Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Apr 23rd, 2014
42
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 1.84 KB | None | 0 0
  1. Minha opinião sobre religião não é profunda ou bem fundamentada, muito pelo contrário. Com milhares de erros e falhas. Porém, ela parte do senso comum do crescimento e desenvolvimento do homem: A DÚVIDA.
  2. O ser humano via luzes brilhantes descendo dos céus e questionando-se sobre aquilo se via sem respostas, sem condições na época de examinar aquilo, porém ainda se questionando. Então, nasce Zeus, pois sem capacidade para pode decifrar aquilo se nada mais sobrava a não ser atribuir a uma força sobrenatural, mas ainda necessária de explicar. Logo, Zeus era mestre do trovão, como Odin ou Thor em outras religiões, se não me falha a memória, e em dias de fúrias com os seres humanos por seus erros - ou pecados - fazia com que raios descessem causando medo e destruição. E Demeter? Deus da colheita que por falta de conhecimento agronômico, era a resposta do por que as plantas cresciam em determinadas épocas. Posso finalizar a exemplificação com Poseidon, qual era creditado toda a ira no mar.
  3. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da ciência, as dúvidas não se contentam com suas respostas mitológicas e então se sabe que Zeus, Poseidon e Deméter não são mais explicações claras e se quer fundamentos, ao contrário de estudos meteorológicos ou de agricultura.
  4. Religião se apropria das dúvidas sem respostas da época, criando em uma resposta figurativa e então a tornando doutrina. Não é questão sobrenatural ou de fé, mas sim de um buraco, ainda, não preenchido pela ciência. Dúvidas que são mitificadas pelo homem e que com o passar do tempo vão sendo esclarecidos e as religiões relacionadas com estas dúvidas veem perdendo espaço, mas o questionamento é perpetuo e as dúvidas não totalmente esclarecidas continuam sujeitas a mitificações, tomando forma de acordo com a época e religião predominante.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement