Pastebin launched a little side project called VERYVIRAL.com, check it out ;-) Want more features on Pastebin? Sign Up, it's FREE!
Guest

ColandoNoAva

By: a guest on Mar 13th, 2014  |  syntax: None  |  size: 18.71 KB  |  views: 7,362  |  expires: Never
download  |  raw  |  embed  |  report abuse  |  print
Text below is selected. Please press Ctrl+C to copy to your clipboard. (⌘+C on Mac)
  1. Tema 02
  2.  
  3. 1- O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006), baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
  4.  
  5. R:Os textos estão corretos e se complementam.
  6.  
  7.  
  8. 2- Fonte: disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br – capítulo 5 – globalização e redes da economia mundial. Acesso em: 06 Dez. 2013.
  9. Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem da charge?
  10.  
  11. R:Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.
  12.  
  13. 3- A Tecsis, fabricante de pás para turbinas eólicas, contratou nos últimos 4 meses, mais de 2,5 mil funcionários para diversos cargos. Com o mercado aquecido, a empresa viu a demanda aumentar e precisa fazer a produção acompanhar. Ainda existem 200 vagas abertas, incluindo as gerências de unidades de negócios na Espanha e nos Estados Unidos. Por ser um volume muito grande de contratações, o gerente de RH relata que enfrentam dificuldades para encontrar os profissionais aptos aos cargos, especialmente de nível especializado como engenheiros e supervisores.
  14.  
  15. R:O mercado de trabalho brasileiro está em uma situação positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego.
  16. R:Em algumas áreas existe um desequilíbrio entre oferta e procura, e o número de profissionais qualificados é menor do que a demanda.
  17.  
  18.  
  19. 4- Considerando o cenário atual e as mudanças na economia mundial, nos padrões de consumo e, consequentemente, no mercado de trabalho, é possível compreender um movimento em que algumas profissões deixam de existir e surgem outras, em resposta às novas demandas. Nesse sentido, podemos citar como exemplo, cargos como Gerente de Comunidade, que atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais, função que há alguns anos atrás não existia. No entanto, Campos (2011, livro-texto) salienta que “analisar as tendências de mercado é relevante, mas perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua autoavaliação, ponderando seus desejos e objetivos de vida com suas competências profissionais, no intuito de estabelecer metas reais de desenvolvimento e, consequentemente, aumentar sua empregabilidade”.
  20.  
  21. R:O autoconhecimento e a autoavaliação devem basear a escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais.
  22.  
  23.  
  24. 5- Estudo mapeia competências profissionais exigidas nos próximos anos
  25. São Paulo - O realinhamento da economia, os avanços da tecnologia, a globalização dos mercados, as mudanças nas tendências demográficas, as novas necessidades dos consumidores e o aumento da competitividade estão mudando o modo de operação das empresas, em todos os setores e regiões do mundo. Tudo isso, segundo um estudo conduzido pela Oxford Economics em parceria com a consultoria Towers Watson, vem redefinindo também o fornecimento e a demanda por talentos ao redor mundo.
  26. Dessa forma, os empregadores estão em busca de novas competências em seus colaboradores, que ainda são encontradas em poucos profissionais. De um lado, 40 milhões de trabalhadores estão desempregados no mundo industrializado, segundo estimativas recentes. De outro, gestores sofrem para contratar novos profissionais alegando não encontrar as pessoas certas, com as habilidades certas, para preencher as vagas abertas.
  27. A Oxford Economics conduziu uma pesquisa global com 352 profissionais de recursos humanos no primeiro bimestre deste ano (2013), ao mesmo tempo em que analisou 21 setores da economia, em 46 países. Entre outras conclusões, os pesquisadores identificaram quatro amplas áreas que necessitam de novas competências profissionais. São elas:
  28.  
  29. R:Além de conhecimentos específicos, as habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.
  30.  
