This week only. Pastebin PRO Accounts Christmas Special! Don't miss out!Want more features on Pastebin? Sign Up, it's FREE!
Guest

Untitled

By: a guest on Oct 15th, 2012  |  syntax: None  |  size: 3.52 KB  |  views: 430  |  expires: Never
download  |  raw  |  embed  |  report abuse  |  print
Text below is selected. Please press Ctrl+C to copy to your clipboard. (⌘+C on Mac)
  1.  Pergunta 1
  2.  
  3.     Leia o texto que segue e relacione-o com os títulos de anúncio abaixo. Em seguida, escolha a alternativa correta:
  4.  
  5.     Segundo a classificação de Jakobson para as funções da linguagem, a função referencial, também chamada de denotativa, está centrada no referente. A função emotiva, centrada no emissor da mensagem, exprime a sua atitude em relação ao conteúdo de sua mensagem. A função conativa se orienta para o destinatário. A função fática está centrada no contato (físico ou psicológico), isto é, no canal comunicativo. A função poética se centra na própria mensagem, destacando o significante dos signos e sua relação com o significado. Por fim, a função metalingüística, centrada no código, é uma linguagem que fala da própria linguagem.
  6.  
  7.     1. Você sabe o que é injeção eletrônica?"
  8.     2. Beba Coca-cola"
  9.     3. Verão colorido. Verão Colorama"
  10.     4. Você nunca viu um anúncio como este"
  11.     5. Ei, psiu!"
  12.     Resposta
  13.         a. No texto 1 predomina a função poética da linguagem; no 2, a metalinguística; no 3 a conativa; no 4, a fática e no 5 a referencial.
  14.         b. No texto 1 predomina a função metaliguística da linguagem; no 2, a fática; no 3, a referencial; no 4 conativa e no 5 a poética.
  15.         c. No texto 1 predomina a função referencial da linguagem; no 2, a conativa; no 3 a poética; no 4 a metalingüística e no 5, a fática.
  16.         d. No texto 1 predomina a função fática da linguagem; no 2, a poética; no 3 a conativa; no 4, a metaliguística e no 5 a referencial.
  17.         e. No texto 1 predomina a função conativa da linguagem; no 2, a fática; no 3, a poética; no 4, a metaliguística e no 5, referencial
  18.  
  19.  
  20.  
  21. Observe os quadros abaixo e leia o texto:
  22.  
  23. Ambos são produções do pintor belga Réné Magritte. O da esquerda foi pintado entre 1928 e 1929, se chama A traição das imagens e traz a inscrição Isto não é um cachimbo". O da direita data de 1966, se chama Os dois mistérios e nele está representado o quadro anterior. O filósofo Michel Foucault nomeou um de seus livros com a inscrição de Magritte. Assim, o livro de Foucault chamado Ceci n est pas une pipe, de 1968, analisa e comenta os quadros para refletir sobre o nosso velho hábito de linguagem que toma a imagem pela própria coisa" (FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, pag. 20).
  24. Resposta
  25.         a. As produções de Magritte e Foucault procuram nos conscientizar sobre o caráter concreto dos ícones, que acabam por substituir uma realidade, e que podem ser colocados no lugar da mesma para desempenhar funções criativas e comunicativas.
  26.         b. Assim como Magritte pinta um cachimbo e nega sua própria criação, como um ato de protesto vanguardista, Foucault também escreve sobre a linguagem para em seguida negar a significação das palavras escritas, como forma de protesto anti-filosófico.
  27.         c. As produções de Magritte e Foucault se formulam a partir da correspondência completa entre signos e realidade concreta, fato que permite a afirmação lúdica do quadro e a reflexão filosófica do livro.
  28.         d. As produções de Magritte e Foucault se formulam a partir do caráter simbólico dos signos em geral, que permite negar o seu próprio valor sem destituir a mensagem de sentido.
  29.         e. As produções de Magritte e Foucault procuram nos conscientizar sobre o caráter representativo dos signos que não constituem uma realidade, mas que nos dão uma visão de mundo, uma maneira de olhar para o mundo e de se relacionar com ele.
clone this paste RAW Paste Data