SHARE
TWEET

Grupos de atração

applepowder Mar 19th, 2018 (edited) 61 Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
  1. [Aviso: Toda vez que um gênero binário (homem, mulher) for mencionado, entenda-se que algumas pessoas não-binárias também podem se identificar em algum aspecto com experiências de homens e/ou de mulheres, e, assim, serem inclusas nos rótulos. Esse aspecto pode ser uma identidade de gênero similar ou um alinhamento de gênero, entre várias outras coisas. As repetições usuais de "mulher/homem ou pessoa não-binária que se considerar de gênero/experiência similar" foram omitidas para facilitar a leitura.]
  2.  
  3. ### PARTE 1: Descrições de atrações complementares, de relacionamentos ou de orientações
  4.  
  5. Aquileano: Um homem que sente atração por homens, exclusivamente ou não. Em inglês, também se usa o termo MLM ("men loving men").
  6.  
  7. Duárique: Uma mulher que sente atração por homens, ou um homem que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não.
  8.  
  9. Enebeane/enbian/embiane [tradução a combinar]: Uma pessoa não-binária que sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não. Em inglês, também se usa o termo NBLNB ("nonbinary loving nonbinary").
  10.  
  11. Sáfica: Uma mulher que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não. Em inglês, também se usa o termo WLW ("women loving women").
  12.  
  13. Estas palavras podem ser utilizadas como:
  14.  
  15. A) Descrições da atração de alguém.
  16.  
  17. -- Ex. 1. "Este é um grupo para sáficas, independentemente de serem lésbicas, bissexuais, pansexuais, polirromânticas, homoflexíveis, fluidas ou de alguma outra orientação."
  18.  
  19. -- Ex. 2. "Minha atração duárica é muito mais frequente do que as outras, então às vezes tenho medo de na verdade ser heterossexual e de só estar enganado sobre ser abrossexual."
  20.  
  21. -- Ex. 3. "Não quero dizer que sou tão gay, já que eu sou bi e arromântico, então só vou dizer que sou tão aquileano..."
  22.  
  23. B) Descrições do relacionamento de alguém.
  24.  
  25. -- Ex. 1. "Lui é um homem gay não-binário, eu sou pan e o Rafael é bi. Somos um trisal aquileano."
  26.  
  27. -- Ex. 2. "Não é só por estar num relacionamento duárico faz 3 anos que deixei de ser onirromântica!"
  28.  
  29. -- Ex. 3. "Não somos um casal gay ou hétero, nem aquileano, sáfico ou duárico. Eu sou ume andrógine e Ceci é ume maverique. Somos um casal enebeano."
  30.  
  31. C) Descrições de orientações.
  32.  
  33. -- Ex. 1. "Prefiro me identificar como sáfica. Sou uma demimulher e sinto atração por mulheres, mas não me sinto confortável nem com o rótulo de lésbica e nem com rótulos como bi, pan, poli ou pomo."
  34.  
  35. -- Ex. 2. "Eu sei que sou aquileano, mas não sei definir se sinto atração por pessoas que não são homens ou não, então só listo minha orientação como aquileana por enquanto."
  36.  
  37. -- Ex. 3. "Sou grisromântique enebeane e assexual. Me apaixonei só uma vez na vida, então não quero me definir ceterorromântique [pessoa atraída somente por pessoas não-binárias]. Mas também não tenho como saber se sou panromântique, por exemplo."
  38.  
  39. ### PARTE 2: Descrições de atrações unilaterais, de relacionamentos ou de orientações
  40.  
  41. Diamórique: Um relacionamento que envolve ao menos uma pessoa não-binária, ou a descrição da atração de uma pessoa não-binária por outras onde sua não-binariedade é relevante.
  42. Pessoas binárias podem estar em relacionamentos diamóricos, mas não são consideradas pessoas diamóricas, ainda que sintam atração por pessoas não-binárias ou que estejam em relacionamentos diamóricos.
  43.  
  44. Tórique/Dórique/Toric/Quadrisiane/Quadrisian [tradução a combinar]: Uma pessoa não-binária que sente atração por homens, exclusivamente ou não, ou um relacionamento entre uma pessoa não-binária e um homem.
  45.  
  46. Tríxique/Trízique/Trixic/Orbisiane/Orbisian [tradução a combinar]: Uma pessoa não-binária que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não, ou um relacionamento entre uma pessoa não-binária e uma mulher.
