Advertisement
PatrZDZ

Fiktiv Brasil - CAEDA - Correio Braziliense

Jun 27th, 2021
99
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 4.07 KB | None | 0 0
  1. Correio Braziliense é um jornal brasileiro com sede em Brasília, Distrito Federal, pertencente aos Diários Associados, do qual fazem parte outros veículos de comunicação. É parte do grupo dos principais jornais de referência do Brasil, sendo o único dos mesmos impresso em Brasília.
  2.  
  3. Fundado no dia 21 de abril de 1960 por Assis Chateaubriand, juntamente com a inauguração da cidade e a da TV Brasília. O nome veio do histórico Correio Braziliense ou Armazém Literário, editado em Londres a partir de 1808 por Hipólito José da Costa.
  4.  
  5. Em 1960, aceitando um desafio do presidente Juscelino Kubitschek, os Diários Associados, então maior conglomerado de mídia no Brasil, se propuseram a lançar um jornal na nova capital federal, Brasília. Descobrindo nos escritos de Hipólito José da Costa ideias favoráveis à transferência da capital do Rio de Janeiro para o interior, o então diretor dos Diários Associados Assis Chateaubriand decidiu retomar o título, aproveitando o termo brasiliense que começava a ser empregado como adjetivo pátrio de Brasília. No entanto, para manter a fidelidade ao título de Costa, decidiu-se por conservar a grafia arcaica Braziliense, no lugar da grafia atual do gentílico, brasiliense.
  6.  
  7. Mesmo após a morte de Assis Chateaubriand, o Correio, continuou a pertencer aos Diários Associados, sendo o principal jornal da Capital Federal.
  8.  
  9. Na gestão do editor executivo Ricardo Noblat, o Correio Braziliense foi o jornal brasileiro com o design gráfico mais premiado pela "Society for News Design" (SND), a mais importante sociedade internacional de design de jornais. O então editor executivo de arte, Francisco Amaral, foi o profissional que arquitetou as mudanças de design do jornal. O projeto gráfico criado por Amaral também foi premiado pela SND.
  10.  
  11. Da década de 1990 até 2003, o Correio Braziliense liderou no design de jornais brasileiros, seguindo o conceito de um jornal aberto às mudanças de linguagem nas publicações editoriais. O exemplo mais claro dessa visão está no projeto da primeira página do jornal, valorizando um ou dois temas principais e utilizando uma sofisticada hierarquia tipográfica para as chamadas e manchetes.
  12.  
  13. No Correio, quem manda é a notícia. É um jornal de desenho gráfico moderno, arejado, de fácil leitura, colorido em quase todas as suas páginas. São três cadernos e um suplemento publicados diariamente. Ao todo, sete suplementos, 55 seções que vão tratar dos mais diversos assuntos. O leitor vai participar do Correio escrevendo artigos, críticas e opinião, publicando fotos, charges e reclamações de serviços da cidade. Um jornal de informação, utilidade, diversão e boa leitura. A seguir, um guia de leitura do jornal.
  14.  
  15. O Correio Braziliense está chegando até você com 3 cadernos diários e o novo Classificados. No Primeiro Caderno, o leitor encontra as notícias quentes do dia sobre o DF, o Brasil e o mundo. No segundo caderno, Guia Diário, vários serviços, roteiros culturais e dicas úteis para facilitar sua vida. No terceiro caderno, Coisas da Vida, são contempladas matérias superagradáveis e interessantes, como comportamento, saúde, educação, decoração, entre outras. Quem lê o Correio. lê mais.
  16.  
  17. Cadernos:
  18. Primeiro Caderno
  19. Notícias quentes, atuais, do que acontece no mundo, no Brasil, em Brasília, nos esportes e na cultura. As últimas informações do dia anterior, cartas do leitor e crônica da cidade.
  20.  
  21. Guia
  22. O caderno para ser usado. Roteiro de concurso, cursos, cinema, tevê, passeios, restaurantes. Reclamações dos leitores, reportagens sobre problemas da comunidade, lançamento de livros, discos, filmes.
  23.  
  24. Coisas da Vida
  25. Reportagens sobre os mais variados temas da vida cotidiana, ciência, casa e decoração, comportamento, consultório sexual, familiar, palavras cruzadas, horóscopo, agenda da terceira idade, dicas de português.
  26.  
  27. Suplementos semanais:
  28. Segunda-feira: Direito & Justiça
  29. Terça-feira: E-Tudo (informática)
  30. Quarta-feira: Lugares (Turismo)
  31. Quinta-feira: Sobre Rodas (veículos)
  32. Sexta-feira: Fim de Semana
  33. Domingo: Emprego, Correio da TV
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement