PatrZDZ

Fiktiv Brasil - Grupo RBS - Diarios

Jun 26th, 2021
107
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 20.70 KB | None | 0 0
  1. Zero Hora é um dos maiores jornais de circulação diária do Brasil. É editado em Porto Alegre e controlado pelo Grupo RBS. Ao lado de Folha de S.Paulo, Estado de Minas, O Globo, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo, entre outros, forma o grupo dos principais jornais de referência do Brasil.
  2.  
  3. Foi fundado em 4 de maio de 1964 pelo jornalista Ary de Carvalho. Sua primeira sede localizava-se na Rua Sete de Setembro. Em 1969, foi inaugurada a sede na Avenida Ipiranga, no bairro Azenha. Em 1970, o controle de Zero Hora passa ao Grupo RBS.
  4.  
  5. Um incêndio atingiu as instalações do jornal em 29 de março de 1973, consumindo parte dos arquivos e redação. A redação foi transferida provisoriamente para o Jornal do Comércio, onde também foi impressa a edição do dia seguinte.
  6.  
  7. Em 1975, o jornal passou a circular em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Em 1984, tornou-se o quinto jornal mais lido do país, com mais de 3 milhões de exemplares vendidos ao longo do mês. Em 1988, ZH deixa de ter produção artesanal e esta passa a ser padronizada. Em 1995, entra no ar o primeiro site de Zero Hora na internet. Em 1996, a edição e produção passa a ser totalmente digital.
  8.  
  9. Às 4h do dia 19 de setembro de 2007, entrou no ar o website ZeroHora.com, que apresenta notícias atualizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, mais a versão impressa do periódico. Em 8 de setembro de 2010, o jornal passou a cobrar pela versão digital do seu conteúdo impresso.
  10.  
  11. Nas comemorações dos 50 anos do jornal em 2014, foi adotado um novo padrão gráfico. Com novas divisões e novo estilo de capa, em 1º de maio estreou o novo formato e nova logomarca, com a sigla "ZH" e um triângulo-retângulo amarelo encaixado na primeira letra. A logomarca, então fixa no cabeçalho, passa a ser móvel, seguindo uma tendência internacional e um estilo que chegou a ser adotado pelo jornal até 1994.
  12.  
  13. Em 21 de setembro de 2017, o Grupo RBS lançou o portal de notícias GaúchaZH, de modo a convergir o conteúdo noticioso da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora na internet, substituindo os antigos websites dos dois veículos de comunicação, além da produção de conteúdo exclusivo de ambos para o meio digital.
  14.  
  15. O jornal Zero Hora é um dos jornais mais importantes e respeitados do país, circulando em todo o Estado do Rio Grande do Sul e ainda outros estados. No mercado gaúcho, possui 1.369.000 leitores segundo o Ibope, sendo o jornal mais lido do Estado.
  16.  
  17. Zero Hora é um dos jornais mais segmentados do país. Por isso tem elevados índices de leitura, já que conta com leitores em todas as faixas de público. Esta segmentação vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, graças a pesquisas de opinião junto a grupos de leitores, para identificar o que querem ler em seu jornal. Zero Hora se apresenta como um veículo mercado-orientado, feito sob medida para seus leitores, que são seus verdadeiros donos.
  18.  
  19. Cadernos:
  20. Segundo Caderno (De Segunda-Feira a Sábado)
  21. Os acontecimentos culturais e de lazer mais importantes de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do país estão presentes no Segundo Caderno. De segunda-feira a sábado, nesse espaço, o leitor de Zero Hora encontra tudo o que precisa saber para programar suas atividades culturais e de lazer. Os eventos relevantes, comentários, opiniões, entrevistas, roteiros, programação e dicas sobre música, teatro e cinema são os temas do caderno. De segunda a quinta-feira, o caderno se entitula Segundo Caderno, e faz um acompanhamento diário do que está acontecendo no mundo cultural. Na sexta-feira, quando se entitula Fim de Semana, antecipa a programação do final de semana e dá dicas sobre as melhores opções de lazer.
  22.  
  23. Guia da TV
  24. O Guia da TV é referência obrigatória para os que querem acompanhar a programação das emissoras de televisão. Esse caderno traz, diariamente, toda a programação, tanto da televisão de sinal aberto quanto da televisão a cabo. Oferece, ainda, um resumo dos filmes que estão sendo apresentados na televisão e dá informações sobre as principais atrações.
  25.  
