Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - CAEDA - Diario de Pernambuco

Jul 4th, 2021
89
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 8.72 KB | None | 0 0
  1. Diario de Pernambuco é um jornal publicado na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, Brasil. É o mais antigo periódico em circulação da América Latina, fundado em 7 de novembro de 1825 pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão. Quando o Diario de Pernambuco foi fundado, o Recife ainda não era a capital do estado, fato que só ocorreu um ano e três meses depois.
  2.  
  3. O Diario foi fundado na casa de seu criador, na rua Direita nº 256, e primeiramente era impresso numa única folha, como um caderno de anúncios de imóveis, achados e perdidos, leilões, etc, ao custo de 40 réis.
  4.  
  5. Em 1835, o jornal foi vendido a Manuel Figueroa de Faria, sendo transformado em órgão oficial dos governos da província, posição mantida até 1911. Entre 1848 e 1849, o Diario realizou uma cobertura ampla da Revolução Praieira. O veículo assumiu uma posição antiescravista já na década de 1850, 38 anos antes da abolição. Em maio de 1888, exaltou a Lei Áurea, dando cinco dias de férias aos funcionários. Em 1901, Francisco de Assis Rosa e Silva assume como proprietário. Em 1908, quando completou 83 anos, o veículo anexou ao título o slogan: “Jornal mais antigo em circulação na América Latina”. O coronel Carlos Benigno Pereira de Lira, industrial e fazendeiro em Alagoas e Pernambuco, assume a presidência em 1913. Foi nessa gestão que Gilberto Freyre passou a ser cronista e articulista, assinando textos para o jornal até 1986, quando morreu.
  6.  
  7. No dia de seu centenário, em 1925, comemorado por toda a sociedade pernambucana, o Diario circulou com 60 páginas, trazendo em sua capa uma ilustração de autoria do pintor Manuel Bandeira.
  8.  
  9. Em 1903, o jornal mudou-se para seu endereço mais famoso, na Praça da Independência, conhecida do povo do Recife como a Pracinha do Diario, onde permaneceu por 101 anos, até 2004. Estabeleceu-se na Rua do Veiga, 600, no bairro de Santo Amaro de 2004 até 2016, quando se mudou para sua atual sede, na Avenida Marquês de Olinda, 133, próxima à Praça do Marco Zero. Desde 1931 pertence ao consórcio Diários Associados.
  10.  
  11. Durante sua longa trajetória, o Diario sofreu severa censura em várias ocasiões, com o empastelamento de suas rotativas, jornais queimados e rasgados, depredações da sede, e deixou de circular por alguns dias nos anos de 1911, 1912, 1931 e 1945. Um dos fatos mais marcantes de sua história foi o assassinato do estudante universitário Demócrito de Souza Filho, na sacada do prédio do jornal, pela polícia política de Getúlio Vargas, em março de 1945. Na década de 1960, o periódico assume uma posição marcadamente oposicionista ao governo de João Goulart, acreditando que o país estava ameaçado pelo comunismo. Em Pernambuco, intensifica uma campanha contra a gestão de Miguel Arraes. Em 1964, celebra o Golpe de Estado no Brasil em 1964 e dá ampla cobertura aos governos militares.
  12.  
  13. O Diario de Pernambuco é o que reúne os melhores e mais premiados jornalistas de Pernambuco. Suas qualidades gráfica e editorial fazem dele o jornal mais lembrado pelos recifenses.
  14.  
  15. Esta conquista de identidade junto ao público se justifica pelo fato de o Diario atualizar constantemente os leitores sobre o que acontece em sua comunidade, bem como no Brasil e no mundo.
  16.  
  17. Cadernos diários:
  18. Primeiro Caderno
  19. No Primeiro Caderno, o Diario de Pernambuco traz as editorias de Política, Brasil, Mundo e Últimas Notícias. A editoria de Política faz o acompanhamento das decisões administrativas e negociações políticas das três esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), nos planos municipal, estadual e federal. A editoria de Brasil traz os principais fatos do dia-a-dia nas cidades brasileiras, além de reportagens sobre saúde e educação. A editoria de Mundo relata os principais fatos políticos, conflitos, fenômenos naturais e notícias do cotidiano de todos os países. E, em Últimas Notícias, os fatos de última hora, especialmente do cotidiano.
  20.  
  21. Economia
  22. Temas econômicos locais e nacionais, com enfoque nos fatos locais, principalmente os que mexem no bolso do leitor. Aqui, o Diario de Pernambuco publica matérias que trazem a política econômica nacional, os investimentos feitos no Estado, a administração pública, infra-estrutura, serviços - preços, previdência, consumo – e o mercado de trabalho. Também engloba o material editorial dos cadernos classificados de Imóveis - com lançamentos e serviços, e Empregos - com tendências do mercado de trabalho, perfil de profissões e oportunidades de emprego.
