Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Dec 22nd, 2014
143
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 2.16 KB | None | 0 0
  1. Boa tarde professor,
  2.  
  3. Cremos estar como Ícaro, tão perto do Sol que as nossas cabeças já torram (de tanto pensar...). No entanto, um pormenor algures falha-nos.
  4.  
  5. Já temos o sistema de equações diferenciais escrito em código, na forma que o Matlab o requer (como um função que recebe dois valores iniciais, x(t) e z(t), neste caso, e retorna as suas derivadas: Ex e Et. Baseamo-nos em http://www.plantsci.cam.ac.uk/teaching/matlab/iii-systems-biology/practical-class-two-matlab-practical.pdf, página 4, e http://www.mit.edu/people/abbe/matlab/ode.html, que nos ajudou a perceber o conceito das ODEs no Matlab).
  6.  
  7. Usando Particle Sample Sphere, geramos um conjunto de pontos (x,y,z) de onde partem as linhas de campo.
  8.  
  9. Escolhendo um ponto qualquer, seja (x1,0,z1), e estando a equação diferencial descrita na função c_electrico, usando ode45 com [myT,myFlow]=ode45('c_electrico', [0 50], [x1 z1]), supostamente obteríamos em myFlow as coordenadas x e z da primeira linha de campo. Não estamos a conseguir. Obtemos, invariavelmente, um vector 50 x 2 em que todos os elementos são x1 e z1 (os valores dos limites de integração).
  10.  
  11. Pusemos a hipótese das nossas equações do campo eléctrico estarem mal. Mas, após verificação numérica e fazendo alguma magia negra para obter uma visualização decente do campo de vectores gerado por Ex e Ez, vemos que os resultados estão perfeitamente coerentes, conforme os ficheiros em anexo.
  12.  
  13. Não estamos a conseguir, portanto, localizar o problema. Cremos estar a usar ode45 da maneira correcta e não termos inconsistências quer em termos de código, quer em termos matemáticos.
  14.  
  15. Relembramos que todo o código (utilização do Particle Sample Sphere para obtenção dos pontos, funções para cálculo e visualização do campo eléctrico, equação diferencial, as próprias visualizações) está disponível neste repositório do Github: https://github.com/ishouldbedany/dipolo-elel
  16.  
  17. Agradecemos sugestões para deslindar esta trama, porque, resolvido isto, conseguimos muito facilmente integrar todas as linhas de campo e fazer o projecto avançar para a fase seguinte.
  18.  
  19. Cumprimentos,
  20. Daniel Rodrigues
  21. Filipa Castro
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement