Not a member of Pastebin yet?
Sign Up,
it unlocks many cool features!
- (-parte inicial feita no FUTO Keyboard-)
- O posto de hoje talvez sou um pouquinho diferente. Talvez tem um texto um pouco diferente, mas tem uma boa razão para isso. Acontece que eu quero que ele seja um pouquinho alto demonstrativo. Veja bem. Artreite é uma coisa, né? É...Bem, eu escrevo tanto por hobby quanto por ocupação. Eu sou um artista no meu tempo livre. E eu também jogo muito videogame. Todas as coisas que eu amo fazer causam artrite. E os meus dedos estão lentamente desistindo de mim, apesar de eu ter somente 30 anos. Mas nós vivemos no maero de tecnologia e existem recursos. E eu já fiz muitos artigos sobre como inteligência artificial é perigosa, e sobre como ela é um golpe de marketing. Etc. Etc.
- Hoje eu queria dar uma chance a um dos usos da inteligência artificial que eu considero positivos, que é o reconhecimento de voz. Esse artigo foi inteiro escrito usando duas inteligências artificiais diferentes que realizam reconhecimento de voz e transcrição para texto.
- Eu não acho que seja necessário descrever porque essa tecnologia é benéfica. Ela não só ajuda pessoas como eu, que só abusaram de mais dos dedos dela ao longo de vários anos, mas pessoas com certas deficiências, que não têm os movimentos completos das mãos, ou pessoas cegas.
- É claro, se você tem acompanhada minha coluna, você sabe que eu não confio em corporações tecnológicas. Então, o meu primeiro instinto foi caçar um modelo de inteligência artificial que eu podia rodar localmente no meu computador sobre o meu controle total. E de fato, encontrei dois aplicativos que o uso que rodam interessantes artificiales de reconhecimento de voz localmente, um para computadores rodando Linux, um para celulares rodando Android. Para celular Android, o aplicativo se chama FUTO keyboard. No Linux, o aplicativo se chama Speech Note, e ele age como uma interface gráfica para um modelo de inteligência artificial, Whisper CPP.
- (-aqui mudei para WhisperCPP-)
- A intenção também é testar como essas inteligências artificiais independentes se comparam com o reconhecimento de voz da Google, que vem integrado em todo o celular Android e ao qual eu tinha acesso desde o começo, mas simplesmente não queria usar. Afinal, para a maioria das pessoas, não faz muita diferença você estar se expondo a uma corporação. Então se a versão do Google é melhor, para que se incomodar em rodar uma versão local? Mas era um interesse meu, então eu tinha que testar.
- E a intenção sendo testar a qualidade dessas tecnologias de reconhecimento de voz, eu também vou disponibilizar um link no final da coluna para uma versão não revisada dos textos, com todos os erros, todos os deslizes e todas as coisas faltantes.
- Anglocentrismo, placas de vídeo e gigabytes, os testes com o WhisperCPP.
- I imagined that... Keep. you know.
- I imagined that, naturally, the version that runs on a computer, with all the computational power of a computer, our super redundancy, it would be better than the version that runs on a cell phone, right? Well, this was perhaps the biggest surprise of this little experiment I did. Because, in fact, the computer version is infinitely more difficult to use and... and...
- It's less reliable and furthermore, it's slower. Indeed, the version that runs on cell phones ended up being my favorite.
- Sobre a dificuldade de usar, a questão é que não é só instalar o aplicativo. Eu também tive que baixar os modelos de inteligência artificial separadamente, põe vários gigabytes no computador, eu tive que configurar para a minha placa de vídeo específica initially, e só então, fui capaz de digitar para o computador. Esse é o tipo de coisa que é relativamente fácil para mim, mas uma pessoa menos experiente com computadores, não teria nenhuma chance de fazer isso funcionar. ia depender de outra pessoa para configurar para ela, se fosse para usar algo assim.
- Not that this means that the cpp whisper doesn't work, it works like this, it not only recognizes what I'm saying, but it detects pauses in my speech and adds punctuation, paragraphs. Of course, it follows its logic, I'll probably have to review a lot of things in this regard too, and regardless of that, the text will have a different vibe from a text written by me on the keyboard, because the cadence of how I speak is completely different from how I write, and that's true for everyone.
- But then comes the frustrating part. The cpp is loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooow. He's very slow. After hearing what I said, he stays about 40, 50 seconds processing, processing, processing, before spitting the text.
- And all of this in a 12-core processor, with hardware acceleration enabled and a video card.
- Maybe things would be different if my VGA board was from NVIDIA. I've heard that NVIDIA boards are better for AI than AMD's. But I wouldn't buy another video board for an experiment like this, obviously. They are the most expensive piece on the computer.