  26. Esportes (Segunda-Feira e Sábado)
  27. Publicado duas vezes por semana, o Caderno de Esportes é o espaço reservado em Zero Hora para os admiradores de todos os esportes. Nas segundas-feiras, o destaque são os resultados das partidas do final de semana, a análise dos desempenhos dos jogadores, fotos exclusivas e a avaliação dos diversos times de futebol e outros esportes.
  28.  
  29. Já nos sábados o enfoque é o de antecipar o que acontecerá durante o final de semana, mostrando não só a programação dos esportes tradicionais como também dos chamados esportes radicais, como vôo livre, e trazendo entrevistas e mesas redondas que analisam as diversas atividades esportivas. Ganha destaque, também, o futebol europeu, cada vez mais acompanhado pelos leitores em função da maciça presença de jogadores brasileiros.
  30.  
  31. Viagem (Terça-Feira)
  32. Os melhores roteiros e dicas de viagem estão no Caderno Viagem, o caderno de Zero Hora voltado para o turismo. Suas páginas trazem matérias especiais com fotos exclusivas, dicas de viajantes, as melhores rotas turísticas, informações sobre hotéis e sugestões de roteiros. As informações do Viagem ajudam e guiam os leitores interessados em viajar, servindo como uma importante fonte de consulta. E, para os que não vão viajar, suas matérias informativas e bem ilustradas são uma "viagem virtual".
  33.  
  34. Casa & Cia (Terça-Feira)
  35. Tendências na área de decoração, sugestões de reformas, pequenas dicas e a exibição de casas de arquitetos, decoradores e personalidades fazem parte da receita básica desse novo produto que entra tanto em materiais de acabamento e móveis, como em estilos de fachadas e projetos interessantes. O Casa & Cia será inteiramente voltado para a vida dentro de casa. Inspirado nas melhores revistas do segmento, textos curtos, leves, de fácil compreensão para o público-leitor, é parte essencial para o sucesso.
  36.  
  37. Informática (Quarta-Feira)
  38. Com uma abordagem profissional que é, ao mesmo tempo, acessível a todos os leitores, as matérias do Caderno de Informática dão, semanalmente, um panorama do que há de mais atual no mercado da computação. Novas tecnologias, eventos, cursos, games, lançamentos de softwares e hardwares, dicas sobre o uso de programas, livros e serviços são os temas desse caderno. O Caderno da Informática traz, ainda, material sobre a Internet, informando os endereços quentes, as dicas de programas gratuitos, e servindo como um guia de navegação para os internautas.
  39.  
  40. Vestibular (Quarta-Feira)
  41. O caderno Vestibular, que é publicado semanalmente em Zero Hora, tem a função de servir como um guia permanente de orientação e apoio aos estudantes. É estruturado de forma a solucionar todas as dúvidas relativas direta ou indiretamente, ao vestibular. Conta com uma seção de cartas onde são respondidas as perguntas dos leitores sobre os mais variados temas, sempre por profissionais habilitados da área específica. O caderno tem como destaque uma matéria de capa, sempre sobre temas correlacionados ao vestibular ou sobre comportamento. Oferece, também, uma seção de serviços, com informações sobre inscrições para provas e outros assuntos pertinentes e matérias sobre as universidades do Rio Grande do Sul e seus cursos. A cada semana analisa uma profissão diferente, suas características e seu mercado de trabalho. As páginas centrais do caderno são dedicadas a dicas de estudo e a testes com respostas comentadas por profissionais da área atuantes no mercado.
  42.  
  43. Sobre Rodas (Quinta-Feira)
  44. Sobre Rodas é o caderno temático do setor automotivo. Com reportagens, ofertas e classificados, é consulta obrigatória para quem quer comprar, vender, trocar ou financiar veículos. As suas reportagens trazem os últimos lançamentos do mercado, além de dicas sobre manutenção, informações sobre acessórios e cotações de preços.
  45.  
  46. Gastronomia (Sexta-Feira)
  47. Comer bem é um prazer que está ao alcance de todos. É o que mostra o Caderno de Gastronomia, que traz receitas e dicas de restaurantes, além de informar sobre o valor nutritivo dos alimentos e como aproveitá-los melhor. Nesse caderno, o leitor encontra desde dicas sobre as refeições rápidas do dia-a-dia até os pratos mais sofisticados, ensinados por mestres da arte de cozinhar. O caderno traz, ainda, opções saudáveis de alimentação para manter a forma e endereços e análises sobre os bons restaurantes do Estado, país e exterior.
  48.  
  49. Campo & Lavoura (Sexta-Feira)
  50. Toda a movimentação do mercado agropecuário é acompanhada através do Caderno Campo & Lavoura. Suas matérias informam o leitor de Zero Hora sobre tudo o que diz respeito à atividade primária, agroindústria, crédito rural, equipamentos e produtos e serviços desse segmento.
  51.  
  52. Zerou (Sexta-Feira)
  53. O caderno Zerou é o primeiro produto editorial de Zero Hora totalmente direcionado para o público adolescente. O Zerou reúne vários assuntos de interesse de meninos e meninas de 12 a 17 anos. É um caderno semanal, com editoria própria que conta com o apoio técnico de Mônica Figueiredo, que foi editora da Revista Capricho e atualmente dirige a Revista Querida. Encartado toda sexta-feira, com projeto gráfico diferenciado e com papel especial, o Zerou trata o adolescente pelo conteúdo e não apenas pela forma. Os leitores encontram reportagens de comportamento, enquetes, moda, horóscopo, passatempo, letras de música, recados de amor, de amizade e entrevistas. Uma das características marcantes do caderno é a participação dos leitores, que enviam centenas de cartas, redes sociais e e-mails, a cada semana, com críticas, sugestões, elogios, etc.
  54.  
  55. Vida (Sábado)
  56. A qualidade de vida e a saúde têm sido dois temas de grande interesse nesta última década. E o Caderno Vida é o espaço de Zero Hora onde se encontram as mais atuais informações sobre esses assuntos. Escrito em uma linguagem simples e clara mas sem perder a profundidade da abordagem, o caderno oferece, aos leitores, as últimas novidades da pesquisa médica em todas as áreas, saúde e meio ambiente. Para garantir a precisão das informações, sempre que necessário as matérias são revisadas por um representante do Conselho Regional de Medicina.
  57.  
  58. Cultura (Sábado)
  59. Os nomes de maior destaque da literatura regional, nacional e até mundial freqüentam as páginas do Caderno Cultura, juntamente com os melhores jornalistas do Rio Grande do Sul e do país. Esse é o espaço da reflexão e do conhecimento, onde estão presentes matérias sobre os últimos lançamentos literários, arte, história e filosofia. No Caderno Cultura o leitor de Zero Hora se encontra com as melhores cabeças do país e do mundo. Literatura, artes, filosofia e assuntos culturais.Espaço dos temas intelectuais da atualidade.
  60.  
  61. Economia (Domingo)
  62. No Caderno de Economia, os leitores de Zero Hora encontram todas as informações de que precisam para tomar decisões quanto aos seus investimentos e atividades econômicas. O Caderno oferece um completo perfil da economia do Estado, do país e do mundo, indicando tendências nos diversos segmentos de negócios e apontando os rumos do mercado econômico. Por isso, tanto profissionais da área como leitores interessados no tópico consultam o caderno de economia que, de maneira precisa e clara, os coloca em contato com as informações mais atuais sobre o mercado e investimentos.
  63.  
  64. Donna (Domingo)
  65. O Caderno Donna é um espaço dedicado exclusivamente às mulheres. Nesse caderno, o público feminino encontra todas as informações de seu interesse, sejam elas sobre carreiras que se abrem para as mulheres, sejam sobre o comportamento de seus ídolos. O Caderno é, ainda, um guia de moda, estilo e cuidados pessoais, apresentando os últimos lançamentos em vestuário e produtos e cuidados de beleza. Tudo o que possa interessar à mulher moderna, na vida profissional ou pessoal.
  66.  
  67. Revista ZH (Domingo)
  68. Esse é o caderno das novidades e dos acontecimentos culturais. São textos atuais e agradáveis, escritos por profissionais de ponta do jornalismo e repórteres especializados de Zero Hora. Revista ZH é o lugar certo para quem quer se informar sobre o que está acontecendo em Porto Alegre e no mundo. Na Revista ZH os leitores encontram matérias exclusivas e inéditas e artigos da revista norte-americana Rolling Stone e dos jornais Washington Post e El País.
  69.  
  70. Revista da TV (Domingo)
  71. O que se passa em todas as emissoras de televisão e as últimas novidades dos bastidores da TV são os temas centrais da Revista da TV. A Revista da TV faz a cobertura completa de todas as emissoras, inclusive as de televisão a cabo. Traz, ainda, o roteiro de filmes a serem exibidos, entrevistas e matérias inéditas com artistas da televisão e do cinema.
  72.  
  73. ===
  74. O Diário Gaúcho é um jornal pertencente ao mesmo grupo de comunicação do jornal Zero Hora, o Grupo RBS. É editado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, segue o estilo dos tabloides britânicos, com títulos altamente grifados e em cores chamativas nas capas de suas edições. É categorizado como um jornal popular, direcionado às classes C, D e E, da Grande Porto Alegre.
  75.  
  76. O Diário Gaúcho foi fundado no dia 17 de abril de 2000.
  77.  
  78. No início, o jornal fez uma enquete com o povo para decidir o nome do jornal, sorteando um automóvel para incentivar a participação na escolha. Entre as opções, além do nome escolhido, estavam “Diário Farroupilha” (uma das duas sugestões propostas pela própria RBS, além do atual nome), “O Povo Gaúcho”, “Estou em Toda Parte”, “Filhos do RS”, “Bandeira Gaúcha” e “Nosso Caminho”. O sucesso da campanha de lançamento proporcionou a experimentação do produto e o crescimento da circulação do jornal. O Diário Gaúcho proporcionou a inclusão de milhares de cidadãos no mercado de leitura de jornais e acesso à notícias.
  79.  
  80. Para incrementar a relação do jornal com o seu público leitor, o Diário Gaúcho possui a promoção Junte & Ganhe: desde o lançamento do jornal, basta colecionar os selos, publicados diariamente na capa, e preencher uma cartela que, completa, dá direito a brindes. O primeiro deles foi um conjunto completo de panelas, e depois passando por pratos, tigelas, copos, etc., sendo principalmente kits de utensílios de cozinha.
  81.  
  82. Diferentemente de Zero Hora e dos demais jornais de grande circulação de Porto Alegre, o Diário Gaúcho não possui assinatura mensal, nem semestral nem anual. Por tratar-se de um jornal popular, sua forma de chegar aos leitores se dá exclusivamente através da venda avulsa (nas bancas, mercados e afins).
  83.  
  84. A experiência com o jornal levou ao lançamento do Hora, que circula no estado de Santa Catarina desde 2006. O objetivo é o mesmo, porém tratando dos assuntos locais de maior relevância para a comunidade de cada região.
  85.  
  86. O Diário Gaúcho é um jornal direcionado ao público popular da Grande Porto Alegre (classe B2, C e D), que nesse mercado chega a 76% da população. Essa identificação profunda com seu público, transformou o jornal no mais lido na Grande Porto Alegre, com mais de um milhão de leitores segundo o Marplan.
  87.  
  88. Seu perfil de público concentra cerca de 55% do consumo urbano da Grande Porto Alegre e seus hábitos transformam a relação com o jornal em algo ainda mais intenso, como comprovam as mais de 400 cartas recebidas por dia em seu primeiro ano de existência.
  89.  
  90. O resultado dos shows e promoções também são significativos. Em algumas promoções como o Junte e Ganhe, por exemplo, foram distribuídas 120 mil churrasqueiras, 120 mil louças e 101 mil panelas.
  91.  
  92. ===
  93. O Pioneiro é um jornal fundado em 1948 na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, com sede em Caxias do Sul, RS e que desde 1993 pertence ao Grupo RBS. O jornal, inicialmente de circulação semanal passou a ser de circulação diária, desde o ano de 1981, possuindo também uma versão online desde 2008 e aplicativos para IOS desde 2011 e Android desde 2012. Em 3 de dezembro de 2020, todos os conteúdos do jornal e da rádio Gaúcha Serra migraram para a plataforma GaúchaZH, do mesmo grupo.
  94.  
  95. O jornal Pioneiro circula na região de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, famosa pelo frio, pelo turismo e pelo vinho. Cobrindo todas as cidades mais importantes da região, o jornal Pioneiro tem uma penetração de 92% em seu mercado, contando com 121, 5 mil leitores de acordo com o Ibope.
  96.  
  97. O Pioneiro é um jornal que se preocupa em oferecer a segmentação adequada para o seu público. Por isso, os seus cadernos são a melhor opção para quem procura o seu público ideal. As páginas especiais do Pioneiro são dedicadas à temas específicos. Com isso, criam um espaço de informação diferenciada para os leitores e oferecem aos anunciantes a oportunidade de falar com seu público específico.
  98.  
  99. Cadernos:
  100. Sete Dias
  101. Apresenta as atrações locais e regionais na área de cultura, lazer e variedades, com matérias destacadas na capa e contracapa. Oferece agenda cultural, programação de TV, horóscopo na página central e coluna social. É destaque a coluna diária de crônicas, com revezamento de colunistas. Durante a semana é publicado com oito páginas. Aos sábados, tem 12 páginas, com a central dedicada à moda.
  102.  
  103. Esportes (Segunda-feira)
  104. Este caderno trata com destaque o desempenho dos times caxienses e da região. Também publica reportagens sobre a dupla Gre-Nal, Fórmula 1 e Fórmula Indy, e acompanha o esporte amador na serra gaúcha. Geralmente é publicado com oito páginas.
  105.  
  106. Caderno Sobre Rodas (Quarta-feira)
  107. Informações sobre carros, motos e caminhões. Inovações tecnológicas, lançamentos de novos modelos, dicas gerais sobre o mercado de autopeças, manutenção do carro e economia de combustível são alguns dos temas abordados. São destaque o lançamento de veículos, testes de novos carros e pesquisas de preços.
  108.  
  109. Informática (mensalmente)
  110. O caderno de Informática do Pioneiro é publicado mensalmente. As edições costumam circular na última semana de cada mês. A média de páginas é de doze, podendo chegar a dezesseis. As matérias tratam de temas relativos à informática, tanto na região como em outros locais. Temas correlatos, como Internet e games, também são apresentados.
  111.  
  112. Decoração e Construção (mensalmente)
  113. O Caderno Decoração e Construção é dirigido aos segmentos de construção civil, arquitetura, engenharia, paisagismo e decoração. Esse caderno é veiculado mensalmente com 12 páginas e aborda os mais variados assuntos e novidades do setor.
  114.  
  115. Turismo e Gastronomia (mensalmente)
  116. O Caderno de Turismo e Gastronomia possui em média 16 páginas, e tem a intenção de divulgar com riqueza de detalhes, fotografias e ilustrações, viagens pelos lugares mais exóticos do mundo. Também mostra o que há de interessante no Rio Grande do Sul, em especial na Região Nordeste do Estado. Além das reportagens, apresenta sugestões de roteiros, dicas de hotéis e páginas de gastronomia.
  117.  
  118. Elas (mensalmente)
  119. O Caderno Elas é veiculado mensalmente com 16 páginas. Seu objetivo é atingir o público feminino, abordando temas como estética, beleza, moda, comportamento, casa, decoração, profissão - enfim, assuntos relacionados ao imenso universo das mulheres. Apresenta também produção de modas com várias fotos e dicas de consumo dadas por mulheres conhecidas na sociedade.
  120.  
  121. Saúde (mensalmente)
  122. O Caderno Saúde aborda temas relativos à saúde e bem estar, e também serve como um guia para os serviços de atendimento médico e hospitalar na área de atuação do Pioneiro. Através desse caderno, nossos leitores têm acesso às informações vitais para que mantenham o corpo e a mente saudáveis.
  123.  
  124. Páginas especiais:
  125. Saúde (Segunda-feira)
  126. Publica matérias relacionadas a esse tema, dando dicas sobre como manter e melhorar a saúde.
  127.  
  128. Tribo (Quarta-feira)
  129. Duas páginas dedicadas ao público adolescente, com temas ligados a seus interesses e expostos na liguagem que usam. Textos leves e bem ilustrados.
  130.  
  131. ===
  132. O Diário de Santa Maria é um jornal de circulação diária na região central do estado do Rio Grande do Sul e é mantido pelo Grupo RBS.
  133.  
  134. Foi criado em 2002, em Santa Maria, e desde 2004 detém o primeiro lugar do mercado local. Atualmente, abrange 33 municípios. Circula de segunda a sábado com uma edição conjunta nos fins de semana. Em 3 de dezembro de 2020, todos os conteúdos do jornal e da rádio Gaúcha Santa Maria migraram para a plataforma GaúchaZH, do mesmo grupo.
  135.  
  136. O Diário de Santa Maria é o mais novo jornal do Grupo RBS. Localizado na região central do Estado, o jornal tem uma abrangência de 34 municípios, com uma população de 700 mil pessoas. Com uma linguagem arrojada e inteligente, aliado aos serviços prestados à comunidade, o Diário de Santa Maria está se tornando referência de jornalismo de qualidade no interior do Estado.
Add Comment
Please, Sign In to add comment