This week only. Pastebin PRO Accounts Christmas Special! Don't miss out!Want more features on Pastebin? Sign Up, it's FREE!
Guest

Untitled

By: a guest on Jul 8th, 2013  |  syntax: None  |  size: 2.54 KB  |  views: 26  |  expires: Never
download  |  raw  |  embed  |  report abuse  |  print
Text below is selected. Please press Ctrl+C to copy to your clipboard. (⌘+C on Mac)
  1.         Hoje em dia, vivemos em um mundo regido pelo sistema econômico capitalista, isto é um fato inegável. Os meios de produção, a tecnologia e praticamente tudo que vemos ao nosso redor são fatores que agem a favor de empresários buscando obter lucro. Eticamente falando, este sistema é contrverso, posto que, nele, podemos encontrar problemas como a alta especialização da mão de obra (fator que gera altos ìndices de desemprego), desigualdade social e, em alguns casos, exploração de trabalhadores.
  2.         Entretanto, este sistema tem pontos positivos, como o incentivo ao avanço tecnológico e á especialização de profissionais, além de aumentar o crescimento econômico de uma nação.
  3. Todavia, o sistema que dita o mundo atualmente não é sustentável. Vivemos em uma "cultura do descartável"; itens são produzidos, em alta escala, com a intenção de se tornarem obsoletos ou inutilizáveis com o tempo, apenas para serem descartados, a fim de obrigar seus consumidores a gastar mais dinheiro com novos bens, o que interessa diretamente às empresas, que lucram com isto.
  4.         A consequencia negativa é que tais objetos descartados se acumulam numa massiva quantidade de lixo, potencialmente tóxico. Como não temos um método integralmente confiável de eliminar tal lixo, adotamos métodos como o aterro sanitário, que gera poluição atmosférica e, ocasionalmente, contaminação do lençol freático local, ou a incineração, que libera gases nocivos no ar.
  5.         Então pergunto: o que devemos fazer para continuar o progresso, mas sem causar danos ao planeta? Em minha visão, devemos utilizar o desenvolvimento sustentável. Esta é uma tarefa desafiadora, mas não necessariamente impossível.
  6. Para começar, a mídia, que possui um grande poder de formação de mentes, deveria parar de utilizar tal poder para estimular as pessoas a comprarem e descartarem itens cada vez mais, para então torná-las conscientes de que não devem comprar objetos desnecessários, e para incentivar técnicas úteis como a reciclação.
  7.         Mas para que isso se torne viável, minha segunda sugestão é que os donos de grandes empresas utilizem do sua consciência ética para que entendam que produzir itens programados para serem sucateados é uma ideia abusiva que irá destruir o planeta gradativamente. Obviamente, o percentual lucro destas empresas cairia, mas ainda deveria ser suficiente.
  8.         Estas ideias podem ser vistas como utópicas por indivíduos pessimistas, mas se cada um de nós tentar pô-las em prática, talvez o mundo vire um lugar melhor, com uma sociedade benéfica.
clone this paste RAW Paste Data