  23.  
  24. Vida Urbana
  25. Em Vida Urbana, o Diario de Pernambuco traz notícias das principais áreas do Estado: saúde, transporte, educação, polícia, urbanismo, meio ambiente, justiça, destacando os fatos que marcam o cotidiano do Recife, Região Metropolitana e Interior de Pernambuco. Os assuntos destacados em cada edição são definidos diante da ótica do interesse público, dos reflexos que as reportagens devem e podem causar ao cidadão.
  26.  
  27. Esporte Total
  28. Todo dia, o Diario cobre os principais grandes clubes do Estado - Sport, Náutico e Santa Cruz - através do Caderno Esporte Total. Além disso, tudo o que acontece nos esportes amadores do Estado, noticiário nacional e os grandes eventos esportivos em todo o Mundo, como Campeonatos de Futebol, Olimpíadas, Mundial de Fórmula 1, tênis, vôlei, entre outros.
  29.  
  30. Viver
  31. A vida cultural de Pernambuco passa pelas páginas do Viver. Críticas, coluna social, agenda cultural e matérias sobre espetáculos, programas de televisão e sobre personalidades do mundo artístico e discussões político-culturais. Anuncie nesse caderno para atingir um público interessado em cultura e na vida social do Recife e de todo o Estado.
  32.  
  33. Suplementos:
  34. Guia de Profissões (Segunda)
  35. O Guia de Profissões do Diario conta com a parceria do Sebrae-PE. Além de matérias sobre as mais variadas profissões para quem ainda vai decidir o futuro, o novo Guia traz também dicas de empreendedorismo para sua vida profissional, para empresários e para quem quer abrir um negócio. Guia de Profissões & Empreendedorismo. Mais completo para você ir mais longe.
  36.  
  37. Caderno de Viagem (Terça)
  38. Destinos, cultura, aventura, ecoturismo. Ideal para o leitor que tem prazer de viajar e conhecer lugares. O caderno conta com a coluna Sala VIP com espaço para trade e as notícias do mercado. Além disso, no Viagem, o leitor encontra prestação de serviço, informações do turismo pernambucano, dicas e muito mais. Faça as malas com o Diario de Pernambuco.
  39.  
  40. Informática (Quarta)
  41. Para os interessados em informática, esse caderno traz matérias, reportagens, dicas de profissionais e usuários, e todas as novidades do mercado. Um caderno de leitura obrigatória para quem quer saber tudo sobre o tema.
  42.  
  43. Carros (Quinta)
  44. Esse é o suplemento do Diario dedicado ao segmento automobilístico nacional. Oferece como conteúdo os lançamentos da indústria nacional e internacional, acompanha os principais salões do automóvel, como o de Frankfurt, Paris, Detroit e São Paulo, garantindo as melhores informações para quem está ao volante de automóveis, motos e caminhões.
  45.  
  46. Fim de Semana (Sexta)
  47. Um caderno com formato e conteúdo diferenciados. Sugestões de lazer, restaurantes, cinema, teatro, shows, exposições e programação de TV (aberta e fechada). Além disso, nesse guia de fim de semana, os leitores do Diario encontram um resumo das ofertas do Clube Diario e as melhores dicas sobre gastronomia e delivery, na seção Fique em Casa.
  48.  
  49. Diarinho (Sábado)
  50. O futuro de qualquer país está nas mãos das crianças. Incentivar o desenvolvimento e o gosto pela leitura é, antes de tudo, um dever de todos. Nesse sentido, o Diario publica um dos mais divertidos e alegres suplementos infantis, o Diarinho. O suplemento, em formato tablóide, circula todos os sábados e traz em suas páginas os mais divertidos passatempos, jogos e brincadeiras para animar e tornar mais dinâmica e lúdica a leitura dos “pequenos”. Um suplemento todo colorido, cheio de ilustrações, que aborda diversos assuntos de fácil compreensão para as crianças, recheando, ainda mais, o mundo dos pequenos leitores de fantasia e brincadeira, porém de forma educativa.
  51.  
  52. Caderno de Domingo (Domingo)
  53. Comportamento, moda e beleza, gastronomia, decoração e temas que abordam o cotidiano da juventude compõem o perfil do Caderno de Domingo. Uma revista moderna, vibrante, atualizada, que investe em temas polêmicos e de interesse da sociedade.
  54.  
  55. Revista da TV (Domingo)
  56. Os bastidores das principais produções de TV do país estão nesse caderno do Diario. A vida dos artistas, o que rola em produções independentes, especiais de entretenimento e música e, especialmente, novelas. Abre-se também uma janela para a divulgação do que é produzido em Pernambuco.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement