Advertisement
Timoteo

Manifesto pela liberdade de compartilhamento

Jun 26th, 2011
404
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 6.57 KB | None | 0 0
  1. A favor da liberdade de compartilhamento de cultura e do conhecimento
  2.  
  3.  
  4. Só em 2010, a Associação Anti-Pirataria de Cinema e Música e outras associações “anti-culturais” desse tipo tiraram do ar mais de 1,3 milhão de links de download, tem idéia de quanto é isso?
  5. Agora você vai no Youtube e aparece "Este vídeo apresenta conteúdo de EMI, que o bloqueou no seu país ". ou "O áudio desse vídeo foi removido por conter trecho de áudio protegido por direitos autorais.”
  6. CENSURA! Censura xenofóbica, ainda por cima! "você é brasileiro e por isso não vamos permitir que tenha acesso a esse conteúdo". Se consideram no direito de privar pessoas de ver um vídeo na internet simplesmente por elas serem de outro país, como se alguém tivesse escolhido onde nascer. As notícias estão aí, vários países estão cada vez mais tentando restringir o uso da internet. Estão tentando censurar e limitar um dos direito humanos.
  7.  
  8. Toda semana eu recebo e-mails do 4shared ameaçando tirar meu HD de redistribuição de ebooks do ar "por conter arquivos protegidos por direitos autorais". Direitos autorais? Eu tenho que pagar pelos direitos autorais pra pegar um livro emprestado de um amigo, ou ler um livro na biblioteca? COMPARTILHAMENTO DE CULTURA NÃO É CRIME, PORRA.
  9.  
  10. Querem que a gente compre? Legal, eu adoraria poder comprar, poder ter em mãos o livro, poder folhear aquele encarte que vem junto com os CDs, mas vocês querem que eu pague 80 reais num CD de alguma banda estrangeira que é desconhecida no Brasil, sendo que 60% fica pro governo como imposto sobre importação e mais algo perto de 38% fica pra gravadora? E ainda que eu espere dois meses pro CD chegar quando posso pegar na internet em menos de meia hora e já ouvir?
  11. "Ah, mas pra quê importar, você tem que valorizar a cultura local" QUE CULTURA? A maioria dos músicos bons brasileiros já morreram há pelo menos dez anos. Compre um CD de um artista que já morreu e o dinheiro fica pra quem? A maior parte pro governo, que cobra impostos absurdos sobre cada átomo de cada CD fabricado. Ainda existem bons músicos nesse país, sim, mas não devemos nunca ter nosso acesso à arte limitado por barreiras políticas ou geográficas. A arte é universal, cada povo tem algo belo a compartilhar e é um direito de todos ter acesso a isso.
  12.  
  13. Aí eu quero assistir uma série e esperam que eu compre uma TV e pague quase 200 reais por mês só pra ter um canal de séries que quer que eu espere até duas da manhã pra ver um novo episódio que já deixou de ser novo faz tempo. Enquanto os tradutores "ilegais", que as grandes empresas consideram criminosos, estão dando duro pra traduzir gratuitamente [e às vezes até tendo gastos com isso] séries e disponibilizá-las legendadas na internet em até 24hs depois de serem lançadas nos EUA, canais de TV no Brasil tem até duas semanas de atraso de episódios. Tempo mais do que suficiente pra receber spoilers ou ficar de fora de conversas sobre o seriado com pessoas que moram em outros países.
  14.  
  15. Sem dinheiro pra comprar um livro didático de latim, procurei na internet e não encontrei. Levei meses pra conseguir um emprestado. Na falta de um scanner, tirei fotos de todas as páginas com uma câmera digital, uma a uma, juntei tudo e disponibilizei na internet. Horas pra salvar cada página, compactar e fazer o upload. Milhares de pessoas fazem isso de graça e anonimamente. Mesmo sem divulgação, teve 60 downloads em três meses, o que significa que realmente tem gente procurando por isso, precisando disso. Não pedimos nada em troca, mas recebemos algo. O que recebemos são ameaças dos hosters, de termos todo o nosso trabalho jogado fora, por “infração de termos de uso”.
  16.  
  17. “Isso que vocês fazem é pirataria e isso é crime!”. Pirataria? Pirataria é ganhar dinheiro vendendo versões falsificadas das coisas. Pirataria é o que acontece no lado negro da indústria farmacêutica. Compartilhar cultura não é pirataria. Compartilhar a arte e o conhecimento não é crime. Vocês, APCM e companhia, chamam de crime apenas por que não estamos pagando dezenas de impostos nisso. Vocês não estão enriquecendo às custas de artistas quando ouvimos as músicas deles de graça. Vários economistas garantem que o compartilhamento na internet não é o que tem causado a queda nas vendas de CDs e DVDs originais, e vários artistas já estão cientes disso, colocando eles mesmos suas músicas para download. Com salários mínimos que mal pagam a alimentação, querem que gastemos quantias absurdas [que só são tão altas por causa dos impostos] com cultura, o que acaba por privar aqueles que não tem uma boa situação financeira de desfrutar de algo criado pela nossa própria espécie. “...mas o artista precisa de dinheiro e assim eles vão à falência...”. Por culpa nossa? Somos nós os culpados pelas gravadoras mandarem e desmandarem nos artistas, dizer a eles o que compor e como fazer, pra no fim jogar migalhas? Vocês sabem MUITO BEM que não é e nunca foi a venda de CDs o que dá dinheiro aos artistas. Vem com toda essa falsa moralidade de direitos autorais quando no fim o dinheiro desses direitos fica pra todo mundo, menos pro verdadeiro autor. E quem mais lucra sobre isso é o governo. Um governo corrupto que nos rouba na forma de impostos. Todo um sistema milionário que o tempo todo está ali, tentando barrar o livre compartilhamento de cultura.
  18.  
  19. Enquanto não pudermos comprar originais, seja por questões financeiras ou por precisarmos/desejarmos algum livro ou CD relativamente raro e difícil de conseguir por outros meios, vamos continuar baixando da internet, e compartilhando com outras pessoas. Nos chamem do que quiserem. Nos acusem do que preferirem. Não importa. Vamos continuar lutando pela liberdade de compartilhar.
  20.  
  21. Esse é o nosso manifesto, um manifesto anônimo, o manifesto daqueles que lutam pela cultura. Essa é a nossa carta à todos aqueles que acham que podem parar o download de filmes, animes, seriados, CDs e eBooks. Nós sabemos que vocês vão continuar incomodando, tirando do ar, a cada ano, milhões de arquivos. Mas nós vamos continuar colocando-os de volta. Vamos continuar baixando, compartilhando, traduzindo. Traduzindo livros que oficialmente nunca foram traduzidos. Legendando bem e de graça os seriados e animes antes mesmo de pessoas serem pagas pra fazer uma dublagem mal feita, com trocadilhos traduzidos ao pé da letra e trechos cortados ou censurados. Vocês vão continuar atrapalhando, mas nunca vão vencer. A internet é feita por pessoas anônimas, e elas são muitas. E, acreditem, sempre estarão alguns passos à frente de vocês.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement