83 KB | None | 0 0
  1. A Rede Transamérica é uma rede brasileira de rádio FM. Existem três vertentes da rede: Transamérica Pop, Transamérica Hits e Transamérica Light. A Transamérica Pop é dirigida ao público jovem, das classes socioeconômicas A, B e C, de 20 a 34 anos, e está presente nas principais cidades brasileiras. A Transamérica Hits apresenta uma programação eclética, voltada ao segmento popular, atingindo uma faixa etária mais abrangente, dos 15 aos 39 anos. A Transamérica Light é dirigida ao público adulto qualificado, com mais de 30 anos, das classes socioeconômicas A e B.
  2.  
  3. A Rádio Transamérica FM inicia suas atividades no dia 21 de agosto de 1976, com o lançamento da primeira emissora própria no Recife, sendo a primeira FM instalada na capital pernambucana e a primeira da região Nordeste do país. Com a estreia da emissora em Brasília, forma-se a Rede Transamérica de Rádio.
  4.  
  5. No começo, seu formato era de uma rádio musical adulto-contemporâneo, voltada para ouvintes das classes A e B com mais de 25 anos. Os módulos musicais eram compostos por três canções, sendo uma cantada (um sucesso da época), uma música de MPB e outra nostálgica ou orquestrada. Também era produzido o Informativo Transamérica, boletins curtos com informações da área econômica/financeira. Toda a programação era gravada em São Paulo no Estúdio Transamérica (conhecido também por ser espaço principal de gravação de jingles e comerciais, além de LPs de artistas reconhecidos) e enviada através de fitas de rolo para as filiais. Em agosto de 1978, a rede Transamérica FM já era considerada líder em audiência em quase todas as praças (com exceção da Transamérica FM do Rio de Janeiro), com filiais em São Paulo (cabeça de rede) e Curitiba.
  6.  
  7. A partir de 1979, a Rede Transamérica começou a declinar em audiência, principalmente em função do crescimento do dial FM nas praças em que atuava. Nesta época, trocou a programação musical e passou a se dedicar na dance music. No começo de 1980, teve seu primeiro atrito com o Ibope quando rompeu com a empresa e pediu para que a emissora fosse retirada de boletins e pesquisas por "discordar dos métodos e sistemas adotados [...] para aferir e informar sobre a audiência das rádios". Nessa época, lançou sua última filial própria em Salvador, na Bahia, e sua rede já contava com emissoras parceiras que recebiam conteúdo produzido pela Transamérica.
  8.  
  9. Após implantação gradual, a Rede Transamérica já era segmentada ao público jovem em 1985. Nesta época, a programação gravada deixou de existir e deu espaço para programação local ao vivo em cada praça. Por orientação da rede, os programas deveriam seguir uma linha humorística, tornando-se marca registrada da Transamérica o "humor escrachado" e o deboche dos radialistas junto aos ouvintes. Também se popularizaram na época as paródias de canções de sucesso. A mudança teve impacto imediato no público e a audiência cresceu, fazendo com que a rede voltasse a disputar com as principais emissoras. Apesar do êxito, os locutores da Transamérica eram alvo constante de críticas por conta de piadas consideradas "grosseiras" ou "de gosto duvidoso". Em 1987, a Rede Transamérica passa a adotar identidade visual que marcou a emissora nos anos seguintes (um "T" estilizado na cor vermelha).
  10.  
  11. Em janeiro de 1990, a Rede Transamérica inicia sua transmissão via satélite e faz seu primeiro investimento em esportes cobrindo a sua primeira Copa do Mundo, usando características e linguagem próprias e contando com seus locutores habituais como narradores das partidas. Em 1995, a rede lança uma nova filial em Belo Horizonte, após compra da Scalla FM. Apesar do êxito e do crescimento de afiliadas com a transmissão via satélite, a audiência volta a cair em diversas praças (também impulsionada pelo auge das rádios populares que investiam em axé, samba e pagode), o que motivou a rede a investir em novos gêneros musicais, como o rock nacional. Em 1997, a grade musical passa a adotar o formato atual com uma combinação de vários estilos musicais, como o rock, o reggae, o dance e a música pop.
  12.  
  13. No final da década de 1990, a Transamérica implementou uma estratégia de crescimento, com o lançamento de formatos diversificados de programação, transmitidos via satélite para públicos distintos. Com novas possibilidades artísticas, a emissora expandiu sua atuação nacional através do sistema de franquias. Foram lançadas as vertentes Transamérica Hits, Transamérica Pop e Transamérica Light. Apesar das divisões, a Transamérica continuou por alguns anos a executar canções de ritmos variados em algumas vertentes, como música pop e rock nas versões Hits ou Pop.
  14.  
  15. ===
  16. Transamérica Hits é uma rede de rádios brasileira com sede no município de São Paulo, capital do estado homônimo. Vertente da Rede Transamérica, rede de emissoras controladas pelo Conglomerado Alfa, foi lançada em 5 de junho de 2000 e é dirigida ao segmento popular, com faixas etárias mais abrangentes. Tem uma programação mais eclética, composta por grandes sucessos nacionais como sertanejo, pagode, samba, funk e em alguns horários, de sucessos internacionais românticos.
  17.  
  18. A emissora foi fundada em 1º de julho de 2000 e possui uma programação eclética e popular.
  19.  
  20. No dia 1º de abril de 2002 é inaugurada a primeira Transamérica Hits capital, Belo Horizonte e em março de 2003 é inaugurada uma nova Hits em Curitiba (hoje não está mais no ar), outro importante mercado brasileiro.
  21.  
  22. Lançada em setembro de 2008 a emissora foi a única de território nacional a operar em Campo Grande.
  23.  
  24. A emissora possui 63 emissoras franqueadas, e uma própria, em Belo Horizonte, atingindo cerca de mil cidades espalhadas em todo Brasil. A rede tem como sua principal concorrente a Band FM no segmento popular, que possui menos afiliadas que a Transamérica Hits, porém possui maior faturamento e audiência.
  25.  
  26. A emissora deixou de usar o sobrenome hits assim como a portadora jovem visando reposicioná-la no mercado utilizando só o nome Transamérica. O sobrenome é usado apenas na apresentação comercial.
  27.  
  28. ===
  29. A Transamérica Pop é uma rede de rádios brasileira pertencente à Rede Transamérica. Toca vertentes da música pop, rock, hip hop e dance music.
  30.  
  31. Surgiu em 1990 no início das transmissões via satélite da Transamérica, foi relançada como Transamérica Pop em 1999 e atualmente conta com várias emissoras no Brasil. Em 2011 assim como a portadora popular deixa de utilizar o sobre nome Pop atuando apenas com o nome Transamérica visando reposicioná-la no mercado. Só utiliza o sobrenome Pop na apresentação ao mercado publicitário.
  32.  
  33. A programação da Transamérica Pop é a mesma da rede quando se consolidou e antes da divisão da Transamérica em portadoras, isto é, programação voltada ao público jovem, e que fez sucesso nos anos 90, ao lado da Rede Jovem Pan FM, e atualmente da Mix FM.
  34.  
  35. ===
  36. Transamérica Light é uma das vertentes da Rede Transamérica (que também engloba as outras duas portadoras criadas em períodos próximos: Transamérica Pop e Transamérica Hits).
  37.  
  38. Lançada em 29 de março de 1999 juntamente com o aniversário de Curitiba pela qual ainda opera nos dias de hoje através da 95.1 mHz, transmitindo uma programação do formato adulto-contemporâneo. Leva ao ar uma seleção de músicas principalmente internacionais românticas, além de jornalismo e coberturas esportivas. Seu público é abrangente, com predominância nas classes A e B. Diferente do que ocorre em emissoras de Rádio em rede, a Transamérica Light é gerada em seus estúdios no município de São Paulo, mas não é transmitida em sua cidade de origem, tendo como principal mercado, a cidade de Curitiba.
  39.  
  40. Dos três segmentos da rede é a que menos tem afiliadas, embora conta com afiliadas como no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement