Os gráficos não foram "inventados" - seja por mim, ou quem quer que seja. Mas antes, foram ambos tirados de um conhecido documentário de 1998, feito também por médicos, que pode agora ser encontrado até legendado no YouTube, intitulado "Vaccination: The Hidden Truth". Mas, de facto, o assinalar da introdução da vacina do sarampo foi erradamente feito, como tendo ocorrido na década anterior, de 1950, por quem ilustrava o que era dito na palestra em causa - palestra essa, que era feita com base em literatura científica credível. O gráfico é relativo ao que diz uma cientista, na palestra que é exibida por volta dos 7 minutos de tal documentário. E, também de facto, tal cientista diz mais especificamente num artigo da sua autoria que a introdução da vacina foi feita na década seguinte, de 1960 (https://web.archive.org/web/20130217010039/http://www.vaccinationcouncil.org/2013/01/18/the-ineffectiveness-of-measles-vaccines-and-other-unintended-consequences-by-dr-viera-scheibner-phd/). Como tal (desconhecia este erro, mas tornei-me agora consciente do mesmo) trata-se obviamente de um erro por parte do "ilustrador" em causa. Pois, a cientista que dá a palestra que é exibida no documentário não especifica a data em que foi introduzida a vacina. E, a seta relativa à introdução da vacina é acrescentada, no decorrer da ilustração, depois de ser exibido o gráfico (original) que apenas mostra a mortalidade desta doença.