  31. 6- Em entrevista para Revista de Negócios (Blumenau) em 2004, o autor Fernando Dolabela disse que “O Brasil é empreendedor em termos quantitativos, mas é um empreendedorismo por necessidade”. Esta avaliação indica que:
  32.  
  33. R:É preciso qualificar o empreendedorismo no Brasil, pois ainda existem muitos brasileiros que iniciam negócio próprio como alternativa ao desemprego, normalmente sem capacitação adequada.
  34.  
  35. Tema 03
  36.  
  37. 1 -Para responder a questão, leia o texto abaixo:
  38. Muitas pessoas costumam confundir plano de carreira com planejamento de carreira, esperando o respaldo da empresa em ambos os casos, fato que pode desencadear insatisfação e desmotivação entre os colaboradores.
  39. “Planejamento de carreira é o estabelecimento do plano de desenvolvimento individual com os funcionários, [...] e da responsabilidade do indivíduo (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a pessoa descobre sua vocação, busca formação técnica e comportamental na área, efetua marketing pessoal para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, e contínua se atualizando na busca de crescimento profissional dentro da mesma empresa ou em outra.
  40. “Plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de possibilidades de crescimento na empresa, [...] bem como a definição das políticas de crescimento, é da responsabilidade da empresa” (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a empresa precisa desenhar e divulgar a trajetória que o colaborador pode ter dentro da mesma, podendo ser baseada no cargo, competências ou habilidades. Neste caso a empresa ajuda os colaboradores através de subsídios para atualização profissional, acompanhando a evolução por meio de avaliação de desempenho periódica e reunião com o superior imediato para desenvolvimento do PDI (plano de desenvolvimento individual).
  41. Fonte: Mantovani, M. Plano de carreira ou planejamento de carreira. Revista Administradores.com (on line), Dez 2013, disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/plano-de-carreira-ou-planejamento-de-carreira/74597/. Acesso em: 12 dez. 2013.
  42.  
  43. R: O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, que pode ou não ter o apoio da empresa na qual trabalha.
  44.    O plano de carreira é responsabilidade da empresa e independe dos objetivos pessoais do colaborador.
  45.    O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.
  46.    
  47. 2 -Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por Cintra, 2011)), organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir:
  48. Fonte: Livro-texto, cap.2, p.81
  49. Camada 1 - ________________________
  50. Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.
  51. Camada 2 - ________________________
  52. Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.
  53. Camada 3 - ________________________
  54. Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.
  55. A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta.
  56.  
  57. R: Social, psicológica e biológica
  58.  
  59. 3 -O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão de como construir o seu Projeto de Vida, desse modo, analise as afirmativas abaixo e considere Verdadeiro (V) ou Falso (F).
  60. ( )     Para elaborar um Projeto de Vida é necessário planejar seus objetivos, estimar tempo e recursos necessários ao alcance das metas.
  61. ( )     Projeto de Vida requer uma avaliação real das suas condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.
  62. ( )     Organizar informações e estruturar ações pode atrasar a colocação dos sonhos em prática, bem como o alcance de suas metas.
  63. ( )     Conhecer as oportunidades existentes e compreender os recursos que possui (conhecimento, habilidades etc.) auxilia no projeto de vida.
  64. ( )     Para elaborar um Projeto de Vida é preciso, primeiramente, aprender a se autopromover e vender sua imagem ao mercado.
  65.  
  66. Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
  67.  
  68. R:V, V, F, V, F
  69.  
  70. 4 -Leia o texto abaixo:
  71.  
  72. O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.
  73. Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a possibilidade de progredir de forma rápida na carreira. Aqui entra em cena o conceito da porta estreita. O caminho do crescimento profissional passa por uma porta de abertura diminuta. Nem todos passam por ela.
  74. Chegar ao outro lado exige uma estratégia definida e algumas táticas. A seleção natural da carreira pode ser cruel. Pela porta estreita, somente passam aqueles que, além de se preparar, de entender o contexto da empresa e de saber fazer alianças e parcerias, adquirem a capacidade de reagir às frustrações. Por isso, é importante ter um plano, para que não se percam no presente oportunidades relacionadas com o futuro.
  75. Fonte: Adaptado de Cabrera, Luiz Carlos. Para crescer na carreira, deve-se passar por porta estreita. Revista Você S/A. Ed 184, set.2013. Disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/a-porta-estreita?page=2. Acesso em: 08 jan. 2014.
  76. O texto se relaciona diretamente com as reflexões propostas pela autora sobre escolhas pessoais e sobre carreira. Em qual das afirmativas essa relação aparece?
  77.  
  78. R:A importância de ser flexível e estar atualizado com a realidade do mercado de trabalho, na elaboração do projeto de vida
  79.  
  80. 5 -Leia os textos a seguir:
  81.  
  82. Texto 1
  83. De acordo com a 11ª pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People, 56 % dos 46 mil jovens respondentes disseram que em algum momento de sua carreira abrirão um negócio próprio e 4% apontaram já ter um negócio próprio. Mais um ponto interessante: entre estes respondentes é que 51% pretendem empreender em seis anos, motivados a trabalhar em áreas com as quais se identifiquem. A pesquisa mostra, ainda, que caiu de 85% para 75% o interesse dos jovens em trabalhar em empresas privadas. Enquanto cai o interesse de trabalhar para terceiros, a vontade de conquistar, de ganhar dinheiro fazendo o que gosta e do jeito que quer, não para de crescer.
  84. [...] Mas nem tudo são flores. Dar asas a um negócio próprio exige uma boa pesquisa de mercado e principalmente, um bom planejamento para levantar o valor a ser investido assim como para poder aguardar um determinado tempo até ver a cor do dinheiro de volta. É isso mesmo, os primeiros pro-labores provavelmente serão bem menores que o ultimo salário.
  85. Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2012/11/14/quais-sao-as-reais-expectativas-dos-jovens-empreendedores/. Acesso em: 12 dez. 2013.
  86. Texto 2
  87. No capitulo do livro-texto sobre o tema ”Projeto de Vida”, a autora recomenda uma análise minuciosa de vários aspectos que incluem uma autoanálise sobre a situação atual em todas as esferas de sua vida (Roda da Vida), análise de fatores internos e externos que podem interferir na consecução de seus objetivos pessoais e profissionais (Análise SWOT), bem como elaboração de planejamento detalhado de seus objetivos, forma e recursos necessários para alcançá-los (5W2H).
  88. A partir da análise dos textos é possível concluir que:
  89.  
  90. R: Errei =(
  91.  
  92. 6 -Leia a tirinha de Affonso e Mazzei, antes de responder a questão:
  93. Fonte: http://www.nadaver.com/o-sentido-da-vida-2/. Acesso em: 08 jan. 2014.
  94. Embora a charge acima possa parecer divertida, ela remete a importância de se elaborar um projeto de vida, que como apontado por Cintra (2011, livro-texto): “serve para nortear as ações das pessoas em função de sua realização plena ou do cumprimento de sua missão pessoal” podendo ser vista como “uma estratégia para atingir seus objetivos pessoais e profissionais de maneira consciente e planejada”.
  95. Agora, leia as afirmativas a seguir:
  96. I. O planejamento de carreira é a razão principal da elaboração de um projeto de vida.
  97. II. Ter consciência das escolhas que se faz na vida é fundamental para que se obtenha realização.
  98. III. O projeto de vida deve ser elaborado apenas quando o profissional tem dificuldades de se realizar.
  99. IV. A realização plena deve incluir a concretização de objetivos pessoais e profissionais.
  100. Considerando a visão da autora, é correto o que consta em:
  101.  
  102. R:II e IV
  103.  
  104. Tema 04
  105.  
  106. 1 -Del Prette e Del Prette esclarecem que muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com bom relacionamento interpessoal são mais saudáveis, menos propensos a doenças e também mais produtivos no trabalho. O desempenho profissional em diversas áreas, especialmente de gerentes, supervisores, líderes e demais profissionais (cuja atuação se dá por meio de relações interpessoais), depende, criticamente, de um conjunto de competências e habilidades de relacionamento. Quando socialmente habilidosos, esses profissionais contribuem significativamente para a melhoria do clima organizacional bem como para a qualidade das relações intra e intersetores e para a relação com fornecedores, clientes e público em geral.
  107. Fonte: Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático. Disponível em: http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/artigos/habilidades-sociais-conceitos-e-campo-teorico-pratico. Acesso em: 09 jan. 2014.
  108. Qual dos conceitos apresentados nesta aula melhor descreve a ideia central do texto acima:
  109.  
  110. R:Competência social.
  111.  
  112. 2 -Para responder a questão sobre Gerenciamento de Impressões, analise os textos abaixo:
  113.  
  114. Texto1
  115. Causar boa impressão é conquistar recompensas sociais e materiais e sentir-se seguro na identidade social.
  116. Texto 2
  117. Expressar atitudes que combinem com nossas ações é importante para não parecer incoerente. (Ozaki, 2011- Livro-texto DPP).
  118. A partir da compreensão dos textos, é possível afirmar que:
  119.  
  120. R:Os textos abordam diferentes aspectos da mesma questão
  121.  
  122. 3 -Mendonça (2004) em sua tese de doutoramento apresenta algumas estratégias comumente utilizadas para gerenciar as características e atributos que as pessoas acreditam que sejam positivas e adequadas para transmitir uma boa imagem, a saber:
  123. Fonte: MENDONÇA, J. Ricardo. O gerenciamento de impressões como meio de influência social nas organizações: uma perspectiva dramatúrgica. 2004. 213 f. Tese (Doutorado em Administração da Escola de Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  124. I) Comportamentos que apresentam alguém como altamente competente, com atenção para certas habilidades ou aptidões.
  125. II) Comportamentos para parecer mais atraente e simpático aos outros.
  126. III) Comportamento de desamparo.
  127. IV) Comportamentos que apresentam alguém como moralmente confiável.
  128. V) Comportamentos que apresentam alguém como figura perigosa.
  129. Cada um dos comportamentos descritos corresponde a um conceito discutido no capítulo 4 do livro-texto. Com isso em mente, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos descritos acima:
  130.  
  131. R:Autopromoção, Insinuação, Suplicação, Exemplificação, Intimidação
  132.  
  133. 4 -Leia o trecho do texto de Thais Pacievitch:
  134. Ao contrário do que muitos pensam networking não se trata somente de que nossos conhecidos nos ajudem a encontrar trabalho porque estamos desempregados, embora este seja um motivo legítimo. O networking é toda uma filosofia que está baseada em compartir informações, conhecimentos, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer nossa interdependência, visto que todos necessitamos de todos. É preciso aproveitar todas as oportunidades que nos permitam conhecer pessoas novas e fortalecer relações já existentes. É aconselhável ser organizado e manter uma base atualizada de dados com os contatos estabelecidos.
  135. Fonte: “Network”. Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/networking/. Acesso em: 09 jan. 2014.
  136. Considerando as informações do texto e as discussões propostas pela aula, qual das afirmativas contraria o conceito de networking:
  137.  
  138. R:O networking é uma estratégia de manipulação que deve ser estabelecida em função de seus interesses pessoais.
  139.  
  140. 5 -(ENADE 2012 – adaptada) É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
  141. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).
  142. Com relação à ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
  143. I) Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
  144. II) Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
  145. III) Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
  146. É correto o que se afirma em:
  147.  
  148. R: I, II e III
  149.  
  150. 6 -Analise a charge do cartunista Maurício Pestana:
  151.  
  152. R:as cotas têm o propósito de promover condições mais igualitárias de acesso à universidade a grupos sociais desfavorecidos.