  47.  
  48. Ultrique (últrique?)/Ultramórique: Uma mulher não-hétero que sente atração por homens, ou um homem não-hétero que sente atração por mulheres. Também pode descrever um relacionamento entre um homem e uma mulher aonde pelo menos uma das pessoas envolvidas não é hétero.
  49. Pessoas hétero podem estar em relacionamentos ultramóricos, mas não são consideradas pessoas ultramóricas.
  50.  
  51. Estas palavras podem ser utilizadas como:
  52.  
  53. A) Descrições da atração de alguém.
  54.  
  55. -- Ex. 1. "Eu sinto atração por homens. Por não ter gênero, não me sinto confortável em dizer que sou aquileane, mas também não tenho como ser duárique. Prefiro dizer que sou tórique."
  56.  
  57. -- Ex. 2. "Não tenho amor nenhum por homens, mas sou tão diamórique em relação a outras pessoas não-binárias e a mulheres! <3"
  58.  
  59. -- Ex. 3. "Que tal a gente formar um grupo para pessoas trízicas? Pessoas feminamóricas, lésbicas não-binárias, e pessoas não-binárias multi [que sentem atração por múltiplos gêneros] são todas bem-vindas!"
  60.  
  61. B) Descrições do relacionamento de alguém.
  62.  
  63. -- Ex. 1. "Eu sou poligênero, e minha namorada é uma mulher não-binária. Nosso relacionamento é diamórico, mas também não nos importamos que digam que ele é trízico."
  64.  
  65. -- Ex. 2. "Marian é egogênero. Não importa se seus relacionamentos são com homens, mulheres ou com pessoas não-binárias, são sempre relacionamentos diamóricos."
  66.  
  67. -- Ex. 3. "Eu queria tanto ver um relacionamento tórico na mídia..."
  68.  
  69. C) Descrições de orientações.
  70.  
  71. -- Ex. 1. "Eu descrevo minha orientação como diamórica, porque é só isso que importa pra mim."
  72.  
  73. -- Ex. 2. "Sou assexual e arromântique, mas também sou tórique e aberte a relacionamentos queerplatônicos!"
  74.  
  75. -- Ex. 3. "Identifico-me só como trízique, porque não sei se sinto atração por gêneros não-binários ou não e prefiro deixar meu rótulo aberto a isso."
  76.  
  77. ### PARTE 3: Descrições de atrações unilaterais ou de orientações. Não há regra dizendo que não podem ser aplicadas a relacionamentos, mas geralmente elas não são usadas dessa forma.
  78.  
  79. Asteriana/Asterian [tradução a combinar]: Uma mulher que sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não. Em inglês, também se usa o termo WLNB.
  80.  
  81. Astroidiano/Astroidian [tradução a combinar]: Um homem que sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não. Em inglês, também se usa o termo MLNB.
  82.  
  83. Enebórique/Embórique/Enboric [tradução a combinar]: Alguém que sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.
  84.  
  85. Femárique/Femaric [tradução a combinar]: Alguém LGBTQIAPN+ que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não.
  86.  
  87. Gai [tradução a combinar?]: Uma pessoa não-binária que sente atração não-hétero, ou uma descrição para esta atração. Pode ser aplicada por pessoas não-binárias de qualquer identidade atraídas por qualquer identidade. Similar a diamórique.
  88.  
  89. Mascique/Mascic [tradução a combinar]: Alguém LGBTQIAPN+ que sente atração por homens, exclusivamente ou não.
  90.  
  91. Pluraliane: Alguém que sente atração por múltiplos gêneros, uma descrição que pode ser utilizada para a atração de alguém por múltiplos gêneros ou alguém que quer evidenciar que sente atração por múltiplos gêneros.
  92.  
  93. Estas palavras podem ser utilizadas como:
  94.  
  95. A) Descrições da atração de alguém.
  96.  
  97. -- Ex. 1. "Eu sei que ela é asteriana, mas não sei que termo ela usa para sua orientação, especificamente."
  98.  
  99. -- Ex. 2. "Minha atração é super pluraliana. Eu acho todo mundo fofe!"
  100.  
  101. -- Ex. 3. "Eu sou astroidiano e aquileano, mas não duárico. Por isso, me identifico como polissexual ou como bissexual, mas nunca como pansexual ou onissexual."
  102.  
  103. B) Descrições de orientações.
  104.  
  105. -- Ex. 1. "Não me importo se sou ceteroflexível, bi, pan ou o quê. Eu sou gai e pronto, é isso o que importa pra mim."
  106.  
  107. -- Ex. 2. "Eu não quero ter que escolher entre bi, pan, poli ou afins. Prefiro só dizer que sou pluraliano."
  108.  
  109. -- Ex. 3. "Bah, quer saber? Eu vou me identificar só como asteriana dos espectros assexual e arromântico. Acho que me representa muito mais do que algo mais específico."
  110.  
  111. ### PARTE 4: Resumo/reforço (?)
  112.  
  113. Tanto uma mulher pan quanto uma lésbica são sáficas, porque são mulheres que sentem atração por mulheres. Um relacionamento que envolve apenas mulheres é sáfico, independentemente das orientações das pessoas envolvidas. Uma sáfica que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são mulheres pode usar sáfica como sua orientação (no lugar de lésbica, bi, abro, etc).
  114.  
  115. Tanto um homem homoflexível quanto um homem onirromântico são aquileanos, porque são homens que sentem atração por homens. Um relacionamento que envolve apenas homens é aquileano, independentemente das orientações das pessoas envolvidas. Um aquileano que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são homens pode usar aquileano como sua orientação (no lugar de pan, gay, paro, etc).
  116.  
  117. Tanto uma pessoa não-binária urânica quanto uma pessoa não-binária cetero são enebeanas, porque são pessoas não-binárias que sentem atração por pessoas não-binárias. Um relacionamento que envolve apenas pessoas não-binárias é enebeano, independentemente das orientações das pessoas envolvidas. Ume enebeane que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas binárias pode usar enebeane como sua orientação (no lugar de queer, poli, duo, etc).
  118.  
  119. Tanto uma mulher hétero quanto um homem penúlti são duáriques, porque mulheres atraídas por homens são duáricas, assim como homens atraídos por mulheres são duáricos. Um relacionamento que envolve um homem e uma mulher é duárico, independentemente das orientações das pessoas envolvidas. Um homem que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por gêneros além de mulher, ou uma mulher que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por gêneros além de homem, podem usar duárique como suas orientações (no lugar de heteroflexível, pomo, multi, etc).
  120.  
  121. Tanto uma pessoa viramórica [pessoa NB que sente atração somente por homens] quanto uma pessoa terrárica [pessoa NB que sente atração somente por outras pessoas NB] podem se dizer diamóricas, já que não-binariedade é relevante em suas atrações/orientações. Um relacionamento que tem pelo menos uma pessoa não-binária envolvida pode ser chamado de diamórico, independentemente da(s) identidade(s) da(s) outra(s) pessoa(s) envolvida(s), e independentemente da orientação de qualquer pessoa envolvida. Uma pessoa não-binária que não sabe ou que não quer explicitar por quais gêneros sente atração, mas que considera sua identidade não-binária importante para sua orientação, pode usar diamórique como sua orientação (no lugar de bissexual, onigay, ceteroflexível, etc).
  122.  
  123. Tanto uma mulher heteroflexível quanto um homem oni podem se dizer ultramóriques, porque mulheres não-hétero atraídas por homens são ultramóricas, assim como homens não-hétero atraídos por mulheres são ultramóricos. Um relacionamento duárico envolvendo ao menos uma pessoa não-hétero pode também ser chamado de ultramórico. Um homem que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por gêneros além de mulher, ou uma mulher que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por gêneros além de homem, desde que essas pessoas não sejam hétero, podem usar ultramórique como suas orientações (no lugar de questionando, novi, queer, etc).
  124.  
  125. Tanto uma pessoa não-binária penúlti quanto uma pessoa virflexível podem se dizer tóricas, já que são pessoas não-binárias atraídas por homens. Um relacionamento que envolve apenas pessoas não-binárias e homens, desde que tenha ao menos uma pessoa não-binária e um homem, pode ser chamado de tórico, independentemente das identidades não-binárias ou orientações envolvidas. Uma pessoa tórica que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são homens pode usar tórique como orientação (no lugar de gay, com, viramórique, etc).
  126.  
  127. Tanto uma pessoa não-binária panqueerplatônica quanto uma pessoa feminamórica podem se dizer tríxicas, já que são pessoas não-binárias atraídas por mulheres. Um relacionamento que envolve apenas pessoas não-binárias e mulheres, desde que tenha ao menos uma pessoa não-binária e uma mulher, pode ser chamado de tríxico, independentemente das identidades não-binárias ou orientações envolvidas. Uma pessoa tríxica que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são mulheres pode usar tríxique como orientação (no lugar de lésbique, netúnique, mudsexual, etc).
  128.  
  129. Tanto um homem netúnico quanto um homem onissexual podem se dizer astroidianos, já que são homens que sentem atração por pessoas não-binárias. Um astroidiano que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são não-binárias pode usar astroidiano como orientação (no lugar de nãolher, queer, polissexual, etc).
  130.  
  131. Tanto uma mulher pansexual quanto uma mulher penultirromântica podem se dizer asterianas, já que são mulheres que sentem atração por pessoas não-binárias. Uma asteriana que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são não-binárias pode usar asteriana como orientação (no lugar de homoflexível, pomossexual, bifluxo, etc).
  132.  
  133. Tanto uma pessoa gênero-fluido onialternativa quanto uma lésbica não-binária podem se dizer femáricas, já que são LGBTQIAPN+ e sentem atração por mulheres. Alguém femárique que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são mulheres pode usar femárique como orientação.
  134.  
  135. Tanto um homem urânico quanto uma pessoa agênero ceterossexual podem se dizer enebóriques, já que sentem atração por pessoas não-binárias. Alguém enebórique que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas binárias pode usar enebórique como orientação.
  136.  
  137. Tanto uma mulher panfluxo quanto um homem gay podem se dizer masciques, já que são LGBTQIAPN+ e sentem atração por homens. Alguém mascique que não sabe ou que não quer explicitar se sente atração ou não por pessoas que não são homens pode usar mascique como orientação.
  138.  
  139. Tanto ume andrógine neussexual quanto uma pessoa pangênero biqueerplatônica podem se dizer gais, já que são pessoas não-binárias que sentem atração. Uma pessoa não-binária que não sabe ou que não quer explicitar por quais gêneros sente atração, mas que sente atração e que quer evidenciar que não é hétero, pode usar gai como sua orientação.
  140.  
  141. Tanto uma pessoa gênero-fluxo bissexual quanto uma mulher heteroflexível ou um homem não-binário polirromântico podem se dizer pluralianes, já que são pessoas que sentem atração por mais de um gênero. Alguém que sente atração por mais de um gênero pode escolher o rótulo pluraliane como sua orientação, ao invés de bi, poli, pan, oni, multi, etc.
  142.  
  143.  
  144. Algumas das referências, em nenhuma ordem em particular porque não aguento mais escrever isso:
  145.  
  146. https://fiftywives.tumblr.com/post/164377019211/for-nb-peopleand-maybe-some-binary-who-want-some
  147. https://goodpositivitylgbt.tumblr.com/post/162038604545/can-a-bisexual-man-call-himself-femaric-is-his
  148. https://orbisian-prinxess.tumblr.com/post/170700186082/astroidian
  149. https://orbisian-prinxess.tumblr.com/post/170689341821/asterian
  150. https://orbisian-prinxess.tumblr.com/post/171933995956/gai
  151. http://androgyne-enjolras.tumblr.com/post/163231960344/toric-and-trixic
  152. https://wedontcareaboutyourbinary.tumblr.com/post/166332646068/diamoricsuggestion-ive-noticed-some-confusion
  153. https://wedontcareaboutyourbinary.tumblr.com/post/166333186628/diamoric-love
  154. http://pluralian-positivity.tumblr.com/definitions
  155. https://goodpositivitylgbt.tumblr.com/post/162015830695/new-terms-as-many-of-you-know
  156. https://arco-pluris.tumblr.com/post/172041802452/alternative-ultric-pride-flags-ultrique
  157. https://pride-color-schemes.tumblr.com/tagged/orientation
RAW Paste Data
We use cookies for various purposes including analytics. By continuing to use Pastebin, you agree to our use of cookies as described in the Cookies Policy. OK, I Understand
Not a member of Pastebin yet?
Sign Up, it unlocks many cool features!
 
Top