Advertisement
Guest User

Untitled

a guest
Jul 8th, 2013
43
0
Never
Not a member of Pastebin yet? Sign Up, it unlocks many cool features!
text 2.54 KB | None | 0 0
  1. Hoje em dia, vivemos em um mundo regido pelo sistema econômico capitalista, isto é um fato inegável. Os meios de produção, a tecnologia e praticamente tudo que vemos ao nosso redor são fatores que agem a favor de empresários buscando obter lucro. Eticamente falando, este sistema é contrverso, posto que, nele, podemos encontrar problemas como a alta especialização da mão de obra (fator que gera altos ìndices de desemprego), desigualdade social e, em alguns casos, exploração de trabalhadores.
  2. Entretanto, este sistema tem pontos positivos, como o incentivo ao avanço tecnológico e á especialização de profissionais, além de aumentar o crescimento econômico de uma nação.
  3. Todavia, o sistema que dita o mundo atualmente não é sustentável. Vivemos em uma "cultura do descartável"; itens são produzidos, em alta escala, com a intenção de se tornarem obsoletos ou inutilizáveis com o tempo, apenas para serem descartados, a fim de obrigar seus consumidores a gastar mais dinheiro com novos bens, o que interessa diretamente às empresas, que lucram com isto.
  4. A consequencia negativa é que tais objetos descartados se acumulam numa massiva quantidade de lixo, potencialmente tóxico. Como não temos um método integralmente confiável de eliminar tal lixo, adotamos métodos como o aterro sanitário, que gera poluição atmosférica e, ocasionalmente, contaminação do lençol freático local, ou a incineração, que libera gases nocivos no ar.
  5. Então pergunto: o que devemos fazer para continuar o progresso, mas sem causar danos ao planeta? Em minha visão, devemos utilizar o desenvolvimento sustentável. Esta é uma tarefa desafiadora, mas não necessariamente impossível.
  6. Para começar, a mídia, que possui um grande poder de formação de mentes, deveria parar de utilizar tal poder para estimular as pessoas a comprarem e descartarem itens cada vez mais, para então torná-las conscientes de que não devem comprar objetos desnecessários, e para incentivar técnicas úteis como a reciclação.
  7. Mas para que isso se torne viável, minha segunda sugestão é que os donos de grandes empresas utilizem do sua consciência ética para que entendam que produzir itens programados para serem sucateados é uma ideia abusiva que irá destruir o planeta gradativamente. Obviamente, o percentual lucro destas empresas cairia, mas ainda deveria ser suficiente.
  8. Estas ideias podem ser vistas como utópicas por indivíduos pessimistas, mas se cada um de nós tentar pô-las em prática, talvez o mundo vire um lugar melhor, com uma sociedade benéfica.
Advertisement
Add Comment
Please, Sign In to add comment
Advertisement