- And maybe the most bizarre thing is the obsession of AI with the English language. I already expected it to be better at understanding English. The models trained in the English language are much more experienced, so to speak, they have many more hours of training, many more millions of processed sentences, so they will be more intelligent. In fact, I speak in English. He understands all that I say, even my huge accent,
- Even with my foreign accent.
- Ele de fato comete muito mais erros em português, precisando de muito mais correções. Especialmente considerando que o assunto que eu estou falando é tecnologia, então tem muitos estrangeirismos inseridos e às vezes ele não consegue reconhecer um estrangeirismo no meio de uma frase em português. Mas o que eu não esperava, o que eu certamente não tinha nenhuma expectativa de acontecer, é que ele aleatoriamente começava a traduzir as frases que eu falava para o inglês. Tipo, eu estava falando em português com o computador e ele escrevia em inglês na tela. Eu vou ter que traduzir tudo isso de volta para o português, vai dar um trampo do cacete.
- Thank you.
- Thanks for watching!
- Ainda mais esquisito Depois de eu falar tudo isso Sobre ele estar traduzindo tudo que eu falava pro inglês Ele escreveu em português E seria um thank you no final Tipo Esse computador tá de brincadeirinha comigo Ele tá rindo da minha cara Ele se tornou senciente E tá rindo da minha cara.
- So, 6 GB of download and a slow processing? To disappoint me, I'll have to spend more time reviewing this text than I would write it if I were to write with my fingers. But now let's go to a positive surprise I had.
- (-aqui voltamos para o FUTO Keyboard-)
- Boas coisas em pequenos pacotes. Futo Keyboard.
- A vida às vezes é aeronica. Um computador que costuma fortuna que eu tenho mantido com carinho faz uns 10 anos que eu tenho esse computador e mantenho ele o mesmo e ele me decepcionou nesse quesito. Mas o meu celular que cabe na palma da minha mão, funcionou tipo muito melhor.
- O sistema digitado do Futo Keyboard baixou um pouco mais de um gigabyte pro meu celular, que não é pouca coisa, mas também não é nada louco. E ele parece funcionar muito melhor do que o EXPERCPP.
- É claro, ele também tem suas limitações. A principal sendo que você só pode ditar de 30 em 30 segundos. A cada 30 segundos ele para de te escutar para ter que processar o que você falou.Mas isso é um defeito pequeno na prática, porque, na verdade, ninguém fala por um minute sem parar. Todo mundo faz uma pequena pausa para respirar. E quando você faz essa pausa, é a hora certinha para você dizer para o celular. Eu vou ficar quieto um pouquinho. Você pode pensar aí.
- Eu ainda vou ter que revisar muita coisa do que foi escrito pelo futeu keyboard. Especialmente coisas tipo pontuação, capitalização, etc. Mas ainda assim, nossa, foi uma surpresa positiva enorme.E ele funciona tão bem em português quando funcionem em inglês, e não aleatoreamente começa a traduzir minhas coisas pro inglês.
- Além de ser ele foi fácil de instalar, eu só tive que baixar um, apk e mandar instalar no meu celular e fazer umas configurações básicas para ativar o sistema e funcionou, não tive que fazer mais nada.
- (-e agora, a IA do Google-)
- A pílula mágica a inteligência artificial do Google é claro eu tinha prometido que eu ia testar a inteligência artificial do Google contra as inteligências artificiais locais que eu estava testando Então esse Então essa sessão é escrita usando a inteligência artificial do Google e olha eu devo dizer que eu tô Decepcionado a vantagem da Inteligência Artificial do Google é que todo o processamento acontece no servidor deles então Independente se você tem um computador bom celular bom você não precisa baixar nada tudo acontece lá e é mandado de volta mas a troca disso é que a inteligência artificial deles é menos esperta do que a inteligência artificial usada pelo futuro keyboard isso mesmo ela não detecta a pontuação por exemplo não detecta quebra de parágrafo ela simplesmente escreve tudo que você fala como uma sentença só e ela aleatoriamente eu jogo umas letras maiúsculas ali no meio a promessa das corporações tecnológicas é de transformar a tecnologia numa espécie de pílula mágica você não precisa pensar no que está acontecendo toda a magia da ciência acontece lá e você só pede para o computador fazer as coisas para você E apesar disso O que melhor funcionou para mim foi uma inteligência artificial desenvolvida num Fundo de Quintal por uma meia dúzia de pessoas aleatórias cuja licença de uso tem exatamente uma cláusula que proíbe que você use ela para propósitos comerciais
- (-e de volta para FUTO Keyboard-)
- Eu novamente falei, barra, escrevi um monte e eu não tenho uma conclusão satisfatória para fazer aqui. Só eu só queria mostrar os resultados do meu experimento e lembrar que, apesar de tudo que eu falo, realmente existem usos positivos para a inteligência artificial.
Add Comment
Please, Sign In